Fazer a renovação da CNH já não será mais tão simples quanto é neste momento. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou a resolução 726/2018, que passa a exigir que todos os motoristas façam um curso com carga horária de 10 horas e um exame teórico sempre que forem renovar a habilitação. A mudança passa a valer em junho e ainda não decidiram quanto irá custar.

Leia também:

No momento, motoristas que forem renovar a CNH precisam apenas fazer o exame médico. Com a decisão do Contran, todo condutor terá que fazer um curso de 10 horas-aula, presencial ou à distância, para então fazer uma prova teórica com 30 questões e que exige 21 acertos para ser aprovado, além do exame médico. A validade da CNH continua de 5 anos, ou a cada 3 anos para motoristas com mais de 65 anos.

“O Curso de Aperfeiçoamento para Renovação da CNH tem por objetivo precípuo atualizar as informações e os conhecimentos sobre as legislações de trânsito, considerando a circunstância das constantes e contínuas alterações, mantendo o condutor permanentemente ciente e consciente das determinações emanadas do legislador”, explica o Contran na resolução.

E quanto isso irá custar ao motorista? O órgão ainda não determinou como irá funcionar, mas as autoescolas já esperam por um reajuste de, pelo menos, R$ 100 no custo para a renovação, com a exigência de aulas e da prova.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com