Fixado atualmente em 27%, o percentual de etanol na gasolina poderá praticamente dobrar nos próximos anos no Brasil. Conforme explica o jornal Folha de S. Paulo, a política RenovaBio (idealizada para o setor de combustíveis) está prestes a ser regulamentada pelo governo e acumula grandes chances de vir acompanhada de um decreto que, na prática, ampliará para 40% a participação de álcool anidro em cada litro de gasolina. A ideia é reduzir os índices de emissão de grandes fontes poluidoras e ampliar a participação de combustíveis vegetais, como o etanol.

Leia também:

RenovaBio e Rota 2030

Ainda discutido internamente, o decreto prevê que a mistura atual de 27% subirá gradativamente para 30% em 2022 e 40% em 2030. Há, porém, grande resistência por parte da equipe econômica, que estima perdas de até R$ 4 bilhões por ano. Incidem sobre a gasolina impostos como PIS, Confins e Cade. Com consumo reduzido, a arrecadação será diretamente afetada. Além disso, há preocupações quanto a uma eventual alta de preços ao consumidor, com reflexos diretos na inflação.

A decisão sobre a alteração da mistura será tomada ainda nesta semana, quando o Ministério da Fazenda concluir todos os cálculos.

Fonte: Folha de S. Paulo 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com