As vendas de picapes registraram um crescimento médio de 10,2% em fevereiro na comparação com o mesmo período de 2017. Foram quase 20 mil emplacamentos naquele que é normalmente o mês mais fraco do ano. Confira agora todos os destaques nas duas categorias.

 

PEQUENAS

Líder entre as picapes compactas com mais de 51% de participação de mercado, a Strada foi o grande destaque do mês passado. Os 4.137 emplacamentos registrados pelo modelo Fiat representaram alta de quase 26% e garantiram folga de quase 1,2 mil unidades em relação à rival mais próxima.

Fiat Strada 2018

A VW Saveiro, por sua vez, perdeu 1,1% de seus compradores e fechou o mês com 2.957 unidades, resultado mais fraco desde abril passado. Fechando o pódio, a Chevrolet Montana (977) vendeu apenas uma unidade a mais do que em janeiro, mas quase 12% acima do registrado há um ano. 

Picapes Pequenas

POS.

MODELO

TOTAL 2018

FEV/18

JAN/18

FEV/17

% FEV 18

% JAN 18

VARIAÇÃO FEV/JAN

VARIAÇÃO 2018/2017

FIAT STRADA

9509

4137

5372

3287

51,26%

56,52%

-22,99%

25,86%

VW SAVEIRO

6113

2957

3156

2991

36,64%

33,21%

-6,31%

-1,14%

CHEVROLET MONTANA

1953

977

976

964

12,11%

10,27%

0,10%

1,35%

 

 

17575

8071

9504

7242

100,00%

100,00%

-15,08%

11,45%

MÉDIAS / GRANDES

Líder e, ao mesmo tempo, destaque negativo. Esta foi a situação da Toro (3.052) em fevereiro. Mesmo respondendo por mais de ¼ das vendas do segmento, a picape da Fiat registrou o seu pior desempenho em exatos 24 meses – a última vez em que vendeu menos foi no início de sua carreira comercial, quando emplacou 1.113 unidades.

Comparativo - Chevrolet S10 2.5 AT vs. Toyota Hilux 2.7 AT

A Toyota Hilux (2.152) permaneceu em segundo, mas a Chevrolet S10 (2.014), com alta de mais de 20%, encurtou bastante a diferença. Tradicional quarta colocada, a Ford Ranger (928) caiu uma colocação graças ao seu desempenho mais fraco desde abril de 2016 (702).

Quem se aproveitou do momento de fraqueza da Ford foi a VW Amarok (1.274), mais do que dobrando as vendas do ano passado. Novamente sexta colocada, a Renault Duster Oroch (760) perdeu quase 400 compradores nas últimas semanas e por pouco não foi superada pela Mitsubishi L200 (747).

Comparativo - Chevrolet S10 High Country, Nissan Frontier LE 4x4 e Volkswagen Amarok Extreme

Longe das primeiras colocações há um bom tempo, a Frontier teve motivos para comemorar. Além de mais do que duplicar as vendas de 2017, a picape da Nissan foi quem mais avançou em relação a janeiro e atingiu o seu resultado mais forte desde outubro de 2015 (607).

Picapes Médias / Grandes

POS.

MODELO

TOTAL 2018

FEV/18

JAN/18

FEV/17

% FEV 18

% JAN 18

VARIAÇÃO FEV/JAN

VARIAÇÃO 2018/2017

FIAT TORO

6945

3052

3893

3581

26,42%

27,20%

-21,60%

-14,77%

TOYOTA HILUX

5086

2152

2934

2034

18,63%

20,50%

-26,65%

5,80%

CHEVROLET S10

4695

2014

2681

1664

17,43%

18,73%

-24,88%

21,03%

VW AMAROK

2383

1274

1109

563

11,03%

7,75%

14,88%

126,29%

FORD RANGER

2339

928

1411

964

8,03%

9,86%

-34,23%

-3,73%

RENAULT DUSTER OROCH

1868

760

1108

847

6,58%

7,74%

-31,41%

-10,27%

MITSUBISHI L200

1521

747

774

630

6,47%

5,41%

-3,49%

18,57%

NISSAN FRONTIER

934

585

349

219

5,06%

2,44%

67,62%

167,12%

RAM 2500

46

21

25

27

0,18%

0,17%

-16,00%

-22,22%

10º

LIFAN FOISON

43

18

25

25

0,16%

0,17%

-28,00%

-28,00%

11º

RELY PICK-UP

4

1

3

9

0,01%

0,02%

-66,67%

-88,89%

 

 

25864

11552

14312

10563

100,00%

100,00%

-19,28%

9,36%

 Fonte: Fenabrave

Fotos: Arquivo Motor1.com e divulgação

Galeria: Teste CARPLACE: Afinal, como anda (e quanto bebe) a Fiat Toro 1.8 Flex?

Envie seu flagra! flagra@motor1.com