Estrela da Volkswagen na edição deste ano do Salão de Detroit, a nova geração do Jetta chegará às lojas dos Estados Unidos na virada do semestre com números otimizados de consumo e eficiência. Conforme aponta nesta semana agência EPA, o modelo terá médias de 12,5 km/l na cidade, 17 km/l na estrada e 14,5 km/l em ciclo combinado. São índices consideravelmente melhores que os alcançados pela geração passada (13,6 km/l em percurso misto) e resultado do intenso trabalho feito na aerodinâmica e na atualização do motor 1.4 TSI. Na prática, ele bebe o mesmo que um carro compacto.

Leia também:

Apesar de ter ficado maior, o Jetta 2019 só alcançou tais médias porque o eficiência energética foi tomada como preocupação central desde o início do projeto. "Sabíamos que essa preocupação era fundamental para compradores de sedãs compactos [padrão norte-americano]", disse Matthias Erb, executivo da marca na América do Norte. Entre outros diferenciais, o modelo melhorou o arrasto  aerodinâmico (coeficiente de impressionantes 0.27 cx), ganhou para-choque tipo "cortina de ar" e conta agora com grade frontal ativa, que fecha as persianas quando detecta que o motor precisa de um menor fluxo de ar para melhorar a aerodinâmica.

Volkswagen Jetta 2019

Sob o capô, o motor 1.4 TSI ganhou um gerador mais eficiente e um tipo de óleo mais fluido. Além disso, o sistema stop/start agora é de série nas versões equipadas com câmbio automático e reduz em até 6% o consumo no anda-e-para do trânsito. Falando em câmbio, a nova transmissão de 8 marchas oferece trocas mais eficientes e funcionamento voltado para a redução do consumo mesmo em altas velocidades. Completam o conjunto os pneus de baixa resistência à rolagem, cerca de 25% mais eficientes.

Volkswagen Jetta 2019

Nos EUA, o modelo será oferecido com garantia de 6 anos ou 116 mil km, transferível para os proprietários subseqüentes. A gama será formada pelas versões S, SE, R-Line, SEL e SEL Premium. No Brasil, o lançamento acontecerá no fim do ano, com apresentação praticamente certa no Salão do Automóvel.

Fotos: Divulgação

Galeria: Volkswagen Jetta 2019

Envie seu flagra! flagra@motor1.com