O presidente da Ford América do Norte foi demitido pela empresa. Raj Nair sai imediatamente do cargo após acusações sobre seu comportamento. 

A Ford não deu detalhes sobre as razões da demissão de Nair, apenas divulgando um comunicado que diz que o comportamento do executivo foi declarado "inconsistente com o código de conduta da empresa". Uma investigação começou nas últimas semanas após uma denuncia recebida. 

"Tivemos essa decisão após avaliação e cuidadosa consideração", disse o CEO da empresa, Jim Hackett. "A Ford está comprometida em provir uma respeitosa cultura e esperamos o mesmo de nossos líderes". 

Nair será substituído a partir de 1º de março por Kumar Galhotra, um veterano com 29 anos de Ford que se reportará ao chefe de mercados globais, Jim Farley. Uma série de outras mudanças acontecem com o novo cargo de Galhotra. 

Ford GT Le Mans

Nair estava na Ford desde 1987, quando ele começou como um engenheiro de operações de carroceria e montagem. Ele trabalhou em diversas áreas, com 11 diferentes programas de veículos e 13 fábricas. Nair é um forte nome por trás do Ford GT e o programa de competições. De fato, ele quem cuidou da maior parte dos programas da Ford, incluindo Nascar, Rallycross e o aumento da participação da Ford em outras áreas nos últimos anos. 

Ele se tornou vice-presidente e presidente da Ford Norte América em junho de 2017, sendo antes chefe de desenvolvimento de produtos global e chefe técnico responsável pela recuperação da marca na região. 

"Lamento sinceramente que tenha havido situações em que não exibi comportamentos de liderança consistentes com os princípios que a empresa e eu sempre defendemos", afirmou Nair. "Continuo tendo a maior fé nas pessoas da Ford Motor Company e desejo-lhes sucesso contínuo no futuro."

Envie seu flagra! flagra@motor1.com