O início de 2018 foi de comemorações no mercado alemão. Com 269.429 veículos novos comercializados no mês de janeiro, as vendas cresceram expressivos 11,6% na comparação com o mesmo período do ano passado. E o grande responsável por esta alta foi o líder absoluto entre os modelos.
Com 18.684 unidades, quase 7% de tudo o que foi vendido no período, o Golf cresceu mais de 30% e garantiu acima de 11 mil unidades de vantagem sobre o VW Tiguan (7.427) e de mais de 12 mil sobre o Passat (6.328), assegurando um pódio 100% VW. Este foi o quarto mês seguido em que o preferido dos alemães registrou alta na casa dos dois dígitos.
Intruso num top 5 dominado pela maior montadora do país – no mês passado foram 54.348 unidades e mais de 20% de participação de mercado -, o Mercedes Classe C (5.906) recuou menos de 1%, mas ainda ficou à frente de um VW Polo (5.667) que ainda não conseguiu retornar ao pódio em sua nova geração.
Galeria: BMW M140i 2017
Vice-líder em dezembro, o BMW Série 1 (4.897) se manteve entre os dez primeiros graças a uma alta de mais de 50%. Menos, no entanto, do que os mais de 63% do Ford Focus (4.762), nono, que registrou a maior evolução em relação a 2017.
Atrás apenas do Tiguan entre os SUVs/crossovers, o Mercedes GLC (4.179) se aproximou do top 10 com um crescimento de quase 65%. Um de seus maiores rivais, no entanto, não vive um bom momento em seu mercado natal. Com 1.731 unidades, o Audi Q5 foi apenas o 43º, em baixa de praticamente 50%.
Galeria: Dacia Sandero, Logan MCV 2016 estreiam em Paris
Entre os sedãs de luxo, o novo BMW Série 5 continuou agradando os consumidores locais e fechou janeiro com 3.866 unidades, 122% a mais do que há doze meses. Excluídos os representantes da Seat e da Skoda, marcas do grupo VW, nenhum estrangeiro vendeu mais do que o Dacia Sandero (2.313, +40%), 28º colocado.
Por marcas, o destaque negativo foi a Audi (21.032). Embora terceira colocada, a marca de Ingolstadt foi a única entre as dez primeiras a perder espaço no período (-2,9%). Outras doze marcas, no entanto, não tiveram do que se queixar, todas com altas na casa dos dois dígitos – destaque para os mais de 40% registrados pela Kia (5.189), 15ª.
POS. | MODELO | JAN.18 | % MERCADO | JAN.17 | % VARIAÇÃO |
1 | VW GOLF | 18.684 | 6,9% | 14.237 | 31,2% |
2 | VW TIGUAN | 7.427 | 2,8% | 6.693 | 11,0% |
3 | VW PASSAT | 6.328 | 2,3% | 7.175 | -11,8% |
4 | MERCEDES CLASSE C | 5.906 | 2,2% | 5.941 | -0,6% |
5 | VW POLO | 5.667 | 2,1% | 5.965 | -5,0% |
6 | AUDI A4 | 5.097 | 1,9% | 4.531 | 12,5% |
7 | SKODA OCTAVIA | 5.029 | 1,9% | 4.425 | 13,6% |
8 | BMW SÉRIE 1 | 4.897 | 1,8% | 3.187 | 53,7% |
9 | FORD FOCUS | 4.762 | 1,8% | 2.916 | 63,3% |
10 | VW TOURAN | 4.630 | 1,7% | 4.498 | 2,9% |
11 | MERCEDES GLK / GLC | 4.179 | 1,6% | 2.540 | 64,5% |
12 | MERCEDES CLASSE E | 4.169 | 1,5% | 3.442 | 21,1% |
13 | OPEL ASTRA | 3.946 | 1,5% | 5.176 | -23,8% |
14 | BMW SÉRIE 5 | 3.866 | 1,4% | 1.739 | 122,3% |
15 | MINI | 3.624 | 1,3% | 3.086 | 17,4% |
16 | AUDI A3 | 3.594 | 1,3% | 3.440 | 4,5% |
17 | AUDI A6 | 3.476 | 1,3% | 2.590 | 34,2% |
18 | FORD KUGA | 3.394 | 1,3% | 2.235 | 51,9% |
19 | FORD FIESTA | 3.360 | 1,2% | 3.180 | 5,7% |
20 | VW CADDY | 3.333 | 1,2% | 2.799 | 19,1% |
21 | OPEL CORSA | 3.269 | 1,2% | 3.502 | -6,7% |
22 | SKODA FABIA | 3.200 | 1,2% | 3.459 | -7,5% |
23 | VW UP | 3.197 | 1,2% | 2.729 | 17,1% |
24 | BMW SÉRIE 2 | 2.992 | 1,1% | 3.515 | -14,9% |
25 | SEAT LEON | 2.797 | 1,0% | 2.254 | 24,1% |
26 | BMW X1 | 2.475 | 0,9% | 5.120 | -51,7% |
27 | OPEL MOKKA | 2.341 | 0,9% | 2.491 | -6,0% |
28 | DACIA SANDERO | 2.313 | 0,9% | 1.650 | 40,2% |
29 | OPEL INSIGNIA | 2.282 | 0,8% | 1.248 | 82,9% |
30 | BMW SÉRIE 3 | 2.271 | 0,8% | 2.578 | -11,9% |
31 | NISSAN QASHQAI | 2.260 | 0,8% | 2.406 | -6,1% |
32 | MAZDA CX-5 | 2.175 | 0,8% | 1.235 | 76,1% |
33 | SMART FORTWO | 2.048 | 0,8% | 1.561 | 31,2% |
34 | MERCEDES CLASSE A | 1.977 | 0,7% | 1.975 | 0,1% |
35 | FIAT 500 | 1.949 | 0,7% | 1.998 | -2,5% |
36 | AUDI A5 | 1.832 | 0,7% | 1.890 | -3,1% |
37 | RENAULT CAPTUR | 1.832 | 0,7% | 1.238 | 48,0% |
38 | CITROËN C3 | 1.801 | 0,7% | 911 | 97,7% |
39 | TOYOTA YARIS | 1.793 | 0,7% | 1.255 | 42,9% |
40 | HYUNDAI TUCSON | 1.761 | 0,7% | 1.432 | 23,0% |
41 | MERCEDES CLA | 1.741 | 0,6% | 1.639 | 6,2% |
42 | SKODA KODIAQ | 1.737 | 0,6% | 0 | NOVO |
43 | AUDI Q5 | 1.731 | 0,6% | 3.364 | -48,5% |
44 | HYUNDAI I30 | 1.730 | 0,6% | 1.636 | 5,7% |
45 | RENAULT CLIO | 1.723 | 0,6% | 1.570 | 9,7% |
46 | AUDI Q2 | 1.695 | 0,6% | 884 | 91,7% |
47 | MERCEDES CLASSE B | 1.680 | 0,6% | 2.101 | -20,0% |
48 | OPEL CROSSLAND X | 1.629 | 0,6% | 0 | NOVO |
49 | SKODA SUPERB | 1.594 | 0,6% | 2.032 | -21,6% |
50 | DACIA DUSTER | 1.588 | 0,6% | 921 | 72,4% |
POS. | MARCA | JAN.18 | % MERCADO | JAN.17 | % VARIAÇÃO |
1 | VW | 54.348 | 20,2% | 49.535 | 9,7% |
2 | MERCEDES-BENZ | 26.419 | 9,8% | 24.372 | 8,4% |
3 | AUDI | 21.032 | 7,8% | 21.668 | -2,9% |
4 | BMW | 20.759 | 7,7% | 20.387 | 1,8% |
5 | FORD | 18.387 | 6,8% | 15.841 | 16,1% |
6 | OPEL | 17.364 | 6,4% | 17.287 | 0,4% |
7 | SKODA | 14.904 | 5,5% | 12.712 | 17,2% |
8 | RENAULT | 9.708 | 3,6% | 7.847 | 23,7% |
9 | HYUNDAI | 8.314 | 3,1% | 6.379 | 30,3% |
10 | SEAT | 7.741 | 2,9% | 6.224 | 24,4% |
11 | TOYOTA | 6.937 | 2,6% | 5.071 | 36,8% |
12 | PEUGEOT | 5.805 | 2,2% | 4.345 | 33,6% |
13 | DACIA | 5.795 | 2,2% | 4.485 | 29,2% |
14 | MAZDA | 5.750 | 2,1% | 4.974 | 15,6% |
15 | KIA | 5.189 | 1,9% | 3.691 | 40,6% |
16 | NISSAN | 4.788 | 1,8% | 4.948 | -3,2% |
17 | FIAT | 4.580 | 1,7% | 5.147 | -11,0% |
18 | MINI | 3.624 | 1,3% | 3.086 | 17,4% |
19 | MITSUBISHI | 3.374 | 1,3% | 3.124 | 8,0% |
20 | SMART | 3.048 | 1,1% | 2.487 | 22,6% |
... | ... | ... | ... | ... | |
| TOTAL | 269.429 | ... | 241.399 | 11,6% |
| ACUMULADO | 269.429 | ... | 241.399 | 11,6% |
Fontes: KBA / Best Selling Cars Blog