Toyota Etios ganhará controle de estabilidade de série na Argentina
Linha 2018 adicionará ESP. No Brasil, marca promete novidades “em breve”
Apesar do governo ter adiado a obrigatoriedade do controle de estabilidade para 2020, a Toyota Argentina irá adicionar o equipamento de segurança em todas as versões do Etios. Será uma das novidades da linha 2018 para hatch e sedã, que agora terão a nova cara que já é utilizada no Brasil (mas ficarão sem a versão aventureira Etios Cross). Por aqui, a fabricante promete novidades “em breve”, sem negar ou confirmar a adição do equipamento.
A informação foi revelada pelo site Argentina Autoblog, que adianta outras mudanças para o Etios argentino. Ele passará a ter a nova frente que estreou no Etios Platinum, tanto na versão hatch quanto na sedã. E aproveitarão para simplificar a gama, eliminando o polêmico Etios Cross. O lançamento será no ainda 1º semestre.
Essa decisão vai na contramão da maioria das fabricantes, que fizeram um lobby na Argentina para que adiassem a obrigatoriedade do ESP. O dispositivo deveria ter sido adotado em todos os carros novos lançados no país a partir de 1º de janeiro de 2018. Porém, as empresas reclamaram que isso causaria um problema logístico, já que o ESP só será obrigatório no Brasil em 2020. O governo argentino aceitou a reclamação e adiou para a mesma data que no nosso país.
Como o Etios vendido na Argentina é produzido em Sorocaba (SP), pode indicar uma mudança na linha 2018 também para nosso mercado. Procurada pela reportagem do Motor1.com, a Toyota não confirma nem nega a adoção do equipamento, mas diz que irá revelar novidades sobre o Etios “em breve”. A marca prepara um grande lançamento para o segundo semestre, o hatch Yaris, que ficará acima do Etios e deverá substituir as versões mais caras deste.
Fonte: Argentina Autoblog
Fotos: Motor1.com
Galeria: Comparativo Mobi Drive GSR x Etios X AT
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Renault Stepway, Sandero e Logan recebem nota zero em teste de segurança
Alfa Romeo 2300: uma caravana para comemorar os 50 anos de estrada
Latin NCAP: Renault Kardian não alcança nota máxima em segurança
O mundo só anda de SUVs, hatches, sedãs e picapes. Mas há nobres e honrosas exceções
Nova Mitsubishi Triton 2026 recebe nota máxima de segurança
Teste Chevrolet Trailblazer High Country: uma viagem no tempo com o SUV 2025
Latin NCAP: Citroën Aircross falha gravemente em segurança