Aumento de vendas na casa dos dois dígitos nos dois segmentos, uma veterana perdendo fôlego entre as menores e uma grande com avanço muito expressivo. Confira agora todos os destaques de janeiro entre as picapes.
PEQUENAS
Mesmo veterana (seu projeto original é de 1998), a líder Strada ainda foi a responsável pela maior evolução em relação ao mesmo período de 2017 (+21,8%): com quase mil unidades a mais do que há um ano, a picadinha da Fiat (5.372) assegurou mais de 56% de participação de mercado.
A VW Saveiro (3.156) também cresceu (+8,3%), mas a diferença em relação à líder foi superior a 2,2 mil unidades – no ano anterior, foi inferior a 1,4 mil. Terceira, a Chevrolet Montana (976) foi a campeã de queda das duas categorias (-14%). Este foi o pior desempenho da veterana desde maio passado (659).
Picapes Pequenas | |||||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2018 | JAN/18 | DEZ/17 | JAN/17 | % JAN 18 | % DEZ 17 | VARIAÇÃO JAN/DEZ | VARIAÇÃO 2018/2017 |
1º | FIAT STRADA | 5372 | 5372 | 6903 | 4411 | 56,52% | 57,69% | -22,18% | 21,79% |
2º | VW SAVEIRO | 3156 | 3156 | 3275 | 2914 | 33,21% | 27,37% | -3,63% | 8,30% |
3º | CHEVROLET MONTANA | 976 | 976 | 1788 | 1135 | 10,27% | 14,94% | -45,41% | -14,01% |
|
| 9504 | 9504 | 11966 | 8460 | 100,00% | 100,00% | -20,57% | 12,34% |
MÉDIAS / GRANDES
Com vendas em alta de quase 23%, as picapes maiores tiveram um bom início de 2018. À exceção da Lifan Foison (25), nona colocada, todos os modelos do top 10 cresceram na comparação com 2017. As três restantes, da 11ª à 13ª posição, repetiram seus desempenhos do ano passado.
Mantendo uma vantagem superior a mil unidades sobre a Toyota Hilux (2.934), a Fiat Toro foi a preferida por 3.893 consumidores. A Chevrolet S10, com 2.681 unidades, foi a terceira pelo terceiro mês seguido e vendeu praticamente o dobro da Ford Ranger (1.411), quarta colocada.
Numa disputa pelo quinto lugar que foi definida por apenas uma unidade, a VW Amarok (1.109) levou a melhor sobre a Renault Duster Oroch (1.108). A picape da marca alemã, aliás, registrou a maior evolução nos últimos 12 meses (+83%). Acomodada na oitava posição, a Nissan Frontier (349) precisaria mais do que dobrar as vendas para ameaçar a Mitsubishi L200 (774).
Picapes Médias / Grandes | |||||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2018 | JAN/18 | DEZ/17 | JAN/17 | % JAN 18 | % DEZ 17 | VARIAÇÃO JAN/DEZ | VARIAÇÃO 2018/2017 |
1º | FIAT TORO | 3893 | 3893 | 4229 | 3258 | 27,20% | 24,20% | -7,95% | 19,49% |
2º | TOYOTA HILUX | 2934 | 2934 | 4019 | 2545 | 20,50% | 22,99% | -27,00% | 15,28% |
3º | CHEVROLET S10 | 2681 | 2681 | 2996 | 2180 | 18,73% | 17,14% | -10,51% | 22,98% |
4º | FORD RANGER | 1411 | 1411 | 2459 | 1134 | 9,86% | 14,07% | -42,62% | 24,43% |
5º | VW AMAROK | 1109 | 1109 | 1317 | 606 | 7,75% | 7,54% | -15,79% | 83,00% |
6º | RENAULT DUSTER OROCH | 1108 | 1108 | 1133 | 901 | 7,74% | 6,48% | -2,21% | 22,97% |
7º | MITSUBISHI L200 | 774 | 774 | 834 | 662 | 5,41% | 4,77% | -7,19% | 16,92% |
8º | NISSAN FRONTIER | 349 | 349 | 446 | 335 | 2,44% | 2,55% | -21,75% | 4,18% |
9º | LIFAN FOISON | 25 | 25 | 37 | 29 | 0,17% | 0,21% | -32,43% | -13,79% |
10º | RAM 2500 | 25 | 25 | 2 | 19 | 0,17% | 0,01% | 1150,00% | 31,58% |
11º | RELY PICK-UP | 3 | 3 | 2 | 3 | 0,02% | 0,01% | 50,00% | 0,00% |
12º | AGRALE MARRUÁ | 1 | 1 | 2 | 1 | 0,01% | 0,01% | -50,00% | 0,00% |
13º | HAFEI RUIYI | 1 | 1 | 2 | 1 | 0,01% | 0,01% | -50,00% | 0,00% |
|
| 14314 | 14314 | 17478 | 11674 | 100,00% | 100,00% | -18,10% | 22,61% |
Fonte: Fenabrave
Fotos: Motor1.com