As fabricantes continuam animadas com as perspectivas de vendas para 2018. Segundo a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), a produção de veículos subiu 24,6% em comparação com janeiro do ano passado, com 216.834 carros, comerciais leves, caminhões e ônibus, contra as 174 mil unidades do mesmo período em 2017.

Leia também:

Esta recuperação está atrelada ao crescimento das exportações. A indústria registrou mais um recorde, com 47 mil unidades enviadas para fora do país, um aumento de 23,6% em relação a janeiro passado. “É importante lembrar que janeiro passado tinha sido o melhor da história, então estamos encaminhados para bater novo recorde no ano para exportações”, explica Antônio Megale, presidente da Anfavea.

Enquanto há animação para o mercado externo, as vendas internas ainda são vistas com cautela, com um avanço de 22,9% em relação aos emplacamentos de janeiro de 2017. Foram 160 mil unidades emplacadas em 2018, obviamente melhor do que as 130 mil unidades de 2017, mas ainda longe do nível de 2015, de 208 mil veículos.

Boa notícia também na geração de empregos. Os números positivos de produção e exportação ajudaram as fabricantes a trazer mais trabalhadores em lay-off de volta. De acordo com os dados da Anfavea, o setor registra 128,9 mil funcionários, número 1,7% maior do que o início de 2017. A quantidade de empregados com contratos suspensos recuou de 1.885 em dezembro para 1.721 no mês passado, mas ressalta que nestes casos, é necessário aguardar o término do programa para poder receber novamente os trabalhadores que ainda aguardam em casa. 

Por outro lado, algumas montadoras como General Motors e Toyota, começaram abriram novas vagas em preparação ao aumento de turnos em suas fábricas e preparação para o lançamento de novos modelos.

Fotos: Divulgação

Galeria: Fábrica FCA - Goiana (PE)

Envie seu flagra! flagra@motor1.com