Modelos da Land Rover são os preferidos nas faixas superiores.

Alemães e ingleses em destaque, novidade na ponta na faixa de entrada, manutenção de líderes nas faixas superiores e um estreante que promete para 2018. Conheça agora os destaques entre os SUVs / crossovers Premium em 2017.

 

Leia também:

CLASSE I

Após dois anos na liderança da faixa de entrada, o Audi Q3 perdeu o reinado em 2017. Com 4.137 emplacamentos, apenas 60 a mais do que o ex-líder (4.077), o BMW X1 cresceu mais de 20% sobre 2016 para se impor sobre os rivais. Fabricado no Brasil, o modelo havia sido segundo no ano anterior e apenas quarto em 2015.

 

Além de perder a posição de honra, o Audi, em queda de quase 8%, ainda viu a aproximação do renovado Mercedes GLA (3.749), que encurtou para aproximadamente 300 unidades uma desvantagem superior a 1,1 mil unidades.

Após perder mais de 50% dos compradores no ano anterior, o Land Rover Evoque (1.995) voltou a registrar números positivos (+2%). Repetindo as últimas posições, Mini Cooper Countryman (347) e Citroën DS5 (30) venderam, somados, cinco vezes menos do que o quarto colocado.

SUVs / Crossovers Premium I

 

POS.

MODELO

TOTAL 2017

% TOTAL 2017

TOTAL 2016

% TOTAL 2016

% VARIAÇÃO 17/16

POS. 2016

BMW X1

4137

28,86%

3443

25,45%

20,16%

AUDI Q3 / RSQ3

4077

28,44%

4411

32,60%

-7,57%

MERCEDES-BENZ GLA

3749

26,15%

3309

24,46%

13,30%

LAND ROVER EVOQUE

1995

13,92%

1956

14,46%

1,99%

MINI COOPER SCYMAN / COUNTRYMAN

347

2,42%

338

2,50%

2,66%

CITROËN DS5

30

0,21%

72

0,53%

-58,33%

 

 

14335

100,00%

13529

100,00%

5,96%

 

 

CLASSE II

O Land Rover Discovery Sport (2.953), mesmo em baixa de 14%, repetiu a liderança de 2016 na faixa intermediária. O avanço de quase 10% do Volvo XC60 (2.349), agora em nova geração, encurtou para aproximadamente 600 unidades uma diferença que havia sido de quase 1,3 mil em 2016.

Quinto no ano anterior, o Mercedes GLC (888) assegurou presença no pódio graças a um avanço de mais de 63%. Estreante no mercado em 2016, o Jaguar F-Pace completou o seu primeiro ano cheio com 760 emplacamentos, saltando da décima para a quarta posição.

 

O Porsche Macan (422), que havia sido o sétimo, completou o top 5 à frente da nova geração do Audi Q5 (393). Presente no pódio na última lista, o BMW X4 (363) perdeu mais da metade de seus compradores e caiu para sexto. Na disputa pelo oitavo lugar, o Ford Edge levou a melhor sobre o Lexus NX200t por menos de 15 unidades (309 x 295). Em fim de carreira, a atual geração do BMW X3 (269) despencou da quarta posição para a lanterna.

SUVs / Crossovers Premium II

 

POS.

MODELO

TOTAL 2017

% TOTAL 2017

TOTAL 2016

% TOTAL 2016

% VARIAÇÃO 17/16

POS. 2016

LAND ROVER DISCOVERY SPORT

2953

32,81%

3436

38,61%

-14,06%

VOLVO XC60

2349

26,10%

2144

24,09%

9,56%

MERCEDES-BENZ GLC / GLC43

888

9,87%

544

6,11%

63,24%

JAGUAR F-PACE

760

8,44%

188

2,11%

304,26%

10º

PORSCHE MACAN

422

4,69%

347

3,90%

21,61%

AUDI Q5 / SQ5

393

4,37%

385

4,33%

2,08%

BMW X4

363

4,03%

736

8,27%

-50,68%

FORD EDGE

309

3,43%

255

2,87%

21,18%

LEXUS NX200t

295

3,28%

282

3,17%

4,61%

10º

BMW X3

269

2,99%

582

6,54%

-53,78%

 

 

9001

100,00%

8899

100,00%

1,15%

 

 

Observação: O Ford Edge e o Volvo XC60 estavam classificados como Classe I em 2016.

 

CLASSE III

Assim como na faixa intermediária, o líder também perdeu espaço. O Range Rover Sport, em baixa de 12%, encerrou o ano com 620 unidades. O lado bom para a Land Rover é que o segundo colocado também saiu de suas fábricas: com 607 emplacamentos, o novo Discovery avançou quase 24%.

Mantendo o terceiro lugar de 2016 mesmo recuando quase 7%, o Mercedes GLE (598) ficou muito próximo dos líderes. Em seu melhor ano desde a chegada ao Brasil, o Volvo XC90 (529) cresceu acima de 20%, encerrando 2017 em quarto.

Vice-líder em 2016, o BMW X5 (370) caiu para quinto, vendendo quase a metade do ano anterior. O BMW X6 (327), também em momento de retração, permaneceu em sexto, agora sob forte ameaça do Porsche Cayenne (309). O Land Rover Velar, grande aposta para 2018, estreou apenas em novembro, mas fechou o ano com 224 unidades e com um oitavo lugar assegurado.

Atrás do Audi Q7 (133), um japonês também se destacou no ano passado. Com 86 unidades, o Lexus RX350 – um dos modelos premium mais vendidos nos EUA – mais do que duplicou os números de 2016. Em seu primeiro ano completou, o italiano Maserati Levante (47) ficou muito próximo do Range Rover (55).

SUVs / Crossovers Premium III

 

POS.

MODELO

TOTAL 2017

% TOTAL 2017

TOTAL 2016

% TOTAL 2016

% VARIAÇÃO 17/16

POS. 2016

LAND ROVER RANGE ROVER SPORT

620

15,76%

706

17,00%

-12,18%

LAND ROVER DISCOVERY

607

15,43%

491

11,83%

23,63%

MERCEDES-BENZ GLE

598

15,20%

642

15,46%

-6,85%

VOLVO XC90

529

13,44%

436

10,50%

21,33%

BMW X5

370

9,40%

696

16,76%

-46,84%

BMW X6

327

8,31%

418

10,07%

-21,77%

PORSCHE CAYENNE

309

7,85%

339

8,16%

-8,85%

LAND ROVER VELAR

224

5,69%

0

0,00%

-

-

AUDI Q7

133

3,38%

177

4,26%

-24,86%

10º

LEXUS RX350

86

2,19%

42

1,01%

104,76%

11º

11º

LAND ROVER RANGE ROVER

55

1,40%

74

1,78%

-25,68%

10º

12º

MASERATI LEVANTE

47

1,19%

2

0,05%

2250,00%

13º

13º

VW TOUAREG

29

0,74%

115

2,77%

-74,78%

14º

MERCEDES-BENZ CLASSE GL

1

0,03%

14

0,34%

-92,86%

12º

 

 

3935

100,00%

4152

100,00%

-5,23%

 

EM DEZEMBRO

Superado em novembro, o BMW X1 retomou a ponta no fim do ano passado, completando cinco dos últimos seis meses de 2017 como o mais vendido na faixa de entrada. As 567 unidades do modelo representaram ainda o melhor resultado comercial desde dezembro de 2011 (670).

 

Terceiro na última lista, o Audi Q3 (391) mais do que duplicou as vendas nas últimas semanas, embora tenha recuado quase 40% em relação a 2016. O Mercedes GLA (341), preferido em novembro, caiu para terceiro, com baixa tanto em relação a novembro quanto ao ano passado.

Reagindo depois de um novembro fraco, o Evoque (197) teve o seu melhor desempenho desde maio (204). Mini Countryman (45) e Citroën DS5 (3) foram novamente os últimos colocados.

SUVs / Crossovers Premium I

POS.

MODELO

DEZ/17

NOV/17

DEZ/16

% DEZ 17

% NOV 17

VARIAÇÃO DEZ/NOV

VARIAÇÃO 2017/2016

BMW X1

567

396

353

36,72%

34,20%

43,18%

60,62%

AUDI Q3 / RSQ3

391

193

646

25,32%

16,67%

102,59%

-39,47%

MERCEDES-BENZ GLA

341

405

378

22,09%

34,97%

-15,80%

-9,79%

LAND ROVER EVOQUE

197

116

157

12,76%

10,02%

69,83%

25,48%

MINI COOPER SCYMAN / COUNTRYMAN

45

46

0

2,91%

3,97%

-2,17%

-

CITROËN DS5

3

2

3

0,19%

0,17%

50,00%

0,00%

 

 

1544

1158

1537

100,00%

100,00%

33,33%

0,46%

Em mais uma disputa acirradíssima pela liderança na faixa intermediária, nova vitória do Land Rover Discovery Sport (264) sobre o Volvo XC60 (249) – esta foi o quarto mês consecutivo sem alterações nas duas primeiras colocações. O sueco, no entanto, cresceu quase 9% sobre 2016, contra uma queda de mais de 17% do inglês.

O Mercedes GLC (129) repetiu a terceira posição dos meses anteriores, mas desta vez sob a mira do Q5 (103), destaque de dezembro: com 103 emplacamentos, o Audi conquistou o seu resultado mais expressivo desde 2009, quando chegou ao país. Quinto, o Jaguar F-Pace (73) cresceu acima de 65% sobre o ano passado e só não vendeu mais do que em maio (114).

Distante dos líderes, o Porsche Macan (31) por muito pouco não perdeu a sexta posição para o Ford Edge (30), com o BMW X4 (26) bem perto dos dois – os três com retrações superiores a 18%. Atrás do Lexus NX200t (20), o BMW X3 (4) foi novamente o lanterna – a nova geração do modelo acaba de ser apresentada no mercado brasileiro e deve reagir nos próximos meses.

SUVs / Crossovers Premium II

POS.

MODELO

DEZ/17

NOV/17

DEZ/16

% DEZ 17

% NOV 17

VARIAÇÃO DEZ/NOV

VARIAÇÃO 2017/2016

LAND ROVER DISCOVERY SPORT

264

216

319

28,42%

27,55%

22,22%

-17,24%

VOLVO XC60

249

183

229

26,80%

23,34%

36,07%

8,73%

MERCEDES-BENZ GLC / GLC43

129

143

15

13,89%

18,24%

-9,79%

760,00%

AUDI Q5 / SQ5

103

57

12

11,09%

7,27%

80,70%

758,33%

JAGUAR F-PACE

73

60

44

7,86%

7,65%

21,67%

65,91%

PORSCHE MACAN

31

32

46

3,34%

4,08%

-3,13%

-32,61%

FORD EDGE

30

36

37

3,23%

4,59%

-16,67%

-18,92%

BMW X4

26

27

99

2,80%

3,44%

-3,70%

-73,74%

LEXUS NX200t

20

26

34

2,15%

3,32%

-23,08%

-41,18%

10º

BMW X3

4

4

97

0,43%

0,51%

0,00%

-95,88%

 

 

929

784

932

100,00%

100,00%

18,49%

-0,32%

 

A Land Rover “nadou de braçadas” na categoria superior. O novato Velar, em seu primeiro mês cheio, liderou a disputa com 187 emplacamentos, seguido pelo Discovery e suas 104 unidades.

Adversário mais próximo dos ingleses, o Volvo XC90 (68) registrou seu segundo melhor mês desde o lançamento, atrás apenas das 79 unidades de outubro. Líder em novembro, o Mercedes GLE (50), sob ameaça do X5 (46), caiu para o quarto lugar. A BMW ainda emplacou o X6 (30) em sexto, com praticamente o dobro das vendas do Audi Q7 (16) e do Range Rover Sport (16).

O Porsche Cayenne (12), que havia sido o sétimo na última lista, recuou duas posições. Zerada no mês anterior, a VW Touareg (2) foi a lanterna – a nova geração será lançada no mercado mundial nos próximos meses.

SUVs / Crossovers Premium III

POS.

MODELO

DEZ/17

NOV/17

DEZ/16

% DEZ 17

% NOV 17

VARIAÇÃO DEZ/NOV

VARIAÇÃO 2017/2016

LAND ROVER VELAR

187

37

0

34,25%

10,22%

405,41%

-

LAND ROVER DISCOVERY

104

57

19

19,05%

15,75%

82,46%

447,37%

VOLVO XC90

68

41

37

12,45%

11,33%

65,85%

83,78%

MERCEDES-BENZ GLE

50

63

54

9,16%

17,40%

-20,63%

-7,41%

BMW X5

46

35

186

8,42%

9,67%

31,43%

-75,27%

BMW X6

30

25

42

5,49%

6,91%

20,00%

-28,57%

AUDI Q7

16

10

20

2,93%

2,76%

60,00%

-20,00%

LAND ROVER RANGE ROVER SPORT

16

53

58

2,93%

14,64%

-69,81%

-72,41%

PORSCHE CAYENNE

12

26

34

2,20%

7,18%

-53,85%

-64,71%

10º

LAND ROVER RANGE ROVER

7

8

5

1,28%

2,21%

-12,50%

40,00%

11º

LEXUS RX350

6

6

10

1,10%

1,66%

0,00%

-40,00%

12º

MASERATI LEVANTE

2

1

2

0,37%

0,28%

100,00%

0,00%

13º

VW TOUAREG

2

0

6

0,37%

0,00%

-

-66,67%

 

 

546

362

473

100,00%

100,00%

50,83%

15,43%

Fonte: Fenabrave

BMW X1 nacional