A impressionante força do Golf na Alemanha se refletiu diretamente no ótimo resultado do modelo no continente europeu como um todo. Com 44.777 unidades em novembro, o VW viu as vendas crescerem quase 20% em relação a 2016 e respondeu por 3,6% de tudo o que foi comercializado por lá.
Nas posições seguintes, dois franceses separados por pouco menos de 5 mil unidades: Renault Clio (26.411) e Peugeot 208 (21.513), este último no pódio pelo segundo mês seguido e apenas pela sexta vez em sua história. Novamente quarto colocado, o Ford Fiesta (21.434) ficou muito perto do pódio, embora com resultado 7,5% inferior ao do ano passado.
Ilustre desconhecido no Brasil, o Skoda Octavia (20.631) garantiu lugar no top 5 à frente do VW Tiguan (19.067), líder entre os SUVs/crossovers, segmento em alta de quase 22% e responsável por quase 1/3 de tudo o que foi emplacado no período. A disputa, no entanto, foi apertada: Renault Captur (18.886) e Nissan Qashqai (17.769) vieram logo em seguida.
Quem voltou à parte de cima da tabela foi o Ford Focus (17.396), nono colocado. O Toyota Yaris, com 17.063 unidades, chegou ao quinto mês seguido no top 10. Em 12º e com alta de quase 80% nos últimos 12 meses, o Peugeot 3008 (16.661) ficou a apenas 402 unidades de figurar pela primeira vez em sua história entre os líderes europeus.
Nenhum modelo, no entanto, perdeu tanto espaço quanto o Polo. Já em nova geração na maioria dos mercados, o VW (14.623, -44%), ainda patinando, foi apenas o 17º. O Opel/Vauxhall Astra (14.324) também foi mal, perdendo praticamente 33% dos compradores desde o ano passado.
As vendas de veículos novos fecharam novembro em alta de 5,2% sobre o ano passado, com 1.250.281 unidades. O acumulado do ano chegou a 14.435.961 unidades, número 3,3% superior ao do mesmo período do ano passado. Na quarta posição, a Peugeot (79.938) foi a única do top 10 a registrar avanço na casa dos dois dígitos (+20,7%).
POS. | MODELO | NOV.17 | % MERCADO | NOV.16 | % VARIAÇÃO |
1 | VW GOLF | 44.777 | 3,6% | 37.686 | 18,8% |
2 | RENAULT CLIO | 26.411 | 2,1% | 27.716 | -4,7% |
3 | PEUGEOT 208 | 21.513 | 1,7% | 18.197 | 18,2% |
4 | FORD FIESTA | 21.434 | 1,7% | 23.166 | -7,5% |
5 | SKODA OCTAVIA | 20.631 | 1,7% | 20.087 | 2,7% |
6 | VW TIGUAN | 19.067 | 1,5% | 17.893 | 6,6% |
7 | RENAULT CAPTUR | 18.886 | 1,5% | 18.081 | 4,5% |
8 | NISSAN QASHQAI | 17.769 | 1,4% | 17.742 | 0,2% |
9 | FORD FOCUS | 17.396 | 1,4% | 15.878 | 9,6% |
10 | TOYOTA YARIS | 17.063 | 1,4% | 15.787 | 8,1% |
11 | CITROËN C3 | 16.725 | 1,3% | 11.474 | 45,8% |
12 | PEUGEOT 3008 SUV | 16.661 | 1,3% | 9.365 | 77,9% |
13 | OPEL/VAUXHALL CORSA | 15.947 | 1,3% | 18.642 | -14,5% |
14 | VW PASSAT | 15.774 | 1,3% | 16.288 | -3,2% |
15 | DACIA SANDERO | 15.357 | 1,2% | 11.885 | 29,2% |
16 | RENAULT MÉGANE | 14.931 | 1,2% | 15.564 | -4,1% |
17 | VW POLO | 14.623 | 1,2% | 25.989 | -43,7% |
18 | SKODA FABIA | 14.614 | 1,2% | 14.230 | 2,7% |
19 | FIAT PANDA | 14.394 | 1,2% | 14.718 | -2,2% |
20 | OPEL/VAUXHALL ASTRA | 14.324 | 1,1% | 21.312 | -32,8% |
21 | PEUGEOT 2008 | 14.091 | 1,1% | 13.297 | 6,0% |
22 | DACIA DUSTER | 12.911 | 1,0% | 11.912 | 8,4% |
23 | MERCEDES CLASSE C | 12.841 | 1,0% | 14.664 | -12,4% |
24 | FORD KUGA | 12.705 | 1,0% | 7.958 | 59,7% |
25 | BMW SÉRIE 1 | 12.579 | 1,0% | 10.957 | 14,8% |
26 | FIAT 500 | 12.203 | 1,0% | 12.313 | -0,9% |
27 | HYUNDAI TUCSON | 12.129 | 1,0% | 10.804 | 12,3% |
28 | SEAT LEON | 12.003 | 1,0% | 11.613 | 3,4% |
29 | AUDI A3 | 11.901 | 1,0% | 13.358 | -10,9% |
30 | PEUGEOT 308 | 11.729 | 0,9% | 13.226 | -11,3% |
31 | AUDI A4 | 11.486 | 0,9% | 11.220 | 2,4% |
32 | OPEL/VAUXHALL MOKKA | 11.415 | 0,9% | 13.485 | -15,4% |
33 | MINI | 11.226 | 0,9% | 10.282 | 9,2% |
34 | MERCEDES CLASSE A | 11.029 | 0,9% | 11.094 | -0,6% |
35 | BMW X1 | 10.930 | 0,9% | 8.664 | 26,2% |
36 | MERCEDES CLASSE E | 10.927 | 0,9% | 8.899 | 22,8% |
37 | RENAULT KADJAR | 10.537 | 0,8% | 10.671 | -1,3% |
38 | MERCEDES GLC | 10.533 | 0,8% | - | - |
39 | SEAT IBIZA | 9.908 | 0,8% | 9.507 | 4,2% |
40 | RENAULT SCÉNIC | 9.906 | 0,8% | - | - |
41 | BMW SÉRIE 3 | 9.764 | 0,8% | 12.409 | -21,3% |
42 | VW UP | 9.764 | 0,8% | 8.245 | 18,4% |
43 | VW TOURAN | 9.556 | 0,8% | 8.209 | 16,4% |
44 | KIA SPORTAGE | 9.103 | 0,7% | 9.980 | -8,8% |
45 | BMW SÉRIE 5 | 8.998 | 0,7% | 7.954 | 13,1% |
46 | TOYOTA AURIS | 8.871 | 0,7% | 9.443 | -6,1% |
47 | HYUNDAI I20 | 8.112 | 0,6% | 8.085 | 0,3% |
48 | OPEL INSIGNIA | 7.761 | 0,6% | - | - |
49 | FIAT TIPO | 7.591 | 0,6% | - | - |
50 | TOYOTA C-HR | 7.245 | 0,6% | - | - |
POS. | MARCA | NOV.17 | % MERCADO | NOV.16 | % VARIAÇÃO |
1 | VOLKSWAGEN | 139.692 | 11,2% | 136.304 | 2,5% |
2 | RENAULT | 97.978 | 7,8% | 93.323 | 5,0% |
3 | FORD | 81.952 | 6,6% | 78.367 | 4,6% |
4 | PEUGEOT | 79.938 | 6,4% | 66.214 | 20,7% |
5 | MERCEDES-BENZ | 74.127 | 5,9% | 70.095 | 5,8% |
6 | OPEL/VAUXHALL | 71.188 | 5,7% | 75.047 | -5,1% |
7 | BMW | 68.148 | 5,5% | 68.511 | -0,5% |
8 | AUDI | 65.033 | 5,2% | 62.685 | 3,7% |
9 | SKODA | 59.897 | 4,8% | 54.723 | 9,5% |
10 | TOYOTA | 52.101 | 4,2% | 47.653 | 9,3% |
11 | FIAT | 50.136 | 4,0% | 53.051 | -5,5% |
12 | CITROËN | 43.970 | 3,5% | 38.436 | 14,4% |
13 | HYUNDAI | 42.124 | 3,4% | 39.695 | 6,1% |
14 | DACIA | 37.987 | 3,0% | 31.724 | 19,7% |
15 | NISSAN | 37.522 | 3,0% | 40.324 | -6,9% |
16 | KIA | 36.680 | 2,9% | 31.421 | 16,7% |
17 | SEAT | 35.042 | 2,8% | 31.017 | 13,0% |
18 | VOLVO | 24.942 | 2,0% | 25.648 | -2,8% |
19 | SUZUKI | 19.590 | 1,6% | 16.774 | 16,8% |
20 | MINI | 19.492 | 1,6% | 16.118 | 20,9% |
... | ... | ... | ... | ... | |
| TOTAL | 1.250.281 | ... | 1.188.571 | 5,2% |
| ACUMULADO | 14.435.691 | ... | 13.968.265 | 3,3% |
Observação: Para vários modelos os dados de novembro de 2016 estavam indisponíveis.
Fontes: JATO Dynamics / Best Selling Cars Blog