Flagra - VW T-Cross (SUV do Polo) tem interior revelado
Painel lembra bastante o do hatch, mas possui seletor giratório para sistema de tração
Com tantos lançamentos programados para os próximos anos, a Volkswagen não está conseguindo evitar que seus futuros carros sejam descobertos antes do tempo. Após o vazamento de imagens do Virtus, sedã do Polo, na linha de montagem da Anchieta (SP), agora é o SUV T-Cross que teve fotos indiscretas divulgadas na internet. O flagra foi feito na China, o que comprova o caráter global do modelo, e publicado pelo site autohome.
Apesar de o carro estar coberto por uma capa (que foi levantada), os vidros sem película escura deixaram o interior à mostra. E o que vemos remete diretamente ao Polo, seja pelas formas do painel ou pelo acabamento. Como no hatch, as linhas do painel são retilíneas e conversam com os painéis de porta. No centro do painel, uma faixa cinza imitando metal é exatamente o mesmo recurso que temos no nosso Polo Highline. Volante de três raios, quadro de instrumentos (que poderá ser digital como opcional) e a central multimídia Discover Media com tela de 8", tudo é exatamente igual ao do hatch.
O que muda, no carro flagrado, é a presença de um seletor giratório que aparenta ser do sistema de tração integral, além dos bancos mais refinados, com revestimento de couro Alcantara e costuras brancas. Como será vendido em diversos mercados, ainda é cedo para dizer se haverá versão 4x4 no Brasil, mas é certo que esta opção existirá no portfólio do modelo. Ainda sobre a unidade flagrada, aparenta ser da versão topo de linha, visto que está equipada com câmbio automático, sistema de tração integral, partida por botão e volante com diversos comandos, entre outros itens.
Galeria: Volkswagen T-Cross - Flagra
Difícil opinar por fotos, mas, observando todos os flagras até o momento, o espaço interno parece ser superior ao do Polo, principalmente por conta do teto elevado - repare como a área envidraçada é ampla, ao contrário do que vem acontecendo nos carros mais modernos, e deve favorecer a visibilidade e a iluminação natural da cabine.
Em termos estéticos, não espere por ousadias. O T-Cross de produção parece até mais careta que o conceito, que, exceto pela carroceria conversível, não inova nas formas. Segue a filosofia de design mais tradicional da VW, com faróis e grade retangulares e vincos pronunciados na lateral. Na traseira, as lanternas aparentam ser simples, como as do Polo, sem invadir a tampa do porta-malas, enquanto a placa parece ficar posicionada na tampa.
O SUV deverá ser equipado com os mesmos motores e transmissões do Polo, ao menos na versão brasileira. Assim, a versão de entrada deverá trazer o 1.6 MSI (117 cv) com câmbio manual de 5 marchas, ao passo que as mais caras terão o 1.0 TSI (128 cv) com câmbio automático de 6 posições. Também é possível que haja uma versão de topo com o motor 1.4 TSI do Golf (150 cv), principalmente se a VW optar por ter uma variante de tração integral no Brasil.
A versão de produção do T-Cross será oficialmente revelada no segundo semestre de 2018, devendo ser uma das estrelas do Salão de Sao Paulo no fim do ano. A produção, porém, só começará em janeiro de 2019, na fábrica de São José dos Pinhais (PR), quando então a VW finalmente terá um SUV compacto para brigar com Honda HR-V, Hyundai Creta, Nissan Kicks & Cia.
Fotos: autohome
RECOMENDADO PARA VOCÊ
VW Santana: os 40 anos de história do sedã mais famoso da marca no Brasil
Motorista de Lamborghini é multado por não ter "habilitação para supercarro"
Contra demissões, 100 mil funcionários da VW fazem paralisação na Alemanha
Kia Tasman terá versão elétrica em 2026 para brigar com inédita Ranger EV
Volkswagen Polo ganhará visual inspirado no Nivus em 2026; veja projeção
AMG G63 inspirado em Hamilton é o Classe G mais rápido da história
VW reduz testes de rua e usa protótipos digitais para economizar dinheiro