Se no Brasil o Corolla é soberano – em novembro, o Toyota respondeu por quase metade das vendas de sedãs médios -, nos EUA a situação tem sido diferente. Com 19.287 unidades comercializadas, o modelo não só ficou fora do top 10 como foi o que mais perdeu espaço em relação a 2016 dentre os trinta primeiros (-31,8%).
Novamente emplacando mais de 70 mil unidades, a Ford F-Series (72.769) liderou a trinca de picapes que domina o mercado norte-americano, seguida pela Chevrolet Silverado (46.441) e pela Ram Pickup (36.714). Por muito pouco, aliás, não houve um intruso no pódio: com 36.080 unidades (+35,5%), o Nissan Rogue, com o auxílio da versão Sport, foi o campeão entre os automóveis.
A nova geração do Toyota Camry (34.991) completou as cinco primeiras posições como líder entre os sedãs – o Honda Civic (31.181), logo atrás do Honda CR-V (32.206), foi o concorrente mais próximo. Com o crescimento mais discreto do top 10 (+2,2%), o Toyota RAV4 (28.736), automóvel nº 1 no acumulado de 2017, caiu da quarta para a oitava colocação.
Recém-lançado no Brasil, o Chevrolet Equinox (19.667) foi o 12º, mas ao contrário dos meses anteriores, recuou em novembro (-8,9%). Em alta de mais de 25%, o Nissan Sentra (17.565), 19º, vendeu quase sete mil unidades a mais do que o Chevrolet Cruze (10.982), 34º e amargando queda superior a 33% em um ano.
Um dos destaques do mês passado foi um modelo clássico para os americanos. Com 9.370 unidades, o Chevrolet Impala voltou a figurar no top 50 depois de um longo período. Em compasso de espera para a nova geração – a apresentação oficial será no Salão de Detroit, em janeiro -, o VW Jetta (8.362) fechou a lista dos mais vendidos em queda de mais de 18%.
Apenas com o segundo resultado positivo no ano (+1,3%) – o outro foi em setembro -, o mercado norte-americano consumiu 1.397.856 veículos novos no mês passado. O acumulado de 2017, com 15.627.307 unidades, permanece negativo em 1,5%. A Nissan (122.959) foi o destaque entre as montadoras, com avanço na casa de 19%.
POS. | MODELO | NOV.17 | % MERCADO | NOV.16 | % VARIAÇÃO |
1 | FORD F-SERIES | 72.769 | 5,2% | 72.089 | 0,9% |
2 | CHEVROLET SILVERADO | 46.441 | 3,3% | 45.280 | 2,6% |
3 | RAM PICK-UP | 36.714 | 2,6% | 36.885 | -0,5% |
4 | NISSAN ROGUE | 36.080 | 2,6% | 26.629 | 35,5% |
5 | TOYOTA CAMRY | 34.991 | 2,5% | 28.189 | 24,1% |
6 | HONDA CR-V | 32.206 | 2,3% | 25.758 | 25,0% |
7 | HONDA CIVIC | 31.181 | 2,2% | 25.303 | 23,2% |
8 | TOYOTA RAV4 | 28.736 | 2,1% | 28.116 | 2,2% |
9 | FORD ESCAPE | 25.101 | 1,8% | 23.012 | 9,1% |
10 | FORD EXPLORER | 24.110 | 1,7% | 19.628 | 22,8% |
11 | HONDA ACCORD | 22.998 | 1,6% | 27.182 | -15,4% |
12 | CHEVROLET EQUINOX | 19.667 | 1,4% | 21.600 | -8,9% |
13 | TOYOTA COROLLA | 19.287 | 1,4% | 28.262 | -31,8% |
14 | TOYOTA HIGHLANDER | 19.077 | 1,4% | 21.241 | -10,2% |
15 | NISSAN ALTIMA | 19.073 | 1,4% | 20.039 | -4,8% |
16 | HYUNDAI ELANTRA | 19.060 | 1,4% | 15.796 | 20,7% |
17 | JEEP GRAND CHEROKEE | 18.614 | 1,3% | 17.230 | 8,0% |
18 | GMC SIERRA | 18.136 | 1,3% | 18.900 | -4,0% |
19 | NISSAN SENTRA | 17.565 | 1,3% | 14.028 | 25,2% |
20 | JEEP CHEROKEE | 16.551 | 1,2% | 11.479 | 44,2% |
21 | TOYOTA TACOMA | 16.195 | 1,2% | 15.531 | 4,3% |
22 | FORD FUSION | 14.901 | 1,1% | 17.560 | -15,1% |
23 | SUBARU FORESTER | 14.662 | 1,0% | 14.596 | 0,5% |
24 | SUBARU OUTBACK | 14.361 | 1,0% | 17.769 | -19,2% |
25 | HONDA PILOT | 14.189 | 1,0% | 9.024 | 57,2% |
26 | CHEVROLET MALIBU | 13.420 | 1,0% | 18.577 | -27,8% |
27 | JEEP WRANGLER | 13.289 | 1,0% | 12.957 | 2,6% |
28 | FORD FOCUS | 13.226 | 0,9% | 9.130 | 44,9% |
29 | CHRYSLER PACIFICA | 13.195 | 0,9% | 8.753 | 50,7% |
30 | FORD EDGE | 13.180 | 0,9% | 10.757 | 22,5% |
31 | HYUNDAI TUCSON | 11.532 | 0,8% | 7.616 | 51,4% |
32 | HYUNDAI SANTA FE | 11.346 | 0,8% | 10.786 | 5,2% |
33 | CHEVROLET TRAVERSE | 11.231 | 0,8% | 9.194 | 22,2% |
34 | CHEVROLET CRUZE | 10.982 | 0,8% | 16.414 | -33,1% |
35 | FORD TRANSIT | 10.852 | 0,8% | 7.379 | 47,1% |
36 | MAZDA CX-5 | 10.610 | 0,8% | 8.865 | 19,7% |
37 | CHEVROLET COLORADO | 10.346 | 0,7% | 8.669 | 19,3% |
38 | SUBARU CROSSTREK | 10.151 | 0,7% | 8.271 | 22,7% |
39 | TOYOTA 4RUNNER | 10.103 | 0,7% | 8.628 | 17,1% |
40 | LEXUS RX | 10.102 | 0,7% | 10.269 | -1,6% |
41 | CHEVROLET TAHOE | 9.966 | 0,7% | 9.433 | 5,7% |
42 | TOYOTA TUNDRA | 9.700 | 0,7% | 9.578 | 1,3% |
43 | CHEVROLET IMPALA | 9.370 | 0,7% | 6.082 | 54,1% |
44 | JEEP COMPASS | 9.368 | 0,7% | 6.984 | 34,1% |
45 | SUBARU IMPREZA | 9.046 | 0,6% | 4.623 | 95,7% |
46 | GMC ACADIA | 8.649 | 0,6% | 9.168 | -5,7% |
47 | DODGE GRAND CARAVAN | 8.550 | 0,6% | 6.696 | 27,7% |
48 | NISSAN MURANO | 8.393 | 0,6% | 7.589 | 10,6% |
49 | KIA FORTE | 8.363 | 0,6% | 8.111 | 3,1% |
50 | VW JETTA | 8.362 | 0,6% | 10.212 | -18,1% |
POS. | MARCA | NOV.17 | % MERCADO | NOV.16 | % VARIAÇÃO |
1 | FORD | 201.296 | 14,4% | 187.012 | 7,6% |
2 | CHEVROLET | 167.777 | 12,0% | 169.675 | -1,1% |
3 | TOYOTA | 164.499 | 11,8% | 168.595 | -2,4% |
4 | NISSAN | 122.959 | 8,8% | 103.024 | 19,3% |
5 | HONDA | 120.440 | 8,6% | 111.308 | 8,2% |
6 | JEEP | 66.001 | 4,7% | 67.285 | -1,9% |
7 | HYUNDAI | 55.435 | 4,0% | 61.201 | -9,4% |
8 | SUBARU | 51.721 | 3,7% | 51.308 | 0,8% |
9 | GMC | 46.277 | 3,3% | 49.113 | -5,8% |
10 | KIA | 44.302 | 3,2% | 52.504 | -15,6% |
11 | RAM | 40.390 | 2,9% | 42.511 | -5,0% |
12 | MERCEDES-BENZ | 34.112 | 2,4% | 32.927 | 3,6% |
13 | VOLKSWAGEN | 29.207 | 2,1% | 29.672 | -1,6% |
14 | DODGE | 28.845 | 2,1% | 34.075 | -15,3% |
15 | BMW | 28.049 | 2,0% | 26.189 | 7,1% |
16 | LEXUS | 27.118 | 1,9% | 29.050 | -6,7% |
17 | MAZDA | 21.469 | 1,5% | 22.041 | -2,6% |
18 | AUDI | 19.195 | 1,4% | 17.118 | 12,1% |
19 | BUICK | 17.974 | 1,3% | 18.530 | -3,0% |
20 | CHRYSLER | 16.510 | 1,2% | 14.518 | 13,7% |
... | ... | ... | ... | ... | |
| TOTAL | 1.397.856 | ... | 1.380.558 | 1,3% |
| ACUMULADO | 15.627.307 | ... | 15.859.965 | -1,5% |
Fontes: Good Car Bad Car / Best Selling Cars Blog