Ainda na ativa na Europa, Fiat Punto zera em crash test
Aqui substituído pelo Argo, Punto é o primeiro carro europeu a zerar nos testes do Euro Ncap
O ano de 2017 foi cheio para o Euro NCAP e ele termina com um péssimo resultado para o Fiat Punto, que não conseguiu sequer uma estrela nos testes de impacto. Isso chega a ser uma surpresa, pois a terceira geração do hatch já tem mais de 10 anos - foi lançada no fim de 2005 na Europa e recentemente substituído pelo Argo no Brasil. Com o programa de avaliação de carros europeu ficando cada vez mais exigente, o modelo italiano mostra a idade de seu projeto diante da intensificação do rigor nos testes.
O Punto é o primeiro carro a zerar nos testes europeus, levando o Euro NCAP a dizer que o Fiat foi "superado por todos os carros testados recentemente". A versão testada usava motor 1.2 de 65 cv e câmbio manual de 5 marchas, pesando 1.030 kg.
Os números falam por si: o Punto registrou apenas 51% de proteção aos adultos e 43% para crianças. As coisas melhoram na proteção ao pedestre (52%), mas não há qualquer assistente de segurança (0%).
Outros testes
O Punto não foi o único carro testado pelo Euro NCAP. Também foram avaliados o novo Dacia Duster, o Kia Stonic e o MG ZS, todos com 3 estrelas. Quando totalmente equipado, o Stonic tem 5 estrelas. Assim como o Toyota Aygo, que passou de 3 estrelas para 4 com o pacote opcional de segurança. Outros modelos 3 estrelas incluem o Alfa Romeo Giulietta, Ford C-MAX/Grand C-max, Opel/Vauxhal Karl e o DS 3.
Se você se importa mesmo com segurança, vai querer um carro com 5 estrelas. O Toyota Yaris possui. As novidades estreladas incluem o BMW Série 6 Gran Turismo, Hyundai Kona, Jaguar F-Pace e o Kia Stinger.
Abaixo, os vídeos dos 13 testes e uma galeria com 101 fotos de todos os modelos avaliados.
Fonte: Euro NCAP
Galeria: Resultados - Euro NCAP Crash Test
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Espanhóis chamam Mobi de "o Fiat Panda que queremos"
Motorista de Lamborghini é multado por não ter "habilitação para supercarro"
Fiat Grande Panda tem chegada às lojas adiada por problemas de software
Kia Tasman terá versão elétrica em 2026 para brigar com inédita Ranger EV
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
AMG G63 inspirado em Hamilton é o Classe G mais rápido da história
Após chegada do híbrido, Pulse Audace é vendido com R$ 11.000 de desconto