O ano de 2017 foi cheio para o Euro NCAP e ele termina com um péssimo resultado para o Fiat Punto, que não conseguiu sequer uma estrela nos testes de impacto. Isso chega a ser uma surpresa, pois a terceira geração do hatch já tem mais de 10 anos - foi lançada no fim de 2005 na Europa e recentemente substituído pelo Argo no Brasil. Com o programa de avaliação de carros europeu ficando cada vez mais exigente, o modelo italiano mostra a idade de seu projeto diante da intensificação do rigor nos testes.

Resultados - Euro NCAP Crash Test
Resultados - Euro NCAP Crash Test

O Punto é o primeiro carro a zerar nos testes europeus, levando o Euro NCAP a dizer que o Fiat foi "superado por todos os carros testados recentemente". A versão testada usava motor 1.2 de 65 cv e câmbio manual de 5 marchas, pesando 1.030 kg. 

Os números falam por si: o Punto registrou apenas 51% de proteção aos adultos e 43% para crianças. As coisas melhoram na proteção ao pedestre (52%), mas não há qualquer assistente de segurança (0%). 

Outros testes

O Punto não foi o único carro testado pelo Euro NCAP. Também foram avaliados o novo Dacia Duster, o Kia Stonic e o MG ZS, todos com 3 estrelas. Quando totalmente equipado, o Stonic tem 5 estrelas. Assim como o Toyota Aygo, que passou de 3 estrelas para 4 com o pacote opcional de segurança. Outros modelos 3 estrelas incluem o Alfa Romeo Giulietta, Ford C-MAX/Grand C-max, Opel/Vauxhal Karl e o DS 3. 

Se você se importa mesmo com segurança, vai querer um carro com 5 estrelas. O Toyota Yaris possui. As novidades estreladas incluem o BMW Série 6 Gran Turismo, Hyundai Kona, Jaguar F-Pace e o Kia Stinger. 

Abaixo, os vídeos dos 13 testes e uma galeria com 101 fotos de todos os modelos avaliados.

Fonte: Euro NCAP

Galeria: Resultados - Euro NCAP Crash Test

Envie seu flagra! flagra@motor1.com