O Paraguai confirma nesta semana o lançamento de um programa interno de incentivo à compra de veículos novos que beneficiará diretamente 5 das principais montadoras instaladas no Brasil. Anunciado pelo presidente Horacio Cartes, o plano se chama “Vehículo 0 km para la Familia Paraguaya” e prevê a concessão de empréstimos para aquisição de um total de 20 mil automóveis de apelo popular, dos quais entre 5 e 10 mil serão fornecidos pela indústria brasileira. A parceria foi firmada pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços do Brasil e, no futuro, poderá evoluir para uma aliança mais ampla, aos moldes da que já é mantida com a Argentina.

Leia também:

Fiat Mobi GSR

De acordo com o programa, o Banco Nacional de Fomento (BNF) do Paraguai financiará a aquisição de automóveis de até US$ 10 mil (valor praticado no mercado local), entre eles Renault Kwid, Fiat Mobi, Ford Ka, VW Gol e Chevrolet Onix. A meta do presidente é rejuvenescer a frota local e reduzir a importação de veículos usados, que atualmente compõem a gigantesca maioria do mercado. Para efeito de comparação, os paraguaios consomem anualmente 80 mil automóveis e pelo menos 60 mil desse total são usados oriundos principalmente de países como Japão, Coreia do Sul e Estados Unidos.

VW-Gol-2017-Connect

Os veículos brasileiros já têm presença considerável no mercado do carros novos do país, mas o Brasil quer dar um passo além e firmar com o Paraguai um acordo semelhante ao estabelecido com Argentina e Uruguai - ação que ganhou força com a aliança fechada nesta semana. De janeiro a outubro desse ano, 10.915 carros e caminhões brasileiros foram entregues por lá.

Fotos: Divulgação

Envie seu flagra! flagra@motor1.com