Revelado pela primeira vez em abril no Salão de Xangai (China), e depois atualizado para o Salão de Frankfurt (Alemanha) em setembro, o Volkswagen I.D. Crozz será transformado em modelo de produção nos próximos anos, possivelmente com outro nome. Será um dos destaques da nova estratégia de carros elétricos da fabricante, que irá incluir uma nova van sucessora da Kombi, a I.D. Buzz, que será lançado em 2022. Os dois conceitos, juntamente com o compacto I.D. do ano passado, aparecem juntos no Salão de Los Angeles (EUA).

Leia também:

O trio elétrico usará a nova plataforma MEB do Grupo Volkswagen, que será usada num total de 15 modelos totalmente elétricos da VW até a metade da próxima década. O I.D. Crozz terá papel importante nos planos de eletrificação da fabricante, na forma de um SUV compacto com preço razoável – promessa feita pelo presidente e CEO da Volkswagen da América, Hinrich J. Woebcken.

VW I.D. Crozz II Concept

Detalhes sobre o I.D. Crozz de produção não foram divulgados, mas sabemos que o conceito usa um par de motores elétricos. Um fica montado no eixo dianteiro e gera 101 cv e trabalha em conjunto com o que fica na traseira, de 201 cv, para gerar um total de 302 cv e ter tração nas quatro rodas.

O sistema 4Motion é inteligente por manter o carro com tração traseira na maior parte do tempo, usando o motor dianteiro apenas quando precisar de mais aderência. O motorista tem a opção de ativar o 4Motion manualmente, transformando o I.D. Crozz em um carro de tração integral permanente.

Graças à grande bateria de íon-lítio com 83 kWh de capacidade, o SUV elétrico tem autonomia estimada em 480 km com uma única carga. Quando esgotar, levará somente 30 minutos para recarregar a bateria para 80% da capacidade total, ao usar um carregador de 150 kWh.

Falando sobre a chegada da linha I.D. nos Estados Unidos, Woebcken disse:

“O I.D. Crozz e o I.D. Buzz irão ajudar a Volkswagen a iniciar a revolução elétrica nos Estados Unidos. Todos os nossos conceitos I.D. demonstram a flexibilidade, autonomia e design inteligente que atenderá às necessidades dos motoristas do século XXI.”

Fonte: Volkswagen

Galeria: VW I.D. Crozz II Concept

Envie seu flagra! flagra@motor1.com