2ª geração (2012 a 2017)
Na linha 2012, o Palio finalmente recebe uma nova geração. Era oferecida em versões Attractive (1.0 e 1.4), Essence (1.6 manual ou Dualogic) e Sporting (1.6 manual ou Dualogic). O Fire Economy ganha apenas uma nova grade.
Em 2013, as versões com motor 1.4 e 1.6 recebem ABS e airbag de série. Em 2014, com a exigência da legislação, todas as versões recebem os itens de segurança.
Em 2017, primeiro acontece o fim do Palio Fire. Depois, com a chegada do Argo, as versões 1.4 e 1.6 se despedem. Este mês, o Palio sai de linha definitivamente, na versão 1.0.
4º facelift (2010 a 2011)
Em 2009, o Palio recebe os mesmos faróis do Siena, após proprietários fazerem a mudança por conta própria em diversos casos. A versão Fire se torna Fire Economy e é lançada a versão ELX 1.8. Em 2010, ABS e airbag viram opcionais em toda a linha, assim como o câmbio Dualogic (automatizado de embreagem simples) com motor 1.8.
Em 2011, o motor 1.8 GM é substituído pelo 1.6 16V EtorQ, de origem Tritec, com 116/117 cv. Chega ao fim o 1.8 R. A versão ELX é rebatizada para Attractive e a HLX, para Essence.
3ª Reestilização (2008 a 2009)
Para 2008, o Palio recebe sua 3ª reestilização, polêmica pois utilizava um farol mais simples que Siena, Strada e Palio Weekend. Na traseira, a lanterna baixa lembrava o Daihatsu Charade. As versões eram apenas Fire 1.0 (carroceria antiga), ELX 1.0 e 1.4 e a 1.8 R.
2ª reestilização (2004 a 2007)
Em 2003 (linha 2004), estreou no mercado a 2ª reestilização. Mais profunda que a anterior, a reforma rejuvenesceu o Palio com faróis maiores, lanternas com novo formato e interior inteiramente remodelado - trabalho mais uma vez tocado por Giugiaro.
Era lançado com motorizações apenas flex, nas versões EX (1.0 8V de 65/66 cv), ELX (1.0 e 1.3, 70/71 cv) e HLX 1.8 8V (113 e 115 cv). Manteve a versão Fire 1.0, com carroceria anterior e interior de 1996.
Em 2005, houve a substituição do motor 1.3 8V pelo 1.4 8V, de 80/81 cv. Em 2006, estreava o Palio 1.8 R, com o motor GM, e a versão ELX 30 anos, comemorando os 30 anos de Fiat no país.
Em 2007, o fim do Palio EX 1.0 e do HLX 1.8. A versão Fire ganha a nova carroceria, mas mantinha o interior da anterior.
1ª reestilização (2001 a 2003)
Em 2001, a Fiat lançava a primeira reestilização do Palio, assinada pelo famoso designer Giurgetto Giurgiaro. Mudava principalmente na dianteira e traseira, com faróis e grade mais afilados e lanternas traseiras transparentes. A carroceria antiga era mantida em apenas uma versão, a Young, com motor 1.0 Fiasa, como modelo de entrada.
O Palio 2001 era vendido nas seguintes versões: EX, com o novo motor 1.0 8V Fire (55 cv), ELX 1.0 16V (70 cv), ELX 1.3 16V (80 cv) e Stile 1.6 16V (106 cv), além da série 25 anos, comemorando os 25 anos de Brasil da Fiat.
Em 2003, chegava ao fim do Palio Young. Nas versões EX e ELX, a adoção do motor Fire 1.3 8V com 70/71 cv no lugar do 1.3 16V. Na Stile, o adeus ao motor 1.6 16V para a utilização do 1.8 8V, de origem GM, com 113/115 cv.
Modelo 1996 - 1ª geração (1996 a 2000)
A Fiat planejava substituir o Uno com o Palio. Projeto global, chegou ao Brasil chamando a atenção pelo design totalmente diferente do "caixote" Uno, com linhas arredondadas e frente em cunha.
Estreou em versões EL, com motor 1.5 Fiasa (monoponto, 76 cv) e 16V, com motor 1.6 italiano chamado Torque, de 106 cv. Em todas, haviam opções de 2 ou 4 portas, com airbag como opcional na versão 16V. Meses depois ganhou as versões ED e EDX, estas com motor 1.0 Fiasa de 61 cv.
Em 1998, novas versões: surgia a EX de entrada com motor 1.0, enquanto a EL trocava o motor 1.5 por um 1.6 82 cv, ainda com injeção monoponto. Deposi veio a intermediária ELX, com motor 1.0 ou 1.6 8V - que mais tarde receberia injeção multiponto para chegar a 92 cv.
Em 1999, era lançado o Palio City e o Citymatic (1.0 MPI), este último com o sistema de embreagem automático, algo que apenas o Mercedes-Benz Classe A possuía até então. O câmbio era manual, mas não havia pedal de embreagem.
Em 2000, chegava a versão ELX com motor Fire 1.3 16V, com acelerador eletrônico (Drive By Wire) e 80 cv. Chegavam ao fim as versões ED e EDX (1.0) e EL (1.5 e 1.6 8V) e era lançado o Palio Stile, com o 1.6 16V de 106 cv.