Nelson Piquet estará presente no Autosport Awards para receber o prêmio “Gregor Grant for Lifetime Achievement in Motorsport”, que já foi concedido a ícones, como Mario Andretti, Dale Earnhardt Sr., Sir Jackie Stewart, Sir Stirling Moss, Alain Prost e Emerson Fittipaldi. O prêmio faz parte desde do evento desde 1989.

Considerado como a "maior noite no automobilismo mundial", o Autosport Awards foi realizado pela primeira vez em 1987, e já teve vencedores e participações de Ayrton Senna, Lewis Hamilton, Sebastian Vettel, Colin McRae e Niki Lauda.

Piquet entrou na F1 em 1978 contratado pelo então chefe da Brabham, Bernie Ecclestone, para ser companheiro de equipe de Niki Lauda.

Em 1981, com três vitórias e sete pódios no Brabham BT49, ele se tornou campeão do mundo pela primeira vez.

"É uma honra oferecer este prêmio e estar em uma lista muito especial de vencedores. Estou muito orgulhoso de que a Autosport tenha escolhido homenagear minha carreira e estou ansioso para rever velhos amigos no evento", disse Piquet.

Em 1983, Piquet conseguiu três vitórias e, depois de uma batalha com Alain Prost, conseguiu o bicampeonato mundial.

Ele completou seu trio de títulos quatro anos depois, superando seu companheiro de Williams, Nigel Mansell, depois uma temporada acirrada. Com um total de 204 corridas, 23 vitórias de e 60 pódios durante sua carreira na Fórmula 1 de 13 anos, ele continua sendo um dos apenas cinco pilotos a serem campeões do mundo por três vezes.

O Autosport Awards deste ano terá uma nova formação de apresentadores, com o ex-piloto da F1, David Coulthard, e a apresentadora Lee McKenzie, bem como um tapete vermelho para receber os candidatos e vencedores de todo o mundo. Os fãs poderão assistir em uma transmissão global ao vivo no Motorsport.tv, Autosport.com e Motorsport.com.

Piquet estará junto com as maiores estrelas do automobilismo mundial. Entre os indicados aos prêmios de prestígio, Lewis Hamilton vai concorrer ao prêmio de piloto internacional do ano, tendo conquistado o tetracampeonato da F1 e Fernando Alonso, como novato do ano, por sua estreia na Indy 500 em maio.

O Autosport Awards será transmitido pelo Motorsport Network, principal empresa mundial de mídia e tecnologia de automobilismo. O Motorsport Networdk é a maior plataforma digital independente do setor automobilístico e automotivo do mundo, conectando milhões de pessoas que amam automobilismo e os carros. 

Galeria: Nelson Piquet será homenageado no Autosport Awards

Envie seu flagra! flagra@motor1.com