Revelado no dia 16 de novembro, o Volkswagen Virtus começa a ser fabricado na unidade fabril Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP). O inicio de sua montagem, aliado à procura pelo novo Polo, fez com que o complexo retomasse o 3º turno de produção. Antes do lançamento do Polo, a linha de montagem trabalhava em apenas um turno, dedicado à picape compacta Saveiro.

Leia também:

“Com o Polo e o Virtus, estamos iniciando a maior ofensiva de produtos da Volkswagen do Brasil de todos os tempos. Graças à grande expectativa do mercado pela chegada desses produtos, e ao sucesso do Polo, estamos acelerando a produção para abastecer os estoques de nossos concessionários e garantir o atendimento aos nossos clientes”, explica Pablo Di Si, Presidente e CEO da Volkswagen América do Sul e Brasil.

A unidade Anchieta foi renovada para receber as tecnologias de Indústria 4.0. A estamparia (que molda as chapas de aço) recebeu 214 ferramentais; a armação ganhou 373 robôs, inclusive com solda a laser; e a pintura passou por uma reprogramação para receber as novas cores e conta com um novo equipamento que aplica cera nas cavidades. Além disso, modernizaram a infraestrutura e áreas de planejamento, TI e logística.

Volkswagen Virtus começa a ser produzido
Volkswagen Virtus começa a ser produzido

Foi necessário renovar a fábrica para que possa produzir os veículos com a plataforma modular MQB-A0, base tanto do Polo quanto do Virtus. Essa arquitetura ainda dará origem a mais modelos. Um deles será o SUV compacto T-Cross, mas que será produzido em outra linha, a de São José dos Pinhais (PR). Ainda há planos para uma nova picape, posicionada entre a Saveiro e a Amarok.

Fotos: Divulgação

Galeria: Volkswagen Virtus começa a ser produzido

Envie seu flagra! flagra@motor1.com