A Ferrari lançou a brutal nova FXX-K Evo no evento "Mugello´s Finali Mondiali", em Mugello, como parte das celebrações do aniversário de 70 anos da marca. 

A FXX-K Evo mostra números surpreendentes, com 859 cv a 9.200 rpm do motor V12, complementado por um motor elétrico com 190 cv, que juntos produzem incríveis 1.048 cv. 

A novidade está disponível em uma edição extremamente limitada e é um upgrade para os donos dos já existentes modelos XX. O programa exclusivo permite que o proprietários comprem os carros, mas a Ferrari os mantém em Fiorano, ao norte da Itália, e envia o carro para autódromos com uma equipe de mecânicos quando o dono quer dirigi-lo. A fabricante italiana também organiza uma série de corridas para estes modelos. 

A Ferrari usou a experiência na Formula 1 e GT Racing para melhorar a aerodinâmica em 23%, ajudada pela introdução de uma asa traseira dupla, com novos geradores de vortex e outras melhorias. 

Ferrari FXX K Evo

A experiência da F1 ajudou a reduzir o peso do carro em comparação com a FXX-K anterior, mesmo com os novos componentes, como a asa traseira. Mas não revelaram o peso exato. O conhecimento da F1 aparece no interior, com aletas de câmbio derivadas da Formula 1 em um novo volante. 

A italiana diz que maximizou a aerodinâmica ao máximo e que precisou de novas entradas de ar para os freios dianteiros e a suspensão - um conjunto de double wishbone na dianteira e multilink na traseira - foi recalibrada especificamente para atender a demanda da nova aerodinâmica. 

A Ferrari diz que a FXX-K Evo rodou 4.800 km em desenvolvimento e 16.000 km em testes de resistência. E adiciona que a FXX-K Evo será "muito usada" no programa XX de 2018/2019, com nove etapas diferentes, começando em março e acabando em outubro. 

Como os demais modelos XX, não é legalizado para as ruas e não pode ser usada em corridas fora do programa XX. Quer uma? Custará 2 milhões de libras e é melhor correr, pois serão apenas 40 unidades produzidas.

Fotos: Divulgação

Galeria: Ferrari FXX K Evo

Envie seu flagra! flagra@motor1.com