Aguardado pelo fãs mais aguerridos da Fiat há anos, o inédito compacto desenvolvido para suceder o Punto parece finalmente tomar forma e se aproximar do lançamento na Europa. Informações específicas sobre a novidade ainda são mantidas sob sete chaves, mas um detalhe interessante já descoberto diz respeito à importância da participação do Brasil no projeto.

Na Europa, informações da imprensa especializada apontam que tamanha sinergia se dará exatamente pelo fato de o novo modelo adotar o brasileiríssimo Argo como base, compartilhando não apenas a plataforma, como também elementos do próprio design.

Comparativo Fiat Argo HGT x Renault Sandero RS

Leia também:

Naturalmente, não se trata de uma versão do Argo adaptada para o mercado europeu, mas sim um projeto de resultados gerais próximos e componentes compartilhados. A arquitetura mecânica e os motores 1.0 e 1.3 Firefly serão basicamente os mesmos, mas o novo modelo terá design exclusivo (inspirado nas linhas do Argo e no visual geral do Tipo) e até nome próprio - fala-se no uso do batismo Primo. Além disso, a matriz italiana terá maiores cuidados com a segurança (a plataforma certamente passará por mudanças estruturais) e adotará itens extras de conforto, conveniência e assistência ao motorista.

Fiat Tipo Hatch

No mercado desde 2005, a atual geração do Punto europeu sente fortemente o peso da idade e já não é capaz de concorrer em pé de igualdade com rivais modernos como Ford Fiesta, Volkswagen Polo e Nissan March.

Fiat Punto Europa

A chegada de um sucessor é providencial para a Fiat, tendo em vista que o segmento de compactos é um dos mais importantes do Velho Continente. Especula-se que toda a produção será concentrada na Sérvia, junto ao 500L, e dividida com a Índia, onde o atual Punto já é fabricado. Mais detalhes serão divulgados em novembro. 

Fotos: Divulgação e Arquivo Motor1

Galeria: Fiat Punto Europa

Envie seu flagra! flagra@motor1.com