SUV seria alternativa mais urbana ao Jeep Compass para ocupar o lugar do Freemont

De todas as marcas consideradas grandes, a Fiat é a única que não possui um SUV de origem para chamar de seu. Tudo bem que é dona da Jeep e está nadando de braçada com a dupla Compass e Renegade, mas ainda falta algo pela marca Fiat em si.

De acordo com o site italiano Car Passion, a montadora italiana estaria trabalhando em um inédito SUV baseado no Compass. Do modelo da Jeep, tomaria emprestada a mesma plataforma e o objetivo seria ocupar o lugar do Freemont. Para evitar a canibalização com o Compass, os italianos do Car Passion dizem que a estratégia será o foco mais urbano ao novo SUV da Fiat, além de preços mais baixos.

Leia também:

A estratégia parece semelhante a que o Grupo PSA está fazendo com Citroën e Peugeot, posicionando as marcas de formas diferentes. A Jeep teria o apelo do off-road e carros mais equipados (consequentemente, mais caros), enquanto a Fiat é mais generalista e de apelo global, oferecendo preços mais baixos e voltados para a cidade.

O novo SUV seria montado sobre a plataforma LWB Small-Wide 4x4, versão alongada da base do Renegade que estreou justamente com o Compass. Seu estilo seguirá a linguagem de design atual da marca, usada em carros como o Tipo europeu ou no nosso Argo, tanto para a carroceria quanto para o lado de dentro do SUV.

Pensado como um modelo global, teria a missão de substituir o 500X na Europa e demais mercados onde é comercializado. Por aqui, a posição está vaga desde a saída de cena do Freemont.

Projeção Fiat Freemont 2019

A mecânica deve ser a mesma, aproveitando a linha de motores Tigershark a gasolina e o MultiJet II turbodiesel. A opção a diesel deve ser o 2.0 de 170 cv e 35,7 kgfm, combinado ao câmbio automático de 9 marchas. Já o Tigershark existe nas versões 2.0 de 166 cv e 20,5 kgfm, com transmissão automática de 6 posições, e a 2.4 de 186 cv. Outro motor que deve ser usado é o 1.4 MultiAir turbo de 138 cv, que já equipa o Compass na Europa.

Será que um inédito SUV da Fiat faria sucesso? Se seguir os passos da Toro, existe uma boa chance.

Projeções: Car Passion

Galeria: Projeção Fiat Freemont 2019