Era um fim anunciado, mas que nos enche de tristeza. Chega ao fim a produção do Volkswagen Scirocco, o compacto esportivo da marca alemã, como havia anunciado a revista Car and Driver. A última geração do cupê foi lançada em 2008 e era vendida em diversos países, inclusive Argentina - um dos carros comercializados por lá que nunca vieram ao Brasil e nos davam inveja dos hermanos.

Leia também:

A Volkswagen encerrou os pedidos do cupê, trabalhando somente com as vendas das unidades que ainda estão nos estoques das concessionárias (não disseram quantos são). Devem ganhar descontos bem atraentes, já que os clientes não podem mais configurar o Scirocco no site. 

Baseado na plataforma PQ35, a mesma da quinta geração do Golf, o Scirocco fez muito sucesso nos seus primeiros anos de vida. Não importava ser pouco prático em comparação com o hatch médio, já que seu design esportivo conquistava as pessoas. Graças às suas linhas, pôde resistir a uma década inteira no mercado, passando por somente uma reestilização. 

Terá um sucessor? A princípio, não apostamos que haja um substituto com motor a combustão. O mais provável é que o futuro do Volkswagen Scirocco seja como um cupê elétrico, que usaria como base a plataforma modular MEB, a mesma que a família de elétricos I.D.

 

Leia também:

Frank Welsch, responsável pela linha I.D. da Volkswagen, disse há alguns meses que ele e sua equipe tentavam convencer a marca a seguir em frente com um carro elétrico de pegada esportiva. No entanto, caso a marca autorize a criação do Scirocco "verde", ainda teremos que esperar pela próxima década para conhecê-lo.  

VW Scirocco

Rumores falam que o Scirocco EV teria uma potência máxima de 300 cv, extraídos de dois motores elétricos, e com tração integral. Seja lá qual for o futuro do cupê, muita gente com certeza sentirá saudades do Scirocco a combustão. E quem tem um vai guardar com muito carinho...

Fonte: Volkswagen, via Car and Driver

Galeria: Volkswagen Scirocco

Envie seu flagra! flagra@motor1.com