Representando pouco mais de 57% (57,12%) das vendas totais de setembro (193.580 unidades), o varejo manteve a Chevrolet bem à frente das rivais entre as montadoras, com 16,75% de participação de mercado, com a Hyundai (11,78%) repetindo a segunda posição. A Toyota (10,13%) completou o pódio pelo terceiro mês seguido, seguida pela VW (9,70%) e pela Renault (9,46%).
AUTOMÓVEIS
De maio a agosto não houve alteração na relação dos quatro automóveis mais vendidos no varejo. Setembro, no entanto, trouxe uma novidade: com 6.795 unidades em seu primeiro mês cheio, o Renault Kwid, 13º em agosto, superou o Ford Ka (4.092) e por muito pouco não tirou a vice-liderança do Hyundai HB20 (6.836).
Na ponta, sem surpresas, o Chevrolet Onix novamente superou as 10 mil unidades (10.595). Líder entre os sedãs, o Chevrolet Prisma (3.501) sentiu a ameaça do Fiat Argo (3.455), sexto, que pelo segundo mês seguido foi o mais vendido da marca italiana.
Superado pelo Toyota Corolla (3.425), o Honda HR-V (3.380) manteve o posto de SUV/crossover número 1 na preferência dos brasileiros. VW Gol (3.009) e Hyundai Creta (2.552) completaram as 10 primeiras colocações. Destaque negativo para o Sandero: com 1.662 unidades, o hatch da Renault foi apenas o 20º colocado.
Quem também brilhou em agosto foi um sedã premium. Responsável por 1.285 unidades, o Mercedes Classe C, que havia sido 44º no mês passado, conquistou uma inédita 25ª posição, à frente de modelos muito mais baratos como Nissan Versa (1.268) e Fiat Palio (1.207), e acima do Chevrolet Cruze (1.047), terceiro colocado entre os sedãs médios.
Único representante da lista a assegurar 100% de suas unidades no varejo, o Chery QQ (504) se aproximou das vendas do Fiat Uno (581), este com menos de 20% do total comercializado pelas concessionárias. Ainda assim, a situação foi melhor do que a do Renault Logan (491), que emplacou menos de 16% na modalidade.
COMERCIAIS LEVES
Soberana. Esta definição cabe bem à Hilux quando se fala de varejo. Com 2.222 unidades emplacadas, a picape da Toyota vendeu mais do que as três rivais mais próximas somadas. Novamente vice-líder, a Fiat Toro (942) emplacou menos da metade. A Chevrolet S10 (690) completou o pódio.
Separadas por apenas 3 unidades, VW Saveiro (555) e Mitsubishi L200 (552) repetiram as posições de agosto, com a representante da marca japonesa respondendo por quase 75% das vendas através de faturamento direto. Sétima em agosto, a Fiat Strada (315) caiu uma posição e por pouco não perdeu espaço para o Hyundai HR (309).
Automóveis |
POS. | MODELO | VAREJO | % TOTAL | SET 17 |
1º | CHEVROLET ONIX | 10.595 | 61,47% | 17.236 |
2º | HYUNDAI HB20 | 6.836 | 80,14% | 8.530 |
3º | RENAULT KWID | 6.795 | 65,60% | 10.358 |
4º | FORD KA | 4.092 | 46,89% | 8.727 |
5º | CHEVROLET PRISMA | 3.501 | 57,18% | 6.123 |
6º | FIAT ARGO | 3.455 | 83,78% | 4.124 |
7º | TOYOTA COROLLA | 3.425 | 56,74% | 6.036 |
8º | HONDA HR-V | 3.380 | 89,42% | 3.780 |
9º | VW GOL | 3.009 | 49,93% | 6.026 |
10º | HYUNDAI CRETA | 2.552 | 73,63% | 3.466 |
11º | TOYOTA ETIOS HATCH | 2.542 | 89,79% | 2.831 |
12º | VW FOX/CROSS FOX | 2.515 | 51,75% | 4.860 |
13º | JEEP COMPASS | 2.452 | 58,70% | 4.177 |
14º | NISSAN KICKS | 2.429 | 70,45% | 3.448 |
15º | FORD ECOSPORT | 2.085 | 66,00% | 3.159 |
16º | VW UP | 2.064 | 80,63% | 2.560 |
17º | FIAT MOBI | 1.920 | 53,30% | 3.602 |
18º | HYUNDAI HB20S | 1.900 | 67,95% | 2.796 |
19º | TOYOTA ETIOS SEDAN | 1.883 | 79,08% | 2.381 |
20º | RENAULT SANDERO | 1.662 | 41,90% | 3.967 |
21º | HONDA CIVIC | 1.604 | 84,38% | 1.901 |
22º | HONDA WR-V | 1.407 | 94,68% | 1.486 |
23º | JEEP RENEGADE | 1.376 | 45,73% | 3.009 |
24º | FORD FIESTA | 1.305 | 85,52% | 1.526 |
25º | MERCEDES CLASSE C | 1.285 | 96,54% | 1.331 |
26º | NISSAN VERSA | 1.268 | 51,95% | 2.441 |
27º | FIAT PALIO | 1.207 | 89,21% | 1.353 |
28º | FIAT SIENA | 1.092 | 56,06% | 1.948 |
29º | FORD KA+ | 1.067 | 40,65% | 2.625 |
30º | HONDA CITY | 1.049 | 78,93% | 1.329 |
31º | CHEVROLET CRUZE SEDAN | 1.047 | 63,45% | 1.650 |
32º | VW JETTA | 897 | 96,24% | 932 |
33º | HONDA FIT | 870 | 75,13% | 1.158 |
34º | CHEVROLET TRACKER | 865 | 93,01% | 930 |
35º | VW VOYAGE | 858 | 22,44% | 3.823 |
36º | RENAULT CAPTUR | 774 | 67,72% | 1.143 |
37º | TOYOTA HILUX SW4 | 772 | 89,25% | 865 |
38º | HYUNDAI IX35 | 700 | 83,43% | 839 |
39º | CHEVROLET SPIN | 679 | 29,02% | 2.340 |
40º | FIAT UNO | 581 | 18,19% | 3.194 |
41º | MITSUBISHI ASX | 576 | 91,43% | 630 |
42º | CITROËN C3 | 562 | 70,43% | 798 |
43º | HYUNDAI TUCSON | 547 | 81,76% | 669 |
44º | CHEVROLET CRUZE SPORT6 | 545 | 85,96% | 634 |
45º | CHERY QQ | 504 | 100,00% | 504 |
46º | RENAULT LOGAN | 491 | 15,39% | 3.191 |
47º | RENAULT DUSTER | 478 | 50,69% | 943 |
48º | PEUGEOT 208 | 456 | 43,14% | 1.057 |
49º | CHEVROLET COBALT | 444 | 24,65% | 1.801 |
50º | MITSUBISHI OUTLANDER | 391 | 56,26% | 695 |
Comerciais leves |
MODELO | VAREJO | % TOTAL | SET 17 | |
1º | TOYOTA HILUX | 2.222 | 82,48% | 2.694 |
2º | FIAT TORO | 942 | 24,04% | 3.918 |
3º | CHEVROLET S10 | 690 | 24,08% | 2.866 |
4º | VW SAVEIRO | 555 | 16,86% | 3.292 |
5º | MITSUBISHI L200 | 552 | 74,70% | 739 |
6º | FORD RANGER | 461 | 30,73% | 1.500 |
7º | VW AMAROK | 445 | 44,54% | 999 |
8º | FIAT STRADA | 315 | 6,82% | 4.621 |
9º | HYUNDAI HR | 309 | 84,20% | 367 |
10º | NISSAN FRONTIER | 261 | 76,99% | 339 |
11º | FIAT FIORINO | 200 | 18,02% | 1.110 |
12º | RENAULT DUSTER OROCH | 181 | 37,87% | 478 |
13º | KIA K2500 | 153 | 100,00% | 153 |
14º | IVECO DAILY 3514 | 140 | 83,33% | 168 |
15º | RENAULT MASTER | 77 | 19,44% | 396 |
16º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 313 | 68 | 91,89% | 74 |
17º | MERCEDES-BENZ VITO | 38 | 79,17% | 48 |
18º | LIFAN FOISON | 36 | 100,00% | 36 |
19º | CHEVROLET MONTANA | 35 | 2,51% | 1.397 |
20º | FIAT DUCATO | 27 | 30,34% | 89 |
21º | PEUGEOT PARTNER | 24 | 15,89% | 151 |
22º | MERCEDES-BENZ SPRINTER | 19 | 82,61% | 23 |
23º | EFFA K01 | 5 | 100,00% | 5 |
24º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 415 | 5 | 83,33% | 6 |
25º | CITROËN JUMPER | 4 | 26,67% | 15 |
26º | RENAULT | 3 | 100,00% | 3 |
27º | FORD F150 | 3 | 100,00% | 3 |
28º | IVECO DAILY | 2 | 66,67% | 3 |
29º | FOTON AUMARK 3.5 - 12DT | 2 | 100,00% | 2 |
30º | FOTON AUMARK 3.5 - 14DT | 2 | 100,00% | 2 |
31º | EFFA V21 | 2 | 100,00% | 2 |
32º | FIAT DOBLÒ | 1 | 12,50% | 8 |
33º | TOYOTA BANDEIRANTE | 1 | 100,00% | 1 |
34º | FIAT TECFORM | 1 | 100,00% | 1 |
35º | FORD F250 | 1 | 100,00% | 1 |
36º | PEUGEOT BOXER | 1 | 33,33% | 3 |
37º | TOYOTA TACOMA | 1 | 100,00% | 1 |
38º | SHINERAY CARGOV | 1 | 100,00% | 1 |
39º | HAFEI MINI | 1 | 100,00% | 1 |
40º | EFFA K01 | 1 | 100,00% | 1 |
Fonte: Fenabrave