Confirmada pela própria Ford em vídeo recente divulgado à imprensa, a inédita versão Raptor da picape Ranger aos poucos vai tendo detalhes de seu desenvolvimento revelados. Projetada para garantir o máximo de performance no off-road, a nova variante seguirá os passos da grandalhona F-150 Raptor e, segundo reportagem do site The Motor Report, chegará ao mercado equipada com um novo conjunto mecânico. De acordo com a publicação, o powertrain em questão terá como protagonistas um inédito motor 2.0 biturbo movido a diesel e um igualmente novo câmbio automático de 10 marchas.

Leia também:

Este propulsor teve poucos detalhes revelados até agora, mas é quase certo que pertencerá à família EcoBlue. Ele será usado inicialmente pela Raptor, mas na sequência equipará basicamente todas as versões da Ranger - substituindo o atual 3.2 de 5 cilindros e 200 cv. Apesar da litragem menor, o novo motor não ficará devendo em nada em termos de rendimento: terá pelo menos 205 cv de potência e algo em torno de 47,9 kgfm de torque. Além disso, terá a vantagem de ser mais tecnológico e econômico, e significativamente menos poluente.

 

Ford Ranger Raptor teaser

 

O câmbio a ser usado estreou há pouco tempo na picape F-150 e no esportivo Mustang. Com 10 marchas, foi desenvolvido em parceria com a General Motors e é usado também por veículos da Chevrolet na América do Norte, como no Camaro e na linha Silverado. Ao que tudo indica, ele substituirá aos poucos a atual caixa de 6 marchas usada pela Ranger convencional, chegando a outros modelos Ford na sequência - incluindo o SUV Everest, que emprestará para a nova Raptor todo sistema traseiro de suspensão.

 

Ford Ranger Raptor

 

A Ford Austrália concentra a maior parte do desenvolvimento da nova picape, mas o alcance da novidade será praticamente global, já que será vendida em toda a região Ásia-Pacífico e posteriormente na América do Norte. No Brasil, apesar da torcida dos fãs de picapes, o lançamento ainda não foi confirmado. A estreia oficial acontecerá na primeira metade do ano que vem, no Salão de Xangai, na China.

Fonte: The Motor Report

Galeria: Ford Ranger Raptor - Flagra

Envie seu flagra! flagra@motor1.com