O novo Volkswagen Polo chega ao Brasil para mexer com o mercado e, principalmente, com a própria marca. Com preços que vão de R$ 49.990 a R$ 69.190, o hatchback será posicionado entre o Fox e o Golf, em um segmento que chamam de compacto premium. É apenas o primeiro de uma série de veículos com a mesma plataforma, como o sedã Virtus previsto para o 1º semestre de 2018 e o crossover compacto T-Cross no futuro.

Tem parentesco bem próximo do Golf. É montado sobre a plataforma MQB-A0, uma variação da base modular do hatch médio. Tanto que é bem próximo em medidas. Tem 4,05 metros de comprimento, 2,56 m de entreeixos, 1,75 m de largura e 1,46 de altura. Comparado ao Golf, são 21,1 cm a menos de comprimento e 7,2 cm de entre-eixos. Seu porta-malas é de 300 litros, aumentando para 1.071 l com os encostos traseiros rebatidos.

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O visual não deixa com que pareça tanto assim com outros carros da marca, problema que até então era constante. Traz faróis maiores e a grade mais robusta. O para-choque é um dos destaques, com uma leve alteração em relação ao modelo europeu – explicadas para nós em vídeo pelo José Carlos Pavone, diretor de design da Volkswagen do Brasil. A traseira é mais reconhecível, com lanternas quadradas que lembram o Gol. Do lado de dentro, a cabine segue identidade visual já vista em outros carros da VW.

Volkswagen Polo
Volkswagen Polo

Mais seguro e eficiente

A Volkswagen garante que será um dos carros mais seguros do país. Virá de série com 4 airbags (laterais e frontais) e controle de tração. O controle de estabilidade é opcional para as versões 1.0 e 1.6, enquanto a 1.0 TSI conta com ele como padrão. A carroceria tem 11,4% de aços de ultra-alta-resistência e 18,5% de aços estampados a quente.

Serão quatro versões, com três opções de motor. Começa com o Polo, sem qualquer sufixo que defina a configuração. É equipado com o 1.0 MPI de três cilindros, o mesmo usado no Gol, Up! e Voyage. É levemente mais potente, gerando 84 cv a 6.350 rpm e 10,4 kgfm de torque a 3.000 rpm, sempre combinado ao câmbio manual de 5 marchas. A marca diz que ele acelera de 0 a 100 km/h em 13 segundos e tem velocidade máxima de 170 km/h.

Volkswagen Polo

O Polo MSI é o intermediário e usa o conhecido 1.6 MSI, porém menos potente por mudanças na admissão e no sistema de escape. Entrega 117 cv a 5.750 rpm e 16,5 kgfm a 4.000 rpm, suficientes para fazer o hatch acelerar até 100 km/h em 9,6 segundos. Atinge os 193 km/h. Assim como o 1.0, usa exclusivamente a transmissão manual de 5 posições.

No topo da linha está o 1.0 turbo, também utilizado pelo Up! TSI e Golf 1.0 TSI. Gera 128 cv a 5.500 rpm e 20,4 kgfm entre 2.000 e 3.500 rpm, somente com o câmbio automático de 6 marchas, a primeira vez que essa motorização usa este tipo de transmissão. Será chamado de Polo 200 TSI, uma referência aos 200 newton-metro de torque. Pode vir na versão Comfortline ou na Highline.

Obteve Nota A no Programa Brasileiro de Etiquetagem do Inmetro. Com o 1.0 aspirado, faz até 13,5 km/l no consumo combinado, com gasolina. O 1.6 marcou 12,8 km/l e o 1.0 TSI fez 12,6 km/l. Apesar do resultado ser bom, o deixa bem longe de ser um dos mais econômicos do país.

Confira os preços, versões e equipamentos do novo VW Polo:

Polo 1.0 (R$ R$ 49.900): Ar-condicionado, alerta sonoro de faróis acesos, banco do motorista com ajuste de altura, quatro airbags (frontais e laterais), chave canivete com controle remoto, cinto de segurança de três pontos para todos os passageiros, computador de bordo, desembaçador e limpador traseiro, direção elétrica, ancoragem ISOFIX, rádio Media Plus com Bluetooth e USB, rodas de aço de 15”, suporte para celular com entrada USB, travas e vidros elétricos.

Opcionais:
Connect Pack (R$ 2.600) – Central multimídia Composition Touch, display multifuncional plus, volante multifuncional, controle de estabilidade e tração, bloqueio eletrônico do diferencial, rodas de liga leve 15”.

Safety Pack (R$ 1.050) – Display multifuncional plus, controle de estabilidade e tração e bloqueio eletrônico do diferencial

Polo MSI 1.6 (R$ 54.990): Mesmos equipamentos e opcionais do 1.0

Polo Comfortline 200 TSI 1.0 (R$ 65.190): Adiciona controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, sensor de estacionamento traseiro, computador de bordo I-System, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, saída de ar e tomada USB para o banco traseiro, faróis de neblina com cornering light, retrovisores laterais com ajuste elétrico e luz de seta integrada, lanternas traseiras escurecidas, central multimídia Composition Touch, rodas de liga leve 15” e volante multifuncional.

Opcionais:
Tech I (R$ 2.200)– Partida por botão, chave presencial, piloto automático, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, farol com ajuste automático de intensidade, retrovisor eletrocrômico, rodas de liga leve 16”, sensor de chuva, sensor crepuscular e paddle-shift para trocas de marcha.

Tech II (R$ 3.500) – Todos os itens do Tech I e adiciona monitoramento de pressão dos pneus, porta-malas com ajuste variável de espaço, ar-condicionado digital, câmera de ré, detector de fadiga, freio multicolisão, porta-luvas refrigerado, rede no porta-malas e volante com detalhes em black piano.

Polo Highline 200 TSI 1.0 (R$ 69.190): Ganha ar-condicionado digital, partida por botão, chave presencial, iluminação diurna em LED, porta-luvas refrigerado, sensor de estacionamento traseiro, piloto automático, volante multifuncional em couro com paddle-shift e detalhes em black piano e porta-luvas refrigerado.

Opcionais:
Couro Native (R$ 800) – Revestimento em couro sintético para os bancos e laterais das portas.

Tech High (R$ 2.800) – Sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, monitoramento de pressão dos pneus, porta-malas com ajuste variável de espaço, câmera de ré, detector de fadiga, espelho retrovisor eletrocrômico, farol com ajuste automático, freio multicolisão, rede no porta-malas, sensor de chuva, sensor crepuscular, central multimídia Discovery Media com GPS e comando de voz.

Tech Pack (R$ 4.500) – Mesmos itens do Tech High e adiciona o display digital Active Info Display e as rodas de liga leve de 17”.

Confira em breve a avaliação (com direito a vídeo) da versão Highline TSI, fique ligado!

Fotos: divulgação

Galeria: Volkswagen Polo 2018 - Lançamento no Brasil

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