Pesquisa recente realizada pela Nissan em vários países da Europa apontou que a relação entre a cor do carro e a personalidade do dono não segue um perfil de combinação na maioria esmagadora dos casos. De acordo com a marca, 86% dos participantes não souberam fazer a escolha certa na hora da compra, optando sempre por tons mais conservadores e apáticos. Não importa a vasta oferta, a disponibilidade de personalização ou as diversas opções de tons mais vibrantes - cores como preto, prata e cinza são sempre as preferidas.

Leia também:

A marca descobriu que, com base em sua personalidade, aproximadamente um terço das pessoas que participaram da pesquisa deveria ter escolhido cores mais chamativas, como laranja e verde. Isso porque as cerca de 5 mil respostas colhidas por todo o continente condiziam mais com a personalidade de consumidores otimistas, alegres e cheios de vida. Em vez disso, a maioria levou para casa modelos de cores tradicionais, como cinza e preto.

 

2017 Nissan Qashqai

 

A explicação para este fenômeno pode estar relacionada à encomia, explica Karen Haller, especialista na área de psicologia da cor. "Fatores sociais também fazem parte das escolhas. Por exemplo, em períodos de incertezas na economia, é comum as pessoas preferirem não arriscar e acabarem optando por uma paleta mais neutra, como preto, branco ou cinza. Por isso, não é de surpreender que dois terços dos proprietários de veículos tenham escolhido tons mais conservadores", afirma.

 

Nissan Juke ganha cara nova e motor 1.2 turbo de 115 cv em Genebra

 

A pesquisa foi feita pela Nissan para comemorar o lançamento das opções de personalização para mais modelos da companhia na Europa. Foram entrevistados 1.000 proprietários de veículos em 5 países – França, Alemanha, Espanha, Itália e Reino Unido. Um fato curioso é que, apesar da tendência conservadora do mercado, o compacto March sai de fábrica com visual personalizado em aproximadamente 22% das versões - procura considerada acima da média. 

Fotos: divulgação

Galeria: Nissan March 2017

Envie seu flagra! flagra@motor1.com