Especulado desde os anos 1990, o Toyota Yaris finalmente será vendido no Brasil em 2018. A Toyota acaba de confirmar a produção do hatch em Sorocaba (SP), ao lado do Etios, com chegada às lojas a partir do segundo semestre do próximo ano. 

Toyota Yaris

 

Para isso, a Toyota vai investir R$ 1 bilhão na planta de Sorocaba. Por enquanto, a única versão confirmada do Yaris para nosso mercado é a hatch - contrariando, portanto, diversos órgãos de imprensa que apostaram no sedã. O Yaris será a arma da marca japonesa para o promissor mercado dos compactos premium, atuando acima do Etios na briga contra o novo VW Polo, Fiat Argo e Peugeot 208, entre outros. Os motores deverão ser os mesmos 1.3 e 1.5 do Etios, sendo o 1.3 com câmbio manual e o 1.5 possivelmente só com câmbio automático - resta saber se usará a antiga transmissão de 4 marchas do Etios ou uma CVT tipo do Corolla, como acontece na Ásia.

Leia também:

Embora seja considerado um Yaris de nova geração, ele ainda não usa a plataforma modular TNGA da Toyota, que serve de base para o Prius (importado) e o C-HR (na fila de importação). O primeiro carro a empregar a TNGA no Brasil será o Corolla de próxima geração, previsto para 2019. 

Além do Yaris, a Toyota anuncia também mais R$ 600 milhões na ampliação da fábrica de motores em Porto Feliz (SP), que fabrica as unidades 1.3 e 1.5 que equipam ao Etios e, a partir de 2018, também estará no Yaris.

Com reportagem de Leonardo Fortunatti, de Porto Feliz (SP)

Fotos: divulgação 

 

 

Galeria: Toyota Yaris

Envie seu flagra! flagra@motor1.com