O Honda Urban EV Concept foi um dos carros favoritos da equipe do Motor1.com no Salão de Frankfurt. Misturando estilo retrô no exterior com interior moderno e um eficiente propulsor elétrico, a Honda conseguiu agradar a todos de nossa equipe. Parece que vocês, leitores, também, gostaram dele e fizeram diversas sugestões de carros do passado que podem ter inspirado o estilo do Urban EV. Vamos colocá-los lado a lado para comparar. 

 

VW Golf
honda-urban-ev-concept-official-image

 

Alguns comentaram que o Urban EV Concept parece com o antigo Volkswagen Golf. Eles definitivamente têm razão. Os designers da Honda parecem ter se inspirado nos pequenos hatchbacks japoneses e europeus dos anos 1970 e 1980. As similaridades são mais evidentes quando olhamos para eles em 3/4, onde a combinação de uma fina coluna A e larga coluna C são óbvias. Ambos possuem pequenas saliências e longo capô para acertar as proporções. 

VW Polo Zoom
Honda Urban EV Concept official image

 

A primeira geração do VW Polo, com suas proporções mais compactas, é boa para esta comparação. O Volkswagen tem uma queda mais forte da traseira, mas os designers da Honda estão definitivamente se inspirando nesta era para o Urban EV Concept. 

Honda Urban EV Zoom
Peugeot 205 GTi Zoom

 

Também foram apontadas similaridades com o Peugeot 205. Aqui, a comparação é mais pelas proporções gerais dos dois modelos do que pelas linhas. O Urban EV passa uma sensação de ser mais alto que o Peugeot. De qualquer forma, eles dividem a mesma coluna A e C. 

Fiat 126
Honda Urban EV Concept official image


O Urban EV também tem uma certa inspiração no Fiat 126 e 127. O Honda tem a postura "de olhar" vertical do 126, mas a coluna C do 127 também aparece na traseira. 

Honda Urban EV three quarters
Fiat 127

 

Enquanto alguns hatchbacks europeus foram a inspiração para o Urban EV, modelo clássicos da própria Honda também aparecem. 

Honda N600
Honda Urban EV Zoom

 

 

O Urban EV usa elementos do N600 (acima) e da primeira geração do Civic (abaixo). Faróis montados em posição alta e as caixas de roda altas vêm do N600. A leve curva do teto para a traseira é algo vindo diretamente do Civic. 

Honda Urban EV Zoom
Honda Civic Zoom

 

A Honda já tinha explorado este estilo retrô em um carro EV em 2009, com o EV-N Concept. O design dele claramente também influenciou o Urban EV. 

Honda EV-N
Honda Urban EV Zoom

Os designers da Honda não se inspiraram apenas em carros do passado. Como o Editor Executivo Seyth Miersma mostrou em um vídeo, os criadores tiveram uma pequena influência dos Tamagotchi, febre nos anos 1990, quando criaram as mensagens na dianteira e para-choque traseiro. 

Honda Urban EV Concept official image
Tamagotchi

Por dentro, há um estilo moderno, incluindo uma tela digital que ocupa o painel quase inteiro. Há algumas ideias trazidas de outros carros também. Por exemplo, o BMW i3 é o inspirador do painel coberto em madeira. 

Honda Urban EV Concept official image
BMW i3 interior


A Honda revelou que há planos de produzir o Urban EV na Europa em 2019, mas não deram muitos outros detalhes sobre isso. Manteremos nossos olhos abertos neste desenvolvimento. 

Galeria: Honda Urban EV Concept

Envie seu flagra! flagra@motor1.com