Depois de teasers mostrando a possível chegada de um Audi Sport R8 com tração apenas traseira, foi mostrado em Frankfurt o novo R8 V10 RWS. Anunciando uma série de carros com tração somente nas rodas de trás, a nova variante do supercarro é temporária: serão feitas apenas 999 unidades entre as carrocerias Coupé e Spyder. 

Enquanto o motor V10 aspirado é o mesmo, o sistema Quattro foi eliminado para um puro sistema traseiro, salvando 50 kg no Coupé e 40 kg no Spyder. Montado em posição central, o 5.2 FSI produz 548 cv e 55,1 kgfm de torque como na versão com tração AWD, explicando o motivo de ele manter o aerofólio do R8 Plus mais nervoso. 

Audi R8 V10 RWS
Audi R8 V10 RWS

O Coupé acelera de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos, ou 2 décimos a mais que o Quattro. O Spyder, mais pesado, completa o mesmo em 3,8 segundos - também 0,2s a mais que o integral. Na velocidade máxima, o R8 V10 RWS Coupé chega a 320 km/h, o que não mudou. O mesmo acontece com o Spyder e seus 318 km/h. 

A Audi Sport fez mais do que simplesmente transformar o R8 em uma máquina com tração traseira. Também melhorou o acerto da suspensão e os controles eletrônicos para o motorista se divertir andando controladamente de lado. Esta é uma das razões para ter um modelo com tração traseira, certo? Bem, isso e os preços mais baixos, de 140.000 euros (Coupé) e 153.000 euros (Spyder) na Alemanha, o que significa 26.000 euros a menos que as versões Quattro. 

A Audi começará as vendas na Europa no fim do ano. 

Fonte: Audi

Galeria: Audi R8 V10 RWS

Ocultar press release Mostrar press release

Puristic driving dynamics: the new Audi R8 V10 RWS

  • First Audi production model with rear wheel-drive as a limited edition
  • 50 kilograms (110.2 lb) lighter than R8 Coupé V10
  • Stephan Winkelmann, Managing Director Audi Sport GmbH: “R8 V10 RWS successfully brings driving concept of our R8 LMS racing car to the streets”

The Audi Sport GmbH is extending its R8 model series to include a new derivative with rear-wheel drive. The Audi R8 V10 RWS (Combined fuel consumption in l/100 km: 12.6 – 12.4, combined CO2 emissions in g/km: 286 – 283**) comes in a limited series of 999 units with both Coupé and Spyder variants. It will be rear-driven (Rear Wheel Series) and be built exclusively by hand at the Böllinger Höfe R8 factory.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com