Há tempos aguardávamos por um verdadeiro carro compacto da Honda – o indiano Brio não conta – e ele finalmente apareceu, ainda que na forma conceitual. O Urban EV, revelado no Salão de Frankfurt, é um protótipo que antecipa o hatchback elétrico que será lançado em 2019 na Europa.

Leia também:

“Esta não é a visão de um futuro distante; a versão de produção deste carro estará na Europa em 2019”, revelou Takahiro Hachigo, presidente da Honda, na coletiva. O compacto traz um novo sistema de gerenciamento de energia, que permite transmitir a eletricidade das baterias para a casa do proprietário ou vendê-la de volta para as companhias elétricas – claro, desde que a rede de abastecimento esteja preparada para isso.

Honda Urban EV Concept official image
Honda Urban EV Concept official image

Pouco foi revelado sobre a tecnologia do Urban EV, dando foco no design. Sua cara retrô lembra muito a segunda geração do Civic, da época em que ainda era somente um hatchback, embora mais arredondada. Com 3,89 metros de comprimento, é 10 centímetros mais curto do que o Fit. A Honda diz que suas proporções fazem com que tenha uma “postura muscular”, o que podemos traduzir como uma pegada esportiva.

Honda Urban EV Concept official image

 

Alguns recursos são bem fora do comum. Na frente, onde ficaria a grade do radiador, há um display que pode mostrar mensagens, informações para outros motoristas ou quanta carga resta na bateria. A traseira tem a mesma tecnologia, mas é focada nas informações sobre a autonomia. Do lado de dentro, os designers da Honda apostaram em algo mais minimalista e praticamente sem botões. Conta com uma enorme tela sem divisões para o painel de instrumentos e o sistema multimídia. As laterais das portas contam com displays que substituem os retrovisores laterais. Há espaço para quatro passageiros.

Fotos: Honda

Galeria: Honda Urban EV Concept

Envie seu flagra! flagra@motor1.com