O sucesso do Veyron, o Bugatti Chiron pode ainda não ter batido o recorde de velocidade máxima, mas já faturou outra marca. Pilotado por Juan Pablo Montoya, o novo superesportivo acelerou de 0 a 400 km/h, e depois freou até parar em 41,96 segundos. O vídeo oficial do recorde, registrado pela SGS-TÜV Saar, será revelado durante o Salão de Frankfurt (Alemanha), que começa nesta semana. E a marca promete que, ano que vem, será a vez de registrar a maior velocidade máxima de um carro de produção.

Equipado com o motor 8.0 W16 de 1.500 cv, o Bugatti Chiron foi guiado por Juan Pablo Montoya. Levou apenas 32,6 segundos para atingir os 400 km/h, em uma distância de 2.621 metros. Do momento em que Montoya pisou o pedal de freio até o Chiron parar completamente, percorreu somente 491 em 9,3 segundos.

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A marca explica como o Chiron é capaz de fazer isso. O motor começa a trabalhar com dois turbos, eliminando o lag até encher a turbina. Ao passar de 3.800 rpm, os outros dois turbos começam a funcionar. As quatro rodas estavam com pneus de alto-desempenhod a Michelin. Para conseguir aprar a máquina, ela é equipado com freios a disco especiais de carbono e cerâmica de 420 mm na dianteira e 400 mm na traseira. Ao iniciar a frenagem, 0,8 segundo depois a asa traseira move para ficar na diagonal, em um ângulo de 49 graus, ajudando a reduzir a velocidade do carro. Neste momento, o esportivo e o piloto lidam com 2 g de força.

 

O recorde irá ajudar a Bugatti a vender o resto das 500 unidades do Chiron. Até o momento, 300 unidades já foram comercializadas. A fabricante irá atrás do recorde de velocidade máxima em 2018. Atualmente, o recordista é o Veyron 16.4 Super Sport, que chegou a 431 km/h em 2010 – este é o recorde reconhecido pelo World Guinness Records, feito dentro de suas regras.

Fotos: Bugatti

Galeria: Bugatti Chiron bate recorde mundial de aceleração

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