Repetindo um adjetivo associado ao saudoso Omega na década de 90, o Chevrolet Onix segue absoluto no mercado brasileiro. Com 18.513 emplacamentos em julho, o modelo superou a marca de dezembro do ano passado (18.432) e registrou o seu novo recorde mensal de vendas. O número representou mais de 10% de todos os automóveis vendidos no mês passado.
Somados, Hyundai HB20 (10.377) e Ford Ka (7.631), que repetiram o pódio de julho, não chegaram ao total emplacado pelo Onix. O bom momento da Chevrolet foi reforçado pela quarta posição do Prisma (7.412), subindo um posto em relação a julho. O VW Gol (6.824), sétimo em julho, completou o top 5.
Único modelo entre os Top 20 a perder espaço nas últimas semanas, o Renault Sandero (6.064) foi superado pelo Toyota Corolla (6.679). Terá sido o “efeito Kwid”? Falando no compacto, em seu primeiro mês o popular da marca francesa emplacou 2.890 unidades e ficou próximo do top 20. Setembro será o primeiro mês cheio do midiático modelo nas lojas.
O mês também foi muito positivo para o Renegade. Longe da liderança entre os SUVs/crossovers há vários meses, o Jeep voltou a figurar no top 10 graças às 4.576 unidades registradas, pouco mais de 100 unidades à frente do Honda HR-V (4.419) e menos de 200 à frente do Hyundai Creta (4.379). Líder em julho, o Jeep Compass (4.195) caiu para 4º entre os SUVs (foi passado também pelo ascendente Hyundai Creta).
Em seu segundo mês cheio, o Fiat Argo ultrapassou a barreira das quatro mil unidades (4.075), embora ainda bem abaixo da meta de seis mil unidades mensais estabelecida pela marca, e repetiu a 15ª colocação do mês passado. Com 3.469 unidades, o Nissan Kicks, 18º, por muito pouco não bateu seu recorde de vendas.
Na batalha pela segunda posição entre os sedãs médios (ninguém alcança o Corolla), o Honda Civic (1.993) venceu o Chevrolet Cruze (1.948) por menos de cinquenta unidades. Em mais um mês fraco, o Nissan March (791), 47º, vendeu menos da metade do Versa (1.862), 33º.
POS. | MODELO | AGO 17 | % TOTAL | JUL 17 | % TOTAL | % VAR. AGO/JUL | POS. JUL |
1º | CHEVROLET ONIX | 18.513 | 10,23% | 15.234 | 10,04% | 21,52% | 1º |
2º | HYUNDAI HB20 | 10.377 | 5,74% | 9.312 | 6,14% | 11,44% | 2º |
3º | FORD KA | 7.631 | 4,22% | 7.248 | 4,78% | 5,28% | 3º |
4º | CHEVROLET PRISMA | 7.412 | 4,10% | 6.300 | 4,15% | 17,65% | 5º |
5º | VW GOL | 6.824 | 3,77% | 6.236 | 4,11% | 9,43% | 7º |
6º | TOYOTA COROLLA | 6.679 | 3,69% | 6.250 | 4,12% | 6,86% | 6º |
7º | RENAULT SANDERO | 6.064 | 3,35% | 6.663 | 4,39% | -8,99% | 4º |
8º | FIAT MOBI | 5.363 | 2,96% | 4.315 | 2,84% | 24,29% | 8º |
9º | VW FOX/CROSS FOX | 5.182 | 2,86% | 3.771 | 2,49% | 37,42% | 10º |
10º | JEEP RENEGADE | 4.576 | 2,53% | 3.176 | 2,09% | 44,08% | 16º |
11º | HONDA HR-V | 4.419 | 2,44% | 3.511 | 2,31% | 25,86% | 13º |
12º | HYUNDAI CRETA | 4.379 | 2,42% | 3.169 | 2,09% | 38,18% | 17º |
13º | JEEP COMPASS | 4.195 | 2,32% | 4.151 | 2,74% | 1,06% | 9º |
14º | FIAT ARGO | 4.075 | 2,25% | 3.235 | 2,13% | 25,97% | 15º |
15º | VW VOYAGE | 4.063 | 2,25% | 3.661 | 2,41% | 10,98% | 11º |
16º | TOYOTA ETIOS HATCH | 4.034 | 2,23% | 3.542 | 2,34% | 13,89% | 12º |
17º | FIAT UNO | 3.539 | 1,96% | 3.355 | 2,21% | 5,48% | 14º |
18º | NISSAN KICKS | 3.469 | 1,92% | 2.473 | 1,63% | 40,27% | 20º |
19º | RENAULT LOGAN | 3.269 | 1,81% | 2.184 | 1,44% | 49,68% | 23º |
20º | TOYOTA ETIOS SEDAN | 3.187 | 1,76% | 2.589 | 1,71% | 23,10% | 19º |
21º | VW UP | 3.123 | 1,73% | 2.699 | 1,78% | 15,71% | 18º |
22º | HYUNDAI HB20S | 3.020 | 1,67% | 2.409 | 1,59% | 25,36% | 21º |
23º | RENAULT KWID | 2.890 | 1,60% | 317 | 0,21% | 811,67% | - |
24º | FORD KA+ | 2.852 | 1,58% | 2.220 | 1,46% | 28,47% | 22º |
25º | FORD ECOSPORT | 2.726 | 1,51% | 1.464 | 0,97% | 86,20% | 33º |
26º | FIAT SIENA | 2.389 | 1,32% | 1.847 | 1,22% | 29,34% | 27º |
27º | FIAT PALIO | 2.207 | 1,22% | 1.468 | 0,97% | 50,34% | 32º |
28º | CHEVROLET SPIN | 2.089 | 1,15% | 2.070 | 1,36% | 0,92% | 25º |
29º | FORD FIESTA | 2.040 | 1,13% | 2.146 | 1,41% | -4,94% | 24º |
30º | CHEVROLET COBALT | 2.005 | 1,11% | 1.756 | 1,16% | 14,18% | 29º |
31º | HONDA CIVIC | 1.993 | 1,10% | 1.659 | 1,09% | 20,13% | 30º |
32º | CHEVROLET CRUZE SEDAN | 1.948 | 1,08% | 1.894 | 1,25% | 2,85% | 26º |
33º | NISSAN VERSA | 1.862 | 1,03% | 1.334 | 0,88% | 39,58% | 35º |
34º | HONDA WR-V | 1.845 | 1,02% | 1.563 | 1,03% | 18,04% | 31º |
35º | HONDA FIT | 1.820 | 1,01% | 1.772 | 1,17% | 2,71% | 28º |
36º | HONDA CITY | 1.787 | 0,99% | 1.374 | 0,91% | 30,06% | 34º |
37º | RENAULT DUSTER | 1.477 | 0,82% | 727 | 0,48% | 103,16% | 43º |
38º | RENAULT CAPTUR | 1.173 | 0,65% | 1.103 | 0,73% | 6,35% | 37º |
39º | VW JETTA | 1.153 | 0,64% | 809 | 0,53% | 42,52% | 42º |
40º | PEUGEOT 208 | 1.120 | 0,62% | 1.018 | 0,67% | 10,02% | 40º |
41º | PEUGEOT 2008 | 1.119 | 0,62% | 893 | 0,59% | 25,31% | 41º |
42º | CHEVROLET TRACKER | 1.056 | 0,58% | 1.113 | 0,73% | -5,12% | 36º |
43º | HYUNDAI IX35 | 1.038 | 0,57% | 1.052 | 0,69% | -1,33% | 39º |
44º | TOYOTA HILUX SW4 | 1.011 | 0,56% | 1.062 | 0,70% | -4,80% | 38º |
45º | CHEVROLET CRUZE SPORT6 | 847 | 0,47% | 679 | 0,45% | 24,74% | 45º |
46º | CITROËN C3 | 819 | 0,45% | 693 | 0,46% | 18,18% | 44º |
47º | NISSAN MARCH | 791 | 0,44% | 612 | 0,40% | 29,25% | 47º |
48º | MITSUBISHI ASX | 772 | 0,43% | 594 | 0,39% | 29,97% | 48º |
49º | CITROËN AIRCROSS | 732 | 0,40% | 641 | 0,42% | 14,20% | 46º |
50º | FORD FOCUS FASTBACK | 670 | 0,37% | 578 | 0,38% | 15,92% | 49º |
... | ... | ... | ... | ... | ... | ... | ... |
| TOTAL AUTOS | 180.888 | 100,00% | 151.688 | 100,00% | 19,25% |
|
COMERCIAIS LEVES
A Fiat voltou a emplacar os dois primeiros colocados entre os comerciais leves. Terceira em julho, a Strada (5.108) cresceu quase 45% de um mês para o outro e voltou à ponta, seguida pela Toro (4.793), em baixa de quase 5%. A VW Saveiro, com 4.085 unidades, manteve-se no pódio.
A briga pela quarta posição permaneceu acirrada, com a Toyota Hilux à frente da Chevrolet S10 por menos de 50 unidades (2.923 x 2.887). Com 1.683 emplacamentos, a Ford Ranger manteve uma sexta posição com vantagem superior a 500 unidades sobre a VW Amarok (1.182).
POS. | MODELO | AGO 17 | % TOTAL | JUL 17 | % TOTAL | % VAR. AGO/JUL | POS. JUL |
1º | FIAT STRADA | 5.108 | 17,62% | 3.526 | 13,00% | 44,87% | 3º |
2º | FIAT TORO | 4.793 | 16,54% | 5.028 | 18,53% | -4,67% | 1º |
3º | VW SAVEIRO | 4.085 | 14,09% | 3.811 | 14,05% | 7,19% | 2º |
4º | TOYOTA HILUX | 2.923 | 10,09% | 3.065 | 11,30% | -4,63% | 4º |
5º | CHEVROLET S10 | 2.887 | 9,96% | 2.673 | 9,85% | 8,01% | 5º |
6º | FORD RANGER | 1.683 | 5,81% | 1.561 | 5,75% | 7,82% | 6º |
7º | VW AMAROK | 1.182 | 4,08% | 1.228 | 4,53% | -3,75% | 8º |
8º | CHEVROLET MONTANA | 1.095 | 3,78% | 1.424 | 5,25% | -23,10% | 7º |
9º | MITSUBISHI L200 | 976 | 3,37% | 829 | 3,06% | 17,73% | 10º |
10º | FIAT FIORINO | 937 | 3,23% | 1.003 | 3,70% | -6,58% | 9º |
11º | RENAULT DUSTER OROCH | 857 | 2,96% | 668 | 2,46% | 28,29% | 11º |
12º | RENAULT MASTER | 560 | 1,93% | 652 | 2,40% | -14,11% | 12º |
13º | NISSAN FRONTIER | 493 | 1,70% | 287 | 1,06% | 71,78% | 14º |
14º | HYUNDAI HR | 381 | 1,31% | 327 | 1,21% | 16,51% | 13º |
15º | IVECO DAILY 3514 | 194 | 0,67% | 165 | 0,61% | 17,58% | 16º |
16º | KIA K2500 | 166 | 0,57% | 159 | 0,59% | 4,40% | 17º |
17º | FIAT DUCATO | 141 | 0,49% | 222 | 0,82% | -36,49% | 15º |
18º | PEUGEOT PARTNER | 101 | 0,35% | 87 | 0,32% | 16,09% | 18º |
19º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 313 | 67 | 0,23% | 55 | 0,20% | 21,82% | 21º |
20º | RENAULT KANGOO | 56 | 0,19% | 74 | 0,27% | -24,32% | 19º |
21º | MERCEDES-BENZ VITO | 50 | 0,17% | 68 | 0,25% | -26,47% | 20º |
22º | MERCEDES-BENZ SPRINTER | 41 | 0,14% | 33 | 0,12% | 24,24% | 23º |
23º | LIFAN FOISON | 38 | 0,13% | 25 | 0,09% | 52,00% | 24º |
24º | RAM 2500 | 33 | 0,11% | 42 | 0,15% | -21,43% | 22º |
25º | FIAT DOBLÒ | 23 | 0,08% | 24 | 0,09% | -4,17% | 25º |
26º | CITROËN JUMPER | 18 | 0,06% | 12 | 0,04% | 50,00% | 27º |
27º | EFFA K01 | 13 | 0,04% | 12 | 0,04% | 8,33% | 28º |
28º | IVECO DAILY | 12 | 0,04% | 11 | 0,04% | 9,09% | 29º |
29º | FORD FUSION | 10 | 0,03% | 0 | 0,00% | - | - |
30º | RENAULT | 8 | 0,03% | 18 | 0,07% | -55,56% | 26º |
31º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 415 | 7 | 0,02% | 8 | 0,03% | - | 30º |
32º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 311 | 6 | 0,02% | 6 | 0,02% | 0,00% | 31º |
33º | TOYOTA BANDEIRANTE | 6 | 0,02% | 1 | 0,00% | - | 48º |
34º | CHANA SC | 4 | 0,01% | 1 | 0,00% | - | 42º |
35º | VICR SAVEIRO | 4 | 0,01% | 5 | 0,02% | -20,00% | 33º |
36º | FOTON AUMARK 3.5 - 12DT | 3 | 0,01% | 2 | 0,01% | 50,00% | 37º |
37º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 515 | 3 | 0,01% | 2 | 0,01% | 50,00% | 40º |
38º | EFFA V21 | 2 | 0,01% | 2 | 0,01% | 0,00% | 36º |
39º | FIAT TECFORM | 2 | 0,01% | 0 | 0,00% | - | - |
40º | JAC T8 | 2 | 0,01% | 2 | 0,01% | 0,00% | 39º |
41º | SHINERAY P VAN | 2 | 0,01% | 0 | 0,00% | - | - |
42º | CHEVROLET SILVERADO | 1 | 0,00% | 0 | 0,00% | - | - |
43º | FORD F250 | 1 | 0,00% | 0 | 0,00% | - | - |
44º | HAFEI RUIYI | 1 | 0,00% | 0 | 0,00% | - | - |
45º | IVECO DAILY 5516 | 1 | 0,00% | 0 | 0,00% | - | - |
46º | PEUGEOT BOXER | 1 | 0,00% | 2 | 0,01% | - | 41º |
47º | SHINERAY P TRUCKS | 1 | 0,00% | 1 | 0,00% | - | 47º |
48º | TOYOTA TUNDRA | 1 | 0,00% | 0 | 0,00% | - | - |
49º | VW KOMBI | 1 | 0,00% | 1 | 0,00% | - | 50º |
50º | WILLIS OVERLAND | 1 | 0,00% | 0 | 0,00% | - | - |
... | ... | ... | ... | ... | ... | ... | ... |
| TOTAL COMERCIAIS | 28.983 | 100,00% | 27.133 | 100,00% | 6,82% |
|
Fonte: Fenabrave
Fotos: Divulgação e Arquivo Motor1.com Brasil