Pelo segundo mês seguido, um dos grandes destaques nas vendas europeias foi o Sandero. Após ameaçar em junho, o hatch da Dacia (Renault no Brasil) emplacou 17.451 unidades em julho, 10% a mais do que há um ano, e pela primeira vez figurou no top 10 naquele continente.
O mês passado também foi muito positivo para dois outros modelos. Reestilizado, o tcheco Skoda Octavia, do Grupo VW, foi o preferido por 18.131 consumidores e garantiu o seu primeiro top 4 na história – à sua frente, apenas o VW Golf (36.604), o VW Polo (23.600) e o Renault Clio (21.436). Também reestilizado, o Toyota Yaris (16.885) cresceu quase 15% e voltou a figurar no top 10 depois de trinta meses.
Dentre os SUVs, segmento mais importante na Europa (29,4% de participação de mercado), a liderança voltou a ser do Nissan Qashqai (17.543), que por muito pouco não desalojou o Peugeot 208 (17.596) do quinto lugar. Mostrando o acerto da marca francesa com o modelo, o novo 3008 SUV (14.521) assegurou a 17ª colocação, a melhor em sua história.
Na disputa pela preferência do consumidor europeu por um sedã alemão, o Mercedes Classe C se deu bem: com 14.884 unidades (+5,1%), garantiu a 15ª posição e ainda viu rivais como VW Passat (14.158) e Audi A4 (12.237) perderem espaço nos últimos 12 meses (-17,3% e -16,3%, respectivamente).
O Fiesta, por sua vez, foi o grande destaque negativo: com 12.813 unidades, retração superior a 40% em relação a 2016, o Ford caiu do sétimo lugar em junho para o 22º lugar no mês passado. O mau desempenho do modelo no Reino Unido, seu principal mercado, foi o principal responsável pela baixa.
As vendas de veículos novos na Europa encerraram o mês passado com 1.191.671 unidades, alta de 2,9% sobre o mesmo período de 2016. No acumulado do ano (9.620.016), o avanço é ainda maior: +4%. A VW (130.356) foi a líder na disputa entre montadoras, mas o grande destaque foi outra alemã: com 74.012 unidades, a Mercedes garantiu a quarta posição ao ser a única entre as primeiras a registrar crescimento na casa dos dois dígitos (+11,9%).
POS. | MODELO | JUL.17 | % MERCADO | JUL.16 | % VARIAÇÃO |
1 | VW GOLF | 36.604 | 3,1% | 36.540 | 0,2% |
2 | VW POLO | 23.600 | 2,0% | 24.632 | -4,2% |
3 | RENAULT CLIO | 21.436 | 1,8% | 20.167 | 6,3% |
4 | SKODA OCTAVIA | 18.131 | 1,5% | 16.571 | 9,4% |
5 | PEUGEOT 208 | 17.596 | 1,5% | 17.985 | -2,2% |
6 | NISSAN QASHQAI | 17.543 | 1,5% | 18.373 | -4,5% |
7 | DACIA SANDERO | 17.451 | 1,5% | 15.869 | 10,0% |
8 | TOYOTA YARIS | 16.885 | 1,4% | 14.700 | 14,9% |
9 | FORD FOCUS | 16.578 | 1,4% | 17.543 | -5,5% |
10 | OPEL/VAUXHALL CORSA | 16.256 | 1,4% | 19.183 | -15,3% |
11 | FIAT 500 | 16.160 | 1,4% |
| - |
12 | VW TIGUAN | 15.918 | 1,3% | 14.373 | 10,7% |
13 | CITROËN C3 | 15.834 | 1,3% |
| - |
14 | OPEL/VAUXHALL ASTRA | 14.901 | 1,3% | 20.954 | -28,9% |
15 | MERCEDES CLASSE C | 14.884 | 1,2% | 14.168 | 5,1% |
16 | RENAULT CAPTUR | 14.794 | 1,2% | 13.660 | 8,3% |
17 | PEUGEOT 3008 SUV | 14.521 | 1,2% |
| - |
18 | VW PASSAT | 14.158 | 1,2% | 17.124 | -17,3% |
19 | OPEL/VAUXHALL MOKKA | 14.028 | 1,2% |
| - |
20 | AUDI A3 | 13.322 | 1,1% |
| - |
21 | SKODA FABIA | 13.086 | 1,1% | 13.764 | -4,9% |
22 | FORD FIESTA | 12.813 | 1,1% | 22.179 | -42,2% |
23 | SEAT LEON | 12.754 | 1,1% |
| - |
24 | FIAT PANDA | 12.724 | 1,1% | 14.602 | -12,9% |
25 | HYUNDAI TUCSON | 12.718 | 1,1% |
| - |
26 | DACIA DUSTER | 12.511 | 1,0% |
| - |
27 | AUDI A4 | 12.237 | 1,0% | 14.614 | -16,3% |
28 | FORD KUGA | 12.206 | 1,0% |
| - |
29 | KIA SPORTAGE | 11.898 | 1,0% |
| - |
30 | PEUGEOT 2008 | 11.896 | 1,0% |
| - |
31 | PEUGEOT 308 | 11.301 | 0,9% | 14.179 | -20,3% |
32 | MERCEDES CLASSE A | 10.648 | 0,9% |
| - |
33 | RENAULT MÉGANE | 10.622 | 0,9% |
| - |
34 | MERCEDES CLASSE E | 10.266 | 0,9% |
| - |
35 | BMW SÉRIE 3 | 9.645 | 0,8% |
| - |
36 | SEAT IBIZA | 9.590 | 0,8% |
| - |
37 | CITROËN C4 PICASSO/GRAND | 9.453 | 0,8% |
| - |
38 | BMW SÉRIE 5 | 9.281 | 0,8% |
| - |
39 | MINI | 9.098 | 0,8% |
| - |
40 | MERCEDES GLC | 9.057 | 0,8% |
| - |
41 | TOYOTA C-HR | 8.845 | 0,7% |
| - |
42 | BMW SÉRIE 1 | 8.776 | 0,7% |
| - |
43 | VW TOURAN | 8.744 | 0,7% |
| - |
44 | TOYOTA AURIS | 8.653 | 0,7% |
| - |
45 | RENAULT SCÉNIC/GRAND | 8.515 | 0,7% |
| - |
46 | FIAT TIPO | 8.513 | 0,7% |
| - |
47 | HYUNDAI I20 | 8.484 | 0,7% |
| - |
48 | VOLVO XC60 | 8.266 | 0,7% |
| - |
49 | NISSAN MICRA | 7.788 | 0,7% |
| - |
50 | HYUNDAI I10 | 7.333 | 0,6% |
| - |
Vendas na Europa por marca
POS. | MARCA | JUL.17 | % MERCADO | JUL.16 | % VARIAÇÃO |
1 | VOLKSWAGEN | 130.356 | 10,9% | 136.630 | -4,6% |
2 | FORD | 77.033 | 6,5% | 84.062 | -8,4% |
3 | RENAULT | 76.636 | 6,4% | 71.260 | 7,5% |
4 | MERCEDES-BENZ | 74.012 | 6,2% | 66.153 | 11,9% |
5 | OPEL/VAUXHALL | 69.930 | 5,9% | 76.194 | -8,2% |
6 | PEUGEOT | 69.707 | 5,8% | 63.438 | 9,9% |
7 | AUDI | 69.522 | 5,8% | 66.574 | 4,4% |
8 | BMW | 57.767 | 4,8% | 58.397 | -1,1% |
9 | FIAT | 56.418 | 4,7% | 58.222 | -3,1% |
10 | TOYOTA | 54.137 | 4,5% | - | - |
11 | SKODA | 52.754 | 4,4% | 49.501 | 6,6% |
12 | CITROËN | 44.797 | 3,8% | - | - |
13 | HYUNDAI | 42.490 | 3,6% | - | - |
14 | NISSAN | 40.913 | 3,4% | - | - |
15 | DACIA | 40.673 | 3,4% | - | - |
16 | KIA | 40.196 | 3,4% | - | - |
17 | SEAT | 32.511 | 2,7% | - | - |
18 | VOLVO | 21.518 | 1,8% | - | - |
19 | SUZUKI | 19.127 | 1,6% | - | - |
20 | MAZDA | 18.016 | 1,5% | - | - |
... | ... | ... | ... | ... | |
| TOTAL | 1.191.671 | ... | 1.157.889 | 2,9% |
| ACUMULADO | 9.620.016 | ... | 9.250.318 | 4,0% |
Observação: Para vários modelos e marcas, os dados de junho de 2016 estavam indisponíveis.
Fontes: JATO Dynamics / Best Selling Cars Blog