Como GTI a resposta é não, mas uma versão R é seriamente considerada

A Volkswagen deixou bem claro que apenas os hatchbacks up!, Polo e Golf são os escolhidos para receber a versão esportiva com a legenda GTI. Passat, Tiguan e Toureg, são provas disso e estão totalmente descartados para entrar nessa família. Mas e o T-Roc? O novo crossover compacto recém-revelado também deve ficar fora dessa brincadeira, mas mesmo assim ganhou uma projeção feita pelo X-Tomi Design.

Dando asas à imaginação, esta versão esportiva totalmente hipotética obviamente herdaria o motor turbo de 2,0 litros do Golf GTI que pode render até 245 cv, como na configuração GTI Performance disponível na Europa.

Leia também:

Por outro lado, uma versão ainda mais esportiva não está descartada. Se um GTI não está nos planos, uma versão R, ainda mais potente, está sendo analisada. Neste caso, um T-Roc R herdaria o motor do Golf R que entregaria mais de 310 cv.

E essa informação não é tão nova assim. Em maio, o presidente da VW, Herbert Diess, admitiu que ele estava interessado na idéia de ter um T-Roc R de tração integral e muito potente. Agora, a publicação britânica Autocar, conseguiu com obter com fontes próximas em Wolfsburg que o chefe de honra da empresa realmente pediu aos engenheiros para que esta versão entrasse em desenvolvimento.

Se receber o sinal verde para a produção, o T-Roc R seguiria os passos do Tiguan R, configuração ainda não lançada e que supostamente será equipada com o motor de cinco cilindros e 2,5 litros do Audi RS3.

 

VW T-Roc GTI render
Volkswagen T-Roc (2017)

 

O T-Roc está programado para chegar às lojas no fim deste ano após sua exibição pública em setembro no Salão do Automóvel de Frankfurt. Se o T-Roc R for aprovado, provavelmente chegará somente em 2019.

Para o Brasil, nada de T-Roc TSI, nem GTI ou R. O que crossover que o mercado brasileiro terá é o T-Cross, que chega no ano que vem com produção nacional e que será apenas 10 cv menor que o T-Roc. Pelo fato de terem dimensões muito próximas, a Volkswagen está trabalhando em um outro projeto, um SUV mais longo e que será produzido na Argentina. Baseado no Skoda Karoq, este sim mais longo, deve ser batizado como VW Tharu e terá porte semelhante ao do Jeep Compass.

Render: X-Tomi Design

Volkswagen T-Roc (2017)