Há 100 anos, a Mitsubishi iniciava a produção do Model A, seu primeiro veículo, fabricado em agosto de 1917. Era montado em um estaleiro na cidade de Kobe, quando a empresa ainda se chamava Mitsubishi Shipbuilding Co., modelo baseado no Fiat Tipo 3 e que teve somente 22 unidades produzidas, incluindo os protótipos.

Leia também:

O Model A nasceu como uma ideia de Koyata Iwasaki, o quarto presidente da Mitsubishi, que já acreditava que os automóveis iriam desempenhar um papel importante no desenvolvimento encônico do Japão. Foi criado como um carro de luxo para os membros do governo e executivos. Era equipado com o motor 2.8 de somente 35 cv e com velocidade máxima de 30 km/h.

A Mitsubishi acabou produzindo apenas 22 unidades do Model A, somando os protótipos. Era produzido inteiramente à mão, o que elevava muito o custo de manufatura. Assim, não podia concorrer com os modelos importados dos EUA e Europa. Saiu de linha em 1921 e a fabricante achou melhor focar na série de veículos comerciais Fuso.

 

Mitsubishi Model A

 

 

Depois do Model A, a empresa ficou fora do mercado de carros de passeio durante anos. Em 1934, tentaram novamente com o desenvolvimento do PX33, seu primeiro veículo com tração nas quatro rodas. Foi criado com o apoio do governo japonês. Porém, não saiu da fase de protótipo. O governo desistiu e achou melhor investir na capacidade da Mitsubishi em fazer caminhões e ônibus. Só conseguiram lançar um carro em 1960, o Mitsubishi 500.

Fotos: Divulgação

Envie seu flagra! flagra@motor1.com