O motorista corre duas vezes mais risco de morrer em um acidente se os passageiros do banco de trás estiverem sem cinto de segurança. Mais da metade dos passageiros mortos em acidentes de carro nos EUA estava sem cintos no banco de trás. Isso deveria ser motivo suficiente para você usar o equipamento, mesmo nos assentos traseiros. Mas o IIHS (Insurance Institute for Highway Safety, ou Instituto de Seguros pela Segurança Rodoviária) ainda fez o vídeo acima para mostrar por que não se deve bobear.

Leia também:

Veja como o passageiro do banco de trás comprime o motorista contra o volante e contra o airbag deflagrado. Se não houvesse uma bolsa de ar por ali, o impacto seria ainda pior. Fora que o cinto de segurança do motorista continua tentando mantê-lo no lugar, mas ele é feito prevendo que o banco não será forçado para a frente. Como foi no caso do vídeo acima. Segundo o IIHS, as pessoas que não usam cintos no banco de trás dizem que não o fazem porque se sentem mais seguros. Como o sapo dentro da panela que esquenta devagar. E morre cozido.

 

 

Se o vídeo de abertura desta matéria não impressiona, não se pode dizer o mesmo sobre o imediatamente acima. Ele ficou famoso no mundo todo. E diz que Julie, a motorista, conhecia seu assassino. Como a maioria das vítimas. Recomendamos cautela ao assisti-lo. O vídeo e a mensagem são bem fortes. Como, aliás, devem ser fortes todos os alertas sobre segurança, sob pena de passar a mensagem errada sobre a urgência da precaução. Ou de deixar para lá.

Você pode até sentir saudades do tempo em que ninguém usava cintos de segurança, dizer que ele incomoda ou qualquer bobagem do tipo. Como aquela em que incorre quem diz que andava solto no carro quando criança. E que está vivo até hoje. A falácia é tão evidente que nem mereceria refutação, mas sempre tem quem não a perceba: quem morreu no caminho não está aqui para contar história. E foi muita, muita criança que não cresceu para dar testemunho de boas práticas no trânsito. Não seja esse cara. Nem o que anda sem cintos de segurança no banco de trás. Se não por sua integridade física, pela dos outros ao seu redor. Use o cinto em qualquer banco.

Fotos e vídeos: divulgação 

Galeria: A falta de uso de cinto de segurança na traseira

Envie seu flagra! flagra@motor1.com