Líderes estáveis entre os automóveis, um estreante no top 20, sedã médio da GM passando o da Honda, uma picape cada vez mais líder entre os comerciais leves. Confira agora todos os destaques de julho.
AUTOMÓVEIS
Não teve Latin NCAP que ofuscasse o brilho do Onix no mês passado. Com 15.234 unidades, o Chevrolet assegurou quase 6 mil unidades de vantagem sobre o Hyundai HB20 (9.312) e manteve uma liderança que parece inabalável. Quarto no mês anterior, o Ford Ka (7.248) recuperou lugar no pódio.
Apesar de perder quase 27% das vendas de junho, o Renault Sandero (6.663) assegurou boa quarta posição, pouco mais de 300 unidades à frente do Prisma (6.300), líder entre os sedãs – o Toyota Corolla, com 6.250 unidades, e o VW Gol, com 6.236 unidades, vieram na cola do Chevrolet.
Em queda de sexto para oitavo, o Fiat Mobi (4.315) permaneceu como líder de vendas da marca italiana entre os automóveis. Destaque para a nona posição do Jeep Compass (4.151), preferido entre os SUVs/crossovers – líder em junho, o Honda HR-V (3.511), em 13º, registrou desvantagem superior a 600 unidades.
Em seu primeiro mês cheio, o Fiat Argo conquistou a preferência de 3.235 consumidores – longe, ainda, da meta de 6 mil unidades mensais estabelecida pela marca – e ficou atrás do Fiat Uno (3.355) na disputa pela 14ª posição. Superado por dois adversários na última lista, o Jeep Renegade desta vez deixou o Hyundai Creta para trás por apenas 7 unidades (3.176 x 3.169).
Entre os sedãs médios, o Chevrolet Cruze Sedan (1.894) superou o Honda Civic (1.659) pela primeira vez em suas novas gerações. O destaque negativo do período foi o March: com apenas 612 emplacamentos – quase 25 vezes menos do que o líder Onix -, o hatch produzido em Resende (RJ) figurou na 47ª posição.
POS. | MODELO | JUL 17 | % TOTAL | JUN 17 | % TOTAL | % VAR. JUL/JUN | POS. JUN |
1º | CHEVROLET ONIX | 15.234 | 10,04% | 14.923 | 9,26% | 2,08% | 1º |
2º | HYUNDAI HB20 | 9.312 | 6,14% | 9.715 | 6,03% | -4,15% | 2º |
3º | FORD KA | 7.248 | 4,78% | 7.812 | 4,85% | -7,22% | 4º |
4º | RENAULT SANDERO | 6.663 | 4,39% | 9.087 | 5,64% | -26,68% | 3º |
5º | CHEVROLET PRISMA | 6.300 | 4,15% | 6.635 | 4,12% | -5,05% | 5º |
6º | TOYOTA COROLLA | 6.250 | 4,12% | 5.734 | 3,56% | 9,00% | 8º |
7º | VW GOL | 6.236 | 4,11% | 6.529 | 4,05% | -4,49% | 7º |
8º | FIAT MOBI | 4.315 | 2,84% | 6.562 | 4,07% | -34,24% | 6º |
9º | JEEP COMPASS | 4.151 | 2,74% | 3.820 | 2,37% | 8,66% | 11º |
10º | VW FOX/CROSS FOX | 3.771 | 2,49% | 3.751 | 2,33% | 0,53% | 12º |
11º | VW VOYAGE | 3.661 | 2,41% | 3.293 | 2,04% | 11,18% | 15º |
12º | TOYOTA ETIOS HATCH | 3.542 | 2,33% | 3.652 | 2,27% | -3,01% | 13º |
13º | HONDA HR-V | 3.511 | 2,31% | 4.058 | 2,52% | -13,48% | 10º |
14º | FIAT UNO | 3.355 | 2,21% | 4.414 | 2,74% | -23,99% | 9º |
15º | FIAT ARGO | 3.235 | 2,13% | 1.643 | 1,02% | 96,90% | 32º |
16º | JEEP RENEGADE | 3.176 | 2,09% | 2.993 | 1,86% | 6,11% | 18º |
17º | HYUNDAI CRETA | 3.169 | 2,09% | 3.518 | 2,18% | -9,92% | 14º |
18º | VW UP | 2.699 | 1,78% | 3.213 | 1,99% | -16,00% | 17º |
19º | TOYOTA ETIOS SEDAN | 2.589 | 1,71% | 2.461 | 1,53% | 5,20% | 21º |
20º | NISSAN KICKS | 2.473 | 1,63% | 2.007 | 1,25% | 23,22% | 25º |
21º | HYUNDAI HB20S | 2.409 | 1,59% | 2.466 | 1,53% | -2,31% | 20º |
22º | FORD KA+ | 2.220 | 1,46% | 2.499 | 1,55% | -11,16% | 19º |
23º | RENAULT LOGAN | 2.184 | 1,44% | 2.262 | 1,40% | -3,45% | 22º |
24º | FORD FIESTA | 2.146 | 1,41% | 1.587 | 0,98% | 35,22% | 34º |
25º | CHEVROLET SPIN | 2.070 | 1,36% | 2.081 | 1,29% | -0,53% | 24º |
26º | CHEVROLET CRUZE SEDAN | 1.894 | 1,25% | 1.650 | 1,02% | 14,79% | 31º |
27º | FIAT SIENA | 1.847 | 1,22% | 1.989 | 1,23% | -7,14% | 26º |
28º | HONDA FIT | 1.772 | 1,17% | 1.985 | 1,23% | -10,73% | 27º |
29º | CHEVROLET COBALT | 1.756 | 1,16% | 1.902 | 1,18% | -7,68% | 29º |
30º | HONDA CIVIC | 1.659 | 1,09% | 2.260 | 1,40% | -26,59% | 23º |
31º | HONDA WR-V | 1.563 | 1,03% | 1.609 | 1,00% | -2,86% | 33º |
32º | FIAT PALIO | 1.468 | 0,97% | 1.670 | 1,04% | -12,10% | 30º |
33º | FORD ECOSPORT | 1.464 | 0,97% | 3.268 | 2,03% | -55,20% | 16º |
34º | HONDA CITY | 1.374 | 0,91% | 1.565 | 0,97% | -12,20% | 35º |
35º | NISSAN VERSA | 1.334 | 0,88% | 1.908 | 1,18% | -30,08% | 28º |
36º | CHEVROLET TRACKER | 1.113 | 0,73% | 955 | 0,59% | 16,54% | 42º |
37º | RENAULT CAPTUR | 1.103 | 0,73% | 1.008 | 0,63% | 9,42% | 41º |
38º | TOYOTA HILUX SW4 | 1.062 | 0,70% | 1.147 | 0,71% | -7,41% | 36º |
39º | HYUNDAI IX35 | 1.052 | 0,69% | 1.063 | 0,66% | -1,03% | 37º |
40º | PEUGEOT 208 | 1.018 | 0,67% | 1.041 | 0,65% | -2,21% | 39º |
41º | PEUGEOT 2008 | 893 | 0,59% | 866 | 0,54% | 3,12% | 45º |
42º | VW JETTA | 809 | 0,53% | 689 | 0,43% | 17,42% | 46º |
43º | RENAULT DUSTER | 727 | 0,48% | 944 | 0,59% | -22,99% | 44º |
44º | CITROËN C3 | 693 | 0,46% | 1.040 | 0,65% | -33,37% | 40º |
45º | CHEVROLET CRUZE SPORT6 | 679 | 0,45% | 660 | 0,41% | 2,88% | 47º |
46º | CITROËN AIRCROSS | 641 | 0,42% | 945 | 0,59% | -32,17% | 43º |
47º | NISSAN MARCH | 612 | 0,40% | 1.054 | 0,65% | -41,94% | 38º |
48º | MITSUBISHI ASX | 594 | 0,39% | 200 | 0,12% | 197,00% | - |
49º | FORD FOCUS FASTBACK | 578 | 0,38% | 472 | 0,29% | 22,46% | 50º |
50º | HYUNDAI TUCSON | 522 | 0,34% | 423 | 0,26% | 23,40% | - |
... | ... | ... | ... | ... | ... | ... | ... |
TOTAL AUTOS | 151.703 | 100,00% | 161.192 | 100,00% | -5,89% |
COMERCIAIS LEVES
Se nos meses anteriores a Fiat emplacou as duas primeiras colocadas entre os comerciais leves, em julho apenas a líder Toro (5.028) manteve a marca italiana na ponta - com 3.526 unidades, a Strada perdeu a segunda colocação para a VW Saveiro (3.811), que cresceu 5% em relação a junho.
Superada pela Chevrolet S10 (2.673) no mês anterior, a Toyota Hilux (3.065) recuperou a quarta posição graças a um crescimento superior a 8% nas últimas semanas. A Ford Ranger, com 1.561 unidades, retomou a sexta colocação perdida para a Chevrolet Montana (1.424) no último ranking.
Pelo segundo mês consecutivo, coube à Duster Oroch o destaque negativo: com apenas 668 emplacamentos, a picape da Renault perdeu mais de 20% das vendas em relação a junho, saiu do top 10 e por pouco não foi ultrapassada pelo furgão Renault Master (652), este em alta de quase 30%.
POS. | MODELO | JUL 17 | % TOTAL | JUN 17 | % TOTAL | % VAR. JUL/JUN | POS. JUN |
1º | FIAT TORO | 5.028 | 18,52% | 5.579 | 19,90% | -9,88% | 1º |
2º | VW SAVEIRO | 3.811 | 14,04% | 3.631 | 12,95% | 4,96% | 3º |
3º | FIAT STRADA | 3.526 | 12,99% | 4.024 | 14,36% | -12,38% | 2º |
4º | TOYOTA HILUX | 3.065 | 11,29% | 2.832 | 10,10% | 8,23% | 5º |
5º | CHEVROLET S10 | 2.673 | 9,85% | 3.013 | 10,75% | -11,28% | 4º |
6º | FORD RANGER | 1.561 | 5,75% | 1.395 | 4,98% | 11,90% | 7º |
7º | CHEVROLET MONTANA | 1.424 | 5,25% | 1.442 | 5,14% | -1,25% | 6º |
8º | VW AMAROK | 1.228 | 4,52% | 1.260 | 4,50% | -2,54% | 8º |
9º | FIAT FIORINO | 1.003 | 3,70% | 906 | 3,23% | 10,71% | 10º |
10º | MITSUBISHI L200 | 829 | 3,05% | 988 | 3,52% | -16,09% | 9º |
11º | RENAULT DUSTER OROCH | 668 | 2,46% | 839 | 2,99% | -20,38% | 11º |
12º | RENAULT MASTER | 652 | 2,40% | 503 | 1,79% | 29,62% | 12º |
13º | HYUNDAI HR | 327 | 1,20% | 327 | 1,17% | 0,00% | 14º |
14º | NISSAN FRONTIER | 287 | 1,06% | 333 | 1,19% | -13,81% | 13º |
15º | FIAT DUCATO | 222 | 0,82% | 133 | 0,47% | 66,92% | 17º |
16º | IVECO DAILY 3514 | 165 | 0,61% | 151 | 0,54% | 9,27% | 15º |
17º | KIA K2500 | 159 | 0,59% | 148 | 0,53% | 7,43% | 16º |
18º | PEUGEOT PARTNER | 87 | 0,32% | 54 | 0,19% | 61,11% | 21º |
19º | RENAULT KANGOO | 74 | 0,27% | 62 | 0,22% | 19,35% | 20º |
20º | MERCEDES-BENZ VITO | 68 | 0,25% | 41 | 0,15% | 65,85% | 22º |
21º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 313 | 55 | 0,20% | 30 | 0,11% | 83,33% | 24º |
22º | RAM 2500 | 42 | 0,15% | 62 | 0,22% | -32,26% | 19º |
23º | MERCEDES-BENZ SPRINTER | 33 | 0,12% | 19 | 0,07% | 73,68% | 25º |
24º | LIFAN FOISON | 25 | 0,09% | 40 | 0,14% | -37,50% | 23º |
25º | FIAT DOBLÒ | 24 | 0,09% | 98 | 0,35% | -75,51% | 18º |
26º | RENAULT | 18 | 0,07% | 9 | 0,03% | 100,00% | 30º |
27º | CITROËN JUMPER | 12 | 0,04% | 17 | 0,06% | -29,41% | 26º |
28º | EFFA K01 | 12 | 0,04% | 11 | 0,04% | 9,09% | 27º |
29º | IVECO DAILY | 11 | 0,04% | 2 | 0,01% | 450,00% | 40º |
30º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 415 | 8 | 0,03% | 0 | 0,00% | - | - |
31º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 311 | 6 | 0,02% | 11 | 0,04% | -45,45% | 28º |
32º | FOTON AUMARK 3.5 - 14DT | 5 | 0,02% | 2 | 0,01% | 150,00% | 39º |
33º | VICR SAVEIRO | 5 | 0,02% | 2 | 0,01% | 150,00% | 43º |
34º | FOTON AUMARK 1039 | 4 | 0,01% | 3 | 0,01% | 33,33% | 35º |
35º | EFFA K02 | 3 | 0,01% | 2 | 0,01% | 50,00% | 38º |
36º | EFFA V21 | 2 | 0,01% | 3 | 0,01% | -33,33% | 34º |
37º | FOTON AUMARK 3.5 - 12DT | 2 | 0,01% | 7 | 0,02% | -71,43% | 31º |
38º | FOTON AUMARK 3.5 - 14ST | 2 | 0,01% | 0 | 0,00% | - | - |
39º | JAC T8 | 2 | 0,01% | 4 | 0,01% | -50,00% | 33º |
40º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 515 | 2 | 0,01% | 3 | 0,01% | -33,33% | 37º |
41º | PEUGEOT BOXER | 2 | 0,01% | 0 | 0,00% | - | - |
42º | CHANA SC | 1 | 0,00% | 0 | 0,00% | - | - |
43º | EFFA PLUTUS | 1 | 0,00% | 0 | 0,00% | - | - |
44º | HAFEI MINIVAN | 1 | 0,00% | 3 | 0,01% | -66,67% | 36º |
45º | JINBEI M35 | 1 | 0,00% | 0 | 0,00% | - | - |
46º | JINBEI TOPIC | 1 | 0,00% | 2 | 0,01% | -50,00% | 41º |
47º | SHINERAY P TRUCKS | 1 | 0,00% | 0 | 0,00% | - | - |
48º | TOYOTA BANDEIRANTE | 1 | 0,00% | 0 | 0,00% | - | - |
49º | VICR AMAROK | 1 | 0,00% | 0 | 0,00% | - | - |
50º | VW KOMBI | 1 | 0,00% | 0 | 0,00% | - | - |
... | ... | ... | ... | ... | ... | ... | ... |
TOTAL COMERCIAIS | 27.144 | 100,00% | 28.030 | 100,00% | -3,16% |
Fonte: Fenabrave
Fotos: Divulgação e Arquivo Motor1.com