Construído em 2001 para a produção da picape Courier e do Fiesta Rocam, o complexo da Ford em Camaçari (BA) alcança a marca de 3 milhões de veículos produzidos ao longo destes 16 anos. O modelo número 3 milhões é uma das unidades do EcoSport reestilizado, lançado na semana passada. A fábrica tem capacidade para produzir 250 mil automóveis por ano, trabalhando em três turnos.

Leia também:

Atualmente, a planta da Ford em Camaçari produz a linha do Ka, tanto hatch quanto o sedã Ka+, e o EcoSport. O Fiesta Rocam saiu de linha em 2014, quando a marca iniciou a produção do New Fiesta em São Bernardo do Campo (SP), e a picape compacta Courier morreu sem deixar sucessora. Fora os automóveis, o complexo também é responsável pela fabricação do motor 1.0 TiVCT de 3 cilindros utilizado no Ka.

 

Ford - Camaçari comemora 3 milhões de carros produzidos

 

A fábrica baiana emprega 7.600 funcionários diretos, sendo aproximadamente 70% da Ford e o restante dos quase 20 fornecedores instalados no mesmo complexo, totalizando 15 mil pessoas. Esse quadro de funcionários inclui não só os que trabalham na linha de montagem, mas também a equipe do Centro de Desenvolvimento de Produto da América do Sul, um dos oito da Ford no mundo.

Para o lançamento do EcoSport renovado, a Ford renovou a linha de montagem com 22 novos robôs na área de carroceria e um sistema a laser de alta precisão para furação da parte dianteira do veículo. No futuro, a expectativa é que receba mais uma atualização, desta vez para que seja capaz de produzir o motor 1.5 TiVCT de 3 cilindros, que estreia no SUV compacto e chegará a outros carros da marca.

Fotos: divulgação

Galeria: Ford - Camaçari comemora 3 milhões de carros produzidos

Foto de: Ford
Envie seu flagra! flagra@motor1.com