O mercado europeu mostrou sinais de recuperação no 1º semestre de 2017. Com 8.427.195 veículos novos nas ruas entre janeiro e junho, o crescimento em relação ao mesmo período do ano passado foi de 4,2%. Este foi o melhor resultado desde o 1º semestre de 2008 e apenas 22 mil unidades abaixo do recorde registrado no mesmo período de 2007.
Dos cinco maiores consumidores do Velho Continente – Alemanha, Reino Unido, França, Itália e Espanha -, apenas o Reino Unido registrou retração (-1,3%) em função das incertezas geradas pelo Brexit, o que impactou diretamente no resultado de modelos extremamente dependentes do mercado britânico.
É o caso do Ford Fiesta (156.424), 4º, do Opel/Vauxhall Corsa (138.703), 5º, e do Ford Focus (119.197), 11º, com retrações de 1,9%, 6% e 1,1%, respectivamente. Sem surpresas, a liderança geral coube ao VW Golf (237.405), mas a queda de quase 11% permitiu ao Renault Clio (183.994) reduzir em quase 43 mil unidades a sua desvantagem em relação ao alemão nos últimos doze meses.
O Polo, por sua vez, merece uma menção especial: mesmo em fim de carreira – a nova geração foi apresentada há poucas semanas -, o VW se manteve em terceiro com 171.554 unidades e, de quebra, em alta de 2,8% no período. Líder entre os SUVs/crossovers, segmento que respondeu por mais de 28% de tudo o que foi vendido na Europa, o Nissan Qashqai (136.239) avançou 8% e se aproximou do top 5.
Os grandes destaques da primeira metade de 2017, no entanto, foram modelos bem distintos um do outro. Nono colocado, o alemão VW Tiguan (127.392) viu suas vendas crescerem impressionantes 75% no período. Já a nova geração do francês Citroën C3 (116.371) se aproximou do top 10 graças a um avanço de quase 63%.
O Mercedes Classe C (97.380), 19º, foi o único representante de marca premium no top 20. Atual hit da Peugeot, o 3008 foi o preferido por 82.448 consumidores e deixou para trás concorrentes como o Hyundai Tucson (79.410) e o Ford Kuga (78.430). Principal acerto da Fiat nos últimos tempos, o Tipo (78.070) por muito pouco não tomou o lugar do Audi A4 (78.107) para se garantir no top 30.
Por montadoras, a VW (905.148) foi absoluta, embora sem avanço em relação a 2016. Os destaques couberam à Renault (626.606), vice-líder, e à Mercedes (472.761), sexta, únicas do top 10 a registrarem avanços na casa os dois dígitos (21,1% e 10,8%, respectivamente). A Fiat (451.445) também foi bem: sétima, a italiana aumentou em 9,8% seus números do ano passado.
POS. | MODELO | 1º SEM. 17 | % MERCADO | 1º SEM. 16 | % VARIAÇÃO |
1 | VW GOLF | 237.405 | 2,8% | 269.430 | -11,9% |
2 | RENAULT CLIO | 183.994 | 2,2% | 173.462 | 6,1% |
3 | VW POLO | 171.554 | 2,0% | 166.894 | 2,8% |
4 | FORD FIESTA | 156.424 | 1,9% | 159.534 | -1,9% |
5 | OPEL/VAUXHALL CORSA | 138.703 | 1,6% | 147.494 | -6,0% |
6 | NISSAN QASHQAI | 136.239 | 1,6% | 126.113 | 8,0% |
7 | OPEL/VAUXHALL ASTRA | 133.709 | 1,6% | 129.691 | 3,1% |
8 | PEUGEOT 208 | 132.103 | 1,6% | 138.368 | -4,5% |
9 | VW TIGUAN | 127.392 | 1,5% | - | - |
10 | SKODA OCTAVIA | 120.020 | 1,4% | 121.297 | -1,1% |
11 | FORD FOCUS | 119.197 | 1,4% | 120.534 | -1,1% |
12 | CITROËN C3 | 116.371 | 1,4% | - | - |
13 | RENAULT CAPTUR | 112.263 | 1,3% | 118.543 | -5,3% |
14 | FIAT PANDA | 110.587 | 1,3% | 109.694 | 0,8% |
15 | FIAT 500 | 108.348 | 1,3% | 103.014 | 5,2% |
16 | PEUGEOT 2008 | 105.138 | 1,2% | 96.035 | 9,5% |
17 | DACIA SANDERO | 104.861 | 1,2% | 92.110 | 13,8% |
18 | TOYOTA YARIS | 101.871 | 1,2% | 104.442 | -2,5% |
19 | MERCEDES CLASSE C | 97.380 | 1,2% | - | - |
20 | SKODA FABIA | 96.787 | 1,1% | 92.294 | 4,9% |
21 | OPEL/VAUXHALL MOKKA | 96.341 | 1,1% | - | - |
22 | VW PASSAT | 95.209 | 1,1% | 111.686 | -14,8% |
23 | PEUGEOT 308 | 92.698 | 1,1% | 113.722 | -18,5% |
24 | RENAULT MÉGANE | 92.690 | 1,1% | - | - |
25 | AUDI A3 | 90.549 | 1,1% | 104.524 | -13,4% |
26 | PEUGEOT 3008 SUV | 82.448 | 1,0% | - | - |
27 | SEAT LEON | 79.735 | 0,9% | - | - |
28 | HYUNDAI TUCSON | 79.410 | 0,9% | - | - |
29 | FORD KUGA | 78.430 | 0,9% | - | - |
30 | AUDI A4 | 78.107 | 0,9% | - | - |
31 | FIAT TIPO | 78.070 | 0,9% | - | - |
32 | MERCEDES CLASSE A | 74.961 | 0,9% | - | - |
33 | DACIA DUSTER | 74.011 | 0,9% | - | - |
34 | MINI | 72.904 | 0,9% | - | - |
35 | BMW SÉRIE 3 | 71.849 | 0,9% | - | - |
36 | BMW SÉRIE 1 | 71.235 | 0,8% | - | - |
37 | KIA SPORTAGE | 70.976 | 0,8% | - | - |
38 | MERCEDES CLASSE E | 68.212 | 0,8% | - | - |
39 | SEAT IBIZA | 64.014 | 0,8% | - | - |
40 | RENAULT KADJAR | 63.095 | 0,7% | - | - |
41 | TOYOTA AURIS | 62.712 | 0,7% | - | - |
42 | TOYOTA C-HR | 61.544 | 0,7% | - | - |
43 | BMW X1 | 61.223 | 0,7% | - | - |
44 | VW TOURAN | 59.250 | 0,7% | - | - |
45 | CITROËN C4 PICASSO/GRAND | 57.417 | 0,7% | - | - |
46 | HYUNDAI I20 | 55.006 | 0,7% | - | - |
47 | VW UP | 53.441 | 0,6% | - | - |
48 | RENAULT SCÉNIC/GRAND | 53.177 | 0,6% | - | - |
49 | FIAT 500X | 52.814 | 0,6% | - | - |
50 | VOLVO XC60 | 52.134 | 0,6% | - | - |
POS. | MARCA | 1º SEM. 17 | % MERCADO | 1º SEM. 16 | % VARIAÇÃO |
1 | VOLKSWAGEN | 905.148 | 10,7% | 905.006 | 0,0% |
2 | RENAULT | 626.606 | 7,4% | 517.516 | 21,1% |
3 | FORD | 589.644 | 7,0% | 569.299 | 3,6% |
4 | OPEL/VAUXHALL | 526.221 | 6,2% | 539.500 | -2,5% |
5 | PEUGEOT | 499.064 | 5,9% | 480.207 | 3,9% |
6 | MERCEDES-BENZ | 472.761 | 5,6% | 426.846 | 10,8% |
7 | FIAT | 451.445 | 5,4% | 410.974 | 9,8% |
8 | AUDI | 439.264 | 5,2% | 442.651 | -0,8% |
9 | BMW | 432.919 | 5,1% | 425.268 | 1,8% |
10 | SKODA | 368.043 | 4,4% | 349.369 | 5,3% |
11 | TOYOTA | 365.680 | 4,3% | - | - |
12 | CITROËN | 323.089 | 3,8% | - | - |
13 | NISSAN | 314.566 | 3,7% | - | - |
14 | HYUNDAI | 266.818 | 3,2% | - | - |
15 | KIA | 243.952 | 2,9% | - | - |
16 | DACIA | 241.327 | 2,9% | - | - |
17 | SEAT | 212.218 | 2,5% | - | - |
18 | VOLVO | 160.024 | 1,9% | - | - |
19 | SUZUKI | 126.555 | 1,5% | - | - |
20 | MAZDA | 119.915 | 1,4% | - | - |
... | ... | ... | ... | ... | |
Total | 8.427.195 | ... | 8.089.730 | 4,2% |
Observação: Para vários modelos e marcas, os dados do 1º semestre de 2016 estavam indisponíveis.
EM JUNHO
O Dacia Sandero foi o grande destaque de junho na Europa. Com 21.351 unidades vendidas, o hatch cresceu 19,1% em relação ao mesmo período do ano passado e ficou a menos de mil unidades de figurar no top 10 do continente pela primeira vez.
Com os líderes VW Golf (44.684) e Renault Clio (36.134) perdendo espaço, o VW Polo (32.021) foi o único entre os sete primeiros colocados a crescer (+5,5%). O mês foi muito ruim para o Ford Fiesta (22.445), que caiu da quarta para a sétima posição em virtude de uma retração superior a 23%.
Com 22.963 unidades, o Renault Captur assumiu a liderança entre os SUVs/crossovers e, de quebra, assegurou presença no top 5, pouco mais de 400 unidades atrás do Opel/Vauxhall Astra (24.382). Fora do top 10, o Opel/Vauxhall Corsa (22.024) foi quem mais perdeu espaço depois do Fiesta (-21,8%).
As vendas de veículos novos na Europa fecharam o mês passado com 1.532.311 unidades, 1,7% acima do mesmo período de 2016. Com a VW (164.726) líder na disputa entre montadoras, a Peugeot foi a grande vencedora: com 92.827 unidades, a francesa avançou 8,2% e encostou de vez na Opel/Vauxhall (94.495), quarta colocada – há um ano, a diferença entre as duas foi superior a 15 mil unidades.
POS. | MODELO | JUN.17 | % MERCADO | JUN.16 | % VARIAÇÃO |
1 | VW GOLF | 44.684 | 2,9% | 46.946 | -4,8% |
2 | RENAULT CLIO | 36.134 | 2,4% | 36.701 | -1,5% |
3 | VW POLO | 32.021 | 2,1% | 30.365 | 5,5% |
4 | OPEL/VAUXHALL ASTRA | 24.382 | 1,6% | 26.941 | -9,5% |
5 | RENAULT CAPTUR | 23.963 | 1,6% | 25.389 | -5,6% |
6 | PEUGEOT 208 | 22.974 | 1,5% | 23.963 | -4,1% |
7 | FORD FIESTA | 22.445 | 1,5% | 29.260 | -23,3% |
8 | FORD FOCUS | 22.377 | 1,5% | 21.625 | 3,5% |
9 | SKODA OCTAVIA | 22.376 | 1,5% | 21.837 | 2,5% |
10 | NISSAN QASHQAI | 22.339 | 1,5% | 22.528 | -0,8% |
11 | OPEL/VAUXHALL CORSA | 22.024 | 1,4% | 28.173 | -21,8% |
12 | DACIA SANDERO | 21.351 | 1,4% | 17.926 | 19,1% |
13 | CITROËN C3 | 20.696 | 1,4% | - | - |
14 | VW TIGUAN | 20.125 | 1,3% | - | - |
15 | RENAULT MÉGANE | 19.546 | 1,3% | 19.525 | 0,1% |
16 | FIAT 500 | 18.700 | 1,2% | 18.473 | 1,2% |
17 | TOYOTA YARIS | 18.579 | 1,2% | 19.109 | -2,8% |
18 | PEUGEOT 3008 SUV | 17.942 | 1,2% | - | - |
19 | PEUGEOT 2008 | 17.738 | 1,2% | - | - |
20 | SKODA FABIA | 17.701 | 1,2% | 17.810 | -0,6% |
21 | FIAT PANDA | 17.527 | 1,1% | 17.248 | 1,6% |
22 | OPEL/VAUXHALL MOKKA | 17.444 | 1,1% | - | - |
23 | VW PASSAT | 17.133 | 1,1% | 19.147 | -10,5% |
24 | MERCEDES CLASSE C | 17.022 | 1,1% | - | - |
25 | PEUGEOT 308 | 16.901 | 1,1% | 21.034 | -19,6% |
26 | FIAT TIPO | 16.046 | 1,0% | - | - |
27 | RENAULT SCÉNIC/GRAND | 15.917 | 1,0% | - | - |
28 | MINI | 15.826 | 1,0% | - | - |
29 | FORD KUGA | 15.040 | 1,0% | - | - |
30 | SEAT LEON | 14.821 | 1,0% | - | - |
POS. | MARCA | JUN.17 | % MERCADO | JUN.16 | % VARIAÇÃO |
1 | VOLKSWAGEN | 164.726 | 10,8% | 165.079 | -0,2% |
2 | RENAULT | 134.196 | 8,8% | 134.494 | -0,2% |
3 | FORD | 99.846 | 6,5% | 102.830 | -2,9% |
4 | OPEL/VAUXHALL | 94.495 | 6,2% | 101.996 | -7,4% |
5 | PEUGEOT | 92.827 | 6,1% | 85.802 | 8,2% |
6 | MERCEDES-BENZ | 86.551 | 5,6% | 80.936 | 6,9% |
7 | FIAT | 79.492 | 5,2% | 73.764 | 7,8% |
8 | AUDI | 74.569 | 4,9% | 75.354 | -1,0% |
9 | BMW | 79.085 | 5,2% | 82.214 | -3,8% |
10 | SKODA | 68.441 | 4,5% | 65.585 | 4,4% |
11 | TOYOTA | 61.562 | 4,0% | - | - |
12 | CITROËN | 58.694 | 3,8% | - | - |
13 | NISSAN | 53.939 | 3,5% | - | - |
14 | HYUNDAI | 48.596 | 3,2% | - | - |
15 | KIA | 40.617 | 2,7% | - | - |
16 | DACIA | 47.768 | 3,1% | - | - |
17 | SEAT | 40.244 | 2,6% | - | - |
18 | VOLVO | 29.369 | 1,9% | - | - |
19 | SUZUKI | 22.666 | 1,5% | - | - |
20 | MINI | 24.078 | 1,6% | - | - |
... | ... | ... | ... | ... | |
Total | 1.532.311 | ... | 1.506.391 | 1,7% |
Observação: Para vários modelos e marcas, os dados de junho de 2016 estavam indisponíveis.
Fonte: JATO Dynamics