Quando falamos que o anúncio de novos investimentos da GM em Gravataí seria "em breve", não imaginávamos que seria logo ali na esquina. Mas, segundo o pessoal do Jornal do Comércio, o anúncio acontecerá na próxima terça-feira, dia 2 de agosto. Com direito à presença de todo o board da GM e do governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori (PMDB). Não à toa. Com o investimento, a empresa finalmente terá um crossover compacto nacional para chamar de seu.

Leia também:

Pode parecer injustiça com o Chevrolet Tracker, mas não se trata disso. Importado do México em volumes reduzidos, por conta das cotas, ele vende muito menos do que poderia. Algo que o novo projeto de crossover deve ajudar a corrigir.

 

 

Chamado de GEM-B, o novo modelo possivelmente buscará inspiração no Chevrolet Adra, um conceito desenvolvido para o mercado indiano. O Adra, por conta das leis daquele país, nasceu com menos de 4 m, algo que não acontecerá com o novo crossover, que terá comprimento na casa dos 4,20 m.

 

 

Ele será construído sobre a nova plataforma de carros compactos da GM, desenvolvida em parceria com a SAIC, na China: a GEM (de Global Emerging Markets, ou mercados globais emergentes). Ela poderia ter sido desenvolvida no Brasil ou ter tido participação da engenharia brasileira, como já aconteceu com a GSV, mas perdemos o centro de engenharia local. Os projetos agora são concentrados nos EUA, Coreia do Sul e China.

 

Chevrolet Adra

 

Com investimento de US$ 1,5 bilhão, a fábrica de Gravataí será capaz de produzir não apenas o novo modelo, mas também toda uma nova família de modelos. A GEM servirá para os sucessores de Onix, Prisma, Cobalt, Spin e Montana. Entre os planos para a nova plataforma consta também um crossover-cupê, que provavelmente não será vendido no Brasil. Atualmente, podem sair de Gravataí 380 mil veículos. Com o crossover e a picape, essa capacidade deve subir razoavelmente.

 

Chevrolet Adra

 

A GM não confirma oficialmente o anúncio. Quando o fizer, provavelmente também não confirmará os novos modelos. Questão estratégica, sabe como é?

Fonte: Jornal do Comércio

Fotos: divulgação

Galeria: Chevrolet Adra deve inspirar substituto do Tracker

Envie seu flagra! flagra@motor1.com