Amargando quedas sucessivas nas vendas de automóveis de passeio na América do Norte, a General Motors deve promover no prazo máximo de 3 anos um considerável enxugamento de portfólio. Conforme relata a agência de notícias Reuters, fontes ligadas ao grupo garantem que pelo menos 6 veículos estão "sob revisão" e correm o risco de sair de linha até 2020. São eles: Chevrolet Sonic, Chevrolet Impala, Chevrolet Volt, Buick LaCrosse, Cadillac CT6 e Cadillac XTS.

Leia também:

 

2016 Chevrolet Volt Premier

 

Só no primeiro semestre, as vendas de automóveis da GM caíram 19%, sendo junho o pior mês, com recuo de consideráveis 36%. Por outro lado, a demanda por picapes, SUVs e crossovers só aumenta - configurando um indicativo claro desta forte mudança de preferência do mercado. Na visão de alguns analistas, a empresa corre até mesmo o risco de fechar algumas fábricas caso a procura por carros de passeio continue caindo.

 

CHEVROLET IMPALA BLACKOUT CONCEPT

 

A mais vulnerável atualmente é a planta de Hamtramck, sediada em Detroit e responsável pela produção dos modelos Buick LaCrosse, Chevrolet Impala, Cadillac CT6 e Chevrolet Volt. As instalações estão ociosas por conta da baixa demanda e só no primeiro semestre o movimento nas linhas de montagem caiu cerca de 32%. Apenas 35 mil veículos foram produzidos no período, enquanto fábricas produtoras de SUVs e picapes entregam facilmente entre 200 mil e 300 mil unidades a cada ano.

 

2017 Cadillac CTS

 

Vice-presidente da empresa AutoForecast, Sam Fiorani enxerga o cenário como preocupante. "A GM tem duas opções: criar novos produtos inovadores para substituir seus sedãs ou começar a fechar plantas", disse.

Fotos: divulgação

Galeria: Chevrolet Sonic 2017

Envie seu flagra! flagra@motor1.com