O Yaris é esperado para o Brasil desde que a Toyota divulgou que teria um modelo de entrada, lugar hoje ocupado pelo Etios. Mas muitos indicativos levam a acreditar que o Yaris, finalmente, desembarcará por aqui em 2018 - já numa nova geração. 

Segundo o site Autoo, as concessionárias da Toyota já estão sendo avisadas que a versão PCD do Corolla, a "GLi Tecido", só poderá ser encomendada até o fim deste ano. A partir de abril de 2018, esta versão não existirá mais no catálogo do sedã. O motivo seria a chegada do novo Yaris, que ocupará a lacuna entre Etios e Corolla e concorrerá com os novos Fiat Argo e Volkswagen Polo, este último com lançamento em novembro.

Leia também:

O fim do Corolla 1.8, mais barato, abre caminho para o Yaris, principalmente para a versão sedã, Vios, e diminui a demanda do motor 1.8, que deve ser usado na novidade. Vale lembrar que o Argo ainda receberá a sua variante sedã (X6S) e o Polo dará origem ao Virtus para brigar neste segmento, hoje quase dominado por Honda City e Chevrolet Cobalt. 

 

Galeria: Toyota Yaris reestilizado

 

O novo Yaris 2018 deverá ser o responsável pela estreia brasileira da plataforma TNGA (Toyota New Global Architeture), hoje usada no Prius, C-HR (também com indicativos de chegar ao Brasil) e Camry. Dentro da Toyota, segundo o site Auto Segredos, eles são chamados de projeto 230B (Vios) e 231B (Yaris) e serão feitos em Indaiatuba, atual planta apenas para o Corolla. Ela será atualizada para trabalhar com a TNGA.

Na parte mecânica, existem apostas de que será usado o motor 1.8 do Corolla, nacionalizado com o 2.0, e também o 1.5 do Etios, fabricado em Porto Feliz (SP), e já equipado com duplo comando de válvulas variável. A transmissão será manual de 6 marchas, como já existe no Etios, ou automática CVT.

Há também a possibilidade de a produção ser dividida com Sorocaba (SP), já que a planta do Etios e Etios Sedã tem capacidade de produzir 400 mil unidades até 2020. 

Fonte: Autoo e Auto Segredos 

Galeria: Toyota Yaris 2017 europeu

Envie seu flagra! flagra@motor1.com