Infográficos criados para detalhar o desempenho comercial e o alcance das montadoras a nível global estão se tonando cada vez mais populares. No início desse ano, por exemplo, mostramos aqui um levantamento que revelava, minuciosamente, as marcas automotivas mais buscadas na internet de acordo com cada país. Agora, trazemos uma compilação semelhante, mas desta vez com dados de vendas relativos a 2016. Os créditos vão para os britânicos do Regtransfers.

Leia também:

Ao todo foram comercializados mundialmente 88,1 milhões de veículos, cifra que representa aumento de 4,8% na comparação com os dados do ano passado. A Volkswagen foi a marca mais vendida, ficando mais uma vez à frente da arquirrival Toyota. No infográfico, porém, a japonesa se destaca mais que a concorrente: aparece como líder de mercado em nada menos que 49 países, especialmente nações das Américas, África e Ásia.

 

Marcas mais vendidas por país em 2016

 

Nota-se ainda o peso forte do fator patriotismo. A Ford, por exemplo, lidera nos Estados Unidos, enquanto a Volkswagen leva a melhor na Alemanha. Na mesma tendência, a Renault é a que mais vende na França, a Hyundai na Coreia do Sul, a Seat na Espanha, a Fiat na Itália, a Dacia na Romênia, a Wuling na China e a Toyota no Japão. No Brasil não há nenhuma grande marca nacional e a Chevrolet, em 2016, foi quem liderou todo o mercado.

Outros casos curiosos são a Lifan na Etiópia, a Mercedes no Turcomenistão e a Saipa no Irã. 

Fotos: divulgação
Fonte: Regtransfers

Galeria: Marcas mais vendidas por país em 2016

Envie seu flagra! flagra@motor1.com