A FCA comemora nesta semana na Itália o 60º aniversário de lançamento do Fiat 500. Considerado um dos mais clássicos modelos da indústria automotiva europeia, o pequeno urbano começou a ser produzido no dia 4 de julho de 1957 e marcou sua época como um dos modelos mais vendidos do Velho Continente. Só nesta primeira geração, a marca explica que produziu 4 milhões de exemplares e que, incrivelmente, algo em torno de 400 mil deles ainda podem ser encontrados rodando perfeitamente nos dias de hoje.

Leia também:

"Poucos carros podem afirmar ter feito a mesma impressão na cultura popular e ainda continuarem a inspirar outros e despertar paixão por seis décadas", disse Ashley Andrew, executivo da FCA no Reino Unido. Como parte das comemorações de aniversário, a marca mandou produzir 1 milhão de selos (que devem chegar rapidamente às mãos dos fãs de todo o mundo) e confirmou o lançamento da edição Anniversario, com detalhes exclusivos e carroceria pintada nas cores laranja ou verde.

 

Fiat 500 60th Anniversary

 

Paralelamente às festividades do sexagenário, o Fiat 500 literalmente é anunciado como peça de museu nos Estados Unidos. Conforme anunciado pela FCA, o modelo terá um exemplar incorporado ao acervo do MoMA, o Museu de Arte Moderna de Nova York. "Se é verdade que o Fiat 500 fez história dos automóveis, então também é um fato de que ele não é somente um carro. Nos seus 60 anos de história, o 500 tem ido muito além de sua manifestação material para entrar no imaginário coletivo, tornando-se um ícone", declarou a marca.

 

Fiat 500 60th Anniversary

 

Atualmente, o compacto se encontra-se na segunda geração (terceira, se você incluir o Cinquecento de 1991) e está em produção ininterrupta desde 2007. Ao longo destes 10 últimos anos, mais de 2 milhões de unidades foram vendidas, somando ao todo mais de 6 milhões de veículos nas duas encarnações. 

Fotos: divulgação

Galeria: 2017 Fiat 500 Anniversario

Envie seu flagra! flagra@motor1.com