A Nissan acaba de anunciar o conceito Navara EnGuard como atração de destaque na edição deste ano do Salão de Buenos Aires, na Argentina. Batizado em homenagem a um dos nomes que a Frontier recebe ao redor do mundo (Navara, como a picape é chamada na Europa, é um região da Espanha), o estudo adianta a proposta de um veículo de resgate, pensado para auxiliar em missões de salvamento e emergência. É o carro ideal para os ambientes mais extremos e difíceis, diz a marca.

Leia também:

Na comparação com a Frontier convencional, o conceito conta com altura livre do solo 50 mm maior, para-lamas alargados, luzes de emergência azuis, faróis de neblina e lanternas traseiras redesenhados, além de diferentes detalhes em verde divididos pelos estribos laterais, rodas e pelo interior. Há ainda equipamento de rádio completo, cordas, machado, tanques de oxigênio, aparelhos de reanimação e flutuação, e um drone que captura imagens de lugares inacessíveis ao resgate.

 

Nissan Navara EnGuard concept

 

Sob o capô, o motor 2.3 turbodiesel de 190 cv é o mesmo da Frontier de produção. O detalhe aqui fica por conta do conjunto de baterias de 2 kW cada, usadas para abastecimento em situações de emergência em espaços fechados, como edifício ou cavernas. Elas não chegam a mover a picape, mas vão na caçamba e são abastecidas pela energia gerada pelo propulsor sempre que o carro está parado. A idéia é fornecer uma alternativa eficiente para um gerador a gasolina (há até tomadas instaladas na caçamba).

Além do EnGuard (que já foi mostrado em outros salões pelo mundo), a Nissan apresentará em Buenos Aires um conceito inédito, cujos detalhes ainda são mantidos sob sigilo. A apresentação tem grande peso para a marca, uma vez que a Frontier, pela primeira vez, será produzida na Argentina. A montagem será iniciada em 2018, junto com as irmãs Renault Alaskan e Mercedes Classe X, ao ritmo de 70 mil unidades/ano.

Fotos: divulgação 

Galeria: Nissan Navara EnGuard Concept

Envie seu flagra! flagra@motor1.com