No dia 22 de maio, foi anunciada a substituição de Mark Fields por Jim Hackett como presidente e CEO da Ford. Em menos de três anos de "mandato", Fields decidiu se aposentar da companhia depois de 28 anos de carreira na empresa. 

Leia também:

Por mais que esta decisão tenha sido surpreendente, era algo que alguns especialistas já esperavam. Apesar da renovação da linha com sucesso, o que ainda está acontecendo, os lucros da marca caíram mais de 40% desde 2014. Além disso, a clareza sobre o futuro da marca ainda é vista pelos analistas como uma área que precisa ser melhorada. 

2018 Ford Fiesta ST

"Devemos afiar nossa mensagem? Absolutamente", disse Bill Ford, Diretor Executivo, para a Automotive News durante a coletiva. "Para ser capaz de afiar nossa mensagem, precisamos ter clareza na estratégia e um senso claro de alinhamento desta mensagem". 

O sucessor de Fieds, Jim Hackett, é visto pela Ford como um "agente da mudança cultural", que pode ter um efeito similar ao de Alan Mullaly, o CEO antes de Fields, que mudou a "cultura tóxica de corporação" da empresa, como disse a Automotive News. 

"Precisamos de pessoas que venham trabalhar pensando que elas podem ter um bom dia aqui", declarou Hackett. "Há muito disso aqui, mas iremos fazer isso de forma mais enfática". 

Novo Ford EcoSport China

Uma mudança crucial para a Ford será o retorno do "One Ford", que previa os mesmos carros para os principais mercados em que a Ford atua. Nos últimos anos, Fields criou a divisão Ford Smart Mobility, focando em novos serviços de mobilidade, carros autônomos e veículos elétricos - e Fields disse que a Ford se tornaria uma "empresa de veículos e mobilidade", explorando diferentes "oportunidades emergentes". Esta estratégia falhou, e agora a Ford quer voltar a ser apenas uma companhia, sem outros núcleos. 

"Você não nos ouvirá falando, ao menos não muito, sobre o emergente vs. núcleo", disse Bill Ford. "Esta é uma Ford Motor Co. Não queremos ser um grupo com um grupo de destaque e outros esquecidos. Penso que é realmente importante como somos vistos pelos nossos empregados e público como `Esta é a empresa do Oval Azul, estamos crescendo como uma companhia´, e não como várias empresas". 

Fonte: Automotive News

Galeria: Novo Ford Fiesta 2017

Envie seu flagra! flagra@motor1.com