O CEO mundial da Ford, Mark Fields, teria sido demitido do cargo, segundo a revista Forbes. Em seu lugar a empresa deverá colocar James P. Hackett, atual presidente da Ford Smart Mobility, o braço de veículos autônomos da companhia. A mudança teria acontecido porque Fields não teria as mesmas habilidades de liderança de Alan Mulally, que saiu da empresa em meados de 2014. Com isso, Bill Ford e o restante do conselho de administração da Ford teriam preferido mudar não apenas Fields, mas outros executivos importantes.

Leia também:

Ainda de acordo com a reportagem, Fields não tinha a capacidade de unir os empregados da empresa em torno de objetivos comuns ou de tomar decisões críticas sobre a estratégia da empresa. Uma fonte que não se identifica na reportagem diz que, "sem Alan, coube aos malucos cuidar do hospício".

 

2018 Ford F-150

 

Outro fator para a queda de Fields teria sido a deterioração do negócio da Ford, crescente apesar dos bons lucros gerados pelas picapes F-Series, o veículo mais vendido nos EUA há anos. A Ford vem perdendo participação de mercado, valor nas bolsas de valores (40% desde Fields assumiu) e não tem conseguido convencer investidores a colocar dinheiro em seus projetos.

O anúncio oficial sobre as mudanças deveria acontecer nesta segunda (22), segundo a revista. Quase como uma confirmação tácita da notícia, a Ford anunciou um comunicado oficial para as 10h45 deste dia, horário de Brasília.

 

2018 Ford F-150

 

Hackett tem fama de ser um executivo habilidoso. Na Steelcase, uma fabricante de móveis de escritório, ele ajudou a empresa a se transformar em uma projetista de escritórios de ponta, com conceito aberto, que permite aos empregados trabalharem onde for mais confortável para eles. 

Além de Fields, deixa a empresa Ray Day, vice-presidente de comunicações, que será substituído por Mark Truby. James Farley, atual presidente da Ford Europa, Oriente Médio e África, assim como Joseph Hinrichs, presidente da Ford América do Norte, devem ter suas funções ampliadas.

Fotos: divulgação

 

 

Galeria: Ford F-150 2018

Envie seu flagra! flagra@motor1.com