Líder de vendas do mercado brasileiro, o Chevrolet Onix aposta na diversidade para "bombar" nas lojas: tem versão com desenho antigo (Joy), duas versões convencionais (LT e LTZ) e uma aventureira (Activ). Sentiu falta de uma esportiva? Não falta mais. Com a linha 2018, o Onix Effetc, que já existiu no modelo anterior, está de volta ao catálogo. Mas, como antes, as novidades não passam de cosméticas.    

O que é?

Sem mudanças mecânicas ou na suspensão, o Onix Effect é equipado com motor 1.4 8V e câmbio manual de 6 marchas, mesmo conjunto do LT 1.4. Posicionada entre os modelos LT e LTZ, esta versão tem como diferencial a aparência mais esportiva com apetrechos exclusivos.

Por fora, as principais características são o kit aerodinâmico com spoilers frontal/traseiro e saias laterais, além do teto com pintura preto brilhante, rodas de liga leve aro 15" na cor cinza metálico e adesivos nas laterais, tampa traseira e capô. 

 

Chevrolet Onix Effect 2018

 

Completam a proposta as capas dos retrovisores externos, coluna central e grade frontal também em preto brilhante, além de os faróis possuírem máscara negra e luzes de posição com LEDs. Na traseira, há uma luz de neblina na parte inferior esquerda do para-choque.

O interior tem como atração o acabamento na cor preta, além detalhes em vermelho nas saídas de ar e aros do volante, que por sua vez é uma peça exclusiva, com a base reta. Os bancos trazem revestimento diferente, com tecido em relevo na parte central e couro sintético nas laterais. Os cromados marcam presença nos botões do ar condicionado e nas maçanetas das portas, enquanto o quadro de instrumentos tem grafismo personalizado na parte do conta-giros.

Em termos de equipamentos, o Effect vem bem servido. A lista de itens de série inclui direção elétrica, ar-condicionado, vidros, travas e retrovisores elétricos, computador de bordo, faróis de neblina e luz de neblina traseira. 

 

Chevrolet Onix Effect 2018

 

Como anda?

Como dissemos no início, o Onix Effect não passou por mudanças mecânicas ou dinâmicas na comparação com as outras versões, então o comportamento do carro era um tanto previsível. Por outro lado, aproveitamos o lançamento desta versão para testar o motor atualizado no ano passado com o novo câmbio manual de 6 marchas (até então, só havíamos avaliado o modelo 1.4 com a caixa automática). 

Com altura de rodagem mais baixa que no modelo pré-reestilização, o Onix agora pula um pouco mais em asfalto ruim, mas nada que chegue a comprometer o conforto. Em compensação, a suspensão ficou mais silenciosa e a estabilidade está ainda melhor, com pouca rolagem da carroceria nas curvas e desvios bruscos. Outro ponto positivo fica por conta da direção elétrica, leve em manobras e com boa progressividade em velocidade. 

A GM afirmou ter reduzido o atrito interno do motor, o que é bem percebido, principalmente em rotações mais altas. Agora, o propulsor gira mais "solto" e com menos aspereza de funcionamento, algo que incomodava um pouco antes da atualização.

 

 

Embora os números do nosso teste tenham sido parecidos com os do 1.4 antigo (0 a 100 km/h em 11,6 segundos), na prática a tocada ganhou tempero. Está longe de ser esportivo como o visual sugere, mas as melhorias do propulsor, aliadas ao câmbio manual de 6 marchas, deram mais fôlego ao hatch. Mantendo os bons engates da caixa anterior, de 5 marchas, a nova transmissão permite explorar de forma mais precisa a força disponível e garante retomadas bem melhores, graças ao novo escalonamento. Na estrada, por exemplo, a sexta é longa o bastante para o motor "sussurrar" a 2.300 rpm a 100 km/h, ou a apenas 2.900 rpm a 120 km/h (no anterior eram 3.500 rpm na mesma velocidade).

Outra agradável surpresa foi o consumo: média de 8,8 km/l na cidade e 12,0 km/l na estrada, com etanol - boas marcas para um propulsor de concepção mais antiga e com 8 válvulas, em que pese as atualizações que a GM fez. Com gasolina, antes do teste instrumentado, o hatch rodou mais de 600 km e também atingiu boas médias: 11,8 km/l na cidade e até 17,3 km/l na estrada. Em vias expressas, como nas marginais de São Paulo (SP), o computador de bordo chegou a indicar em várias ocasiões médias acima de 21 km/l.    

Um ponto fraco que se mantém no Onix é a posição muito alta do banco do motorista, que mesmo na regulagem mais baixa pode incomodar quem for mais alto, atrapalhando, inclusive, a visibilidade. 

 

Chevrolet Onix Effect 2018

 

Quanto custa?

Bem equipado e com visual, digamos, mais chamativo, o Onix Effect custa R$ 54.990 e pode fazer a diferença pra quem valoriza a aparência. Mas não custa lembrar que por pouca coisa a mais (R$ 56.790) você leva pra casa um exemplar da versão LT com câmbio automático de 6 marchas, uma opção menos equipada, é verdade, mas bem-vinda para enfrentar o trânsito do dia a dia.

Os rivais mais próximos em proposta, Hyundai HB20 R-Spec e Renault Sandero GT Line, custam R$ 61.330 e R$ 55.900, respectivamente. O primeiro agora só vem com câmbio automático (o que explica o preço mais alto) e o segundo tem como diferencial o ar-condicionado automático. 

Coincidentemente, na mesma semana em que fizemos a avaliação do novo Effect, o Onix foi um dos assuntos de maior repercussão devido ao resultado dos testes do LatinNCAP. Modelo mais vendido do país, o hatch tirou nota zero e sofreu críticas pela baixa proteção em caso de impactos laterais. Você acha que isso poderá afetar o desempenho comercial do modelo? Deixe sua opinião nos comentários abaixo!

Fotos: divulgação 

Ficha técnica - Chevrolet Onix Effect 1.4 

MOTOR dianteiro, transversal, quatro cilindros, 8 válvulas, 1.389 cm3, comando simples, flex;
POTÊNCIA/TORQUE 98/106 cv a 6.000 rpm; Torque: 13,0/13,9 kgfm a 4.800 rpm;
TRANSMISSÃO câmbio manual/automática de seis marchas, tração dianteira; 
SUSPENSÃO independente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira; 
RODAS E PNEUS alumínio aro 15, com pneus 185/65 R15
FREIOS discos na dianteira e tambores na traseira, com ABS;
PESO 1.074 kg
DIMENSÕES comprimento 3.933 mm, largura 1.705 mm, altura 1.476 mm, entreeixos 2.528 mm
PORTA-MALAS 280 litros
PREÇO R$ 54.990

 

MEDIÇÕES MOTOR1
     
Aceleração  
  0 a 60 km/h  5,1 s
  0 a 80 km/h  8,0 s
  0 a 100 km/h  11,6 s
Retomada  
  40 a 100 km/h em 3ª  10,5 s
  80 a 120 km/h em 4ª  11,4 s
Frenagem  
  100 km/h a 0  43,2 m
  80 km/h a 0  27,1 m
  60 km/h a 0  15,5 m
Consumo (etanol)  
  Ciclo cidade  8,8 km/l
  Ciclo estrada  12,0 km/l

 

Galeria: Chevrolet Onix Effect 2018

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