Não faz muito tempo que se dizia que pneus nunca poderiam ser reciclados. Afinal de contas, eles são produtos muito complexos. Sua estrutura usa aço (na banda e nos aros), plástico e a "borracha" em si, que é, na verdade, um outro tipo de polímero, cuja principal matéria prima é petróleo. Por um tempo, a solução que se encontrou foi usá-los como combustível de alto-fornos. Pelo menos até a criação de máquinas que conseguem reduzir os pneus literalmente a pó. Algumas delas podem ser vistas no vídeo acima. Ele é longo, mas a parte mais legal não te consumirá nem 5 minutos.

Leia também:

O grande desafio do processo é quebrar os componentes do pneu. Logo no começo do vídeo é possível ver um gancho que arranca os aros de aço da estrutura. Na sequência, o pneu é colocado em uma trituradora de dar medo, que reduz as laterais e a banda a pó. Deste pó, a parte mais leve, composta por plástico, é sugada por um aspirador.

 

Tire recycling machines

 

Sobra apenas o polímero que faz as vezes de borracha e limalha de ferro. A limalha é retirada por meio de ímãs, restando apenas o que a maior parte das pessoas acha que um pneu é. Cada um destes elementos, agora devidamente separado, pode ser reutilizado.

 

Tire recycling machines

 

A "borracha" tem sido usada para fazer asfalto, como combustível e em outras aplicações. O plástico serve de matéria prima para outros itens e o ferro e o aço, novamente fundidos, podem ser aplicados a novas peças. E talvez até a novos aros de pneu, repetindo todo o ciclo que essas máquinas incríveis permitiram criar. Bem melhor do que apenas queimar o que não serve mais.

Fotos: reprodução

Galeria: Máquinas de reciclagem de pneus

Envie seu flagra! flagra@motor1.com